Odete Soares Rangel
Você sabia que o filósofo e linguista Tzvetan Todorov, nascido em 1939, em Sófia, na Bulgária, é um dos mais importantes pensadores do séc. XX?
É isso mesmo! Ele publicou a obra A Literatura em Perigo no Brasil. Certa vez ele disse numa entrevista a Revista Bravo que estudos literários como os seus, cheios de ismos, afastaram os jovens da leitura de obras originais.
Ele diz ainda que os livros acumulam a sabedoria que os povos adquirem ao longo dos séculos. E acrescenta que quando lemos, nos tornamos especialista em vida. Essa riqueza está no âmbito das ideias, mas também no conhecimento do ser humano em toda a sua diversidade.
Segundo ele, a escola deve ensinar o aluno a amar a literatura, a ler as obras em detrimento de ficar só na teoria literária.
Despertar o interesse dos alunos pela literatura é o caminho. Através dos livros eles terão uma melhor compreensão do mundo em que vivem.
Ele critica o abuso de autoridade, no qual o professor define o que é importante para o aluno. Oh decisão arbitrária!
Ele defende que o professor deve usar ferramentas para desvendar o sentido da obra literária, de maneira ampla, cujo estudo deve permear os conhecimentos históricos e linguísticos, as análises formal e do contexto social e a teoria psicológica.
Já atuei em escola e pude sentir como os alunos estão afastados da literatura. Como se voltam para INTERNET lendo resumos para fazer seus trabalhos.
Mas por outro lado, existem escolas que trabalham muito bem a leitura e a produção textual. Tive o prazer de realizar um trabalho com alunos das 6a e 7a séries de outra escola, pedindo que construíssem histórias a partir de imagens, o resultado textual foi surpreendente e maravilhoso.
Este fato ratifica os dizeres do linguísta Tzvetan. Despertar no aluno o gosto pela literatura, mas permitir que ele exerça sua criatividade, traz um resultado fantástico.
Inspire-se em Tzvetan, faça seus alunos amarem a literatura. Eles se tornarão leitores ávidos e críticos.
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