PLAYLIST

sábado, 10 de março de 2012

The Death of Poor Joe, de Charles Dickens


Odete Soares Rangel
Charles John Huffam Dickens! (07.02.1812 - 09.06.1870). Você lembra dele? Grande escritor inglês! Ele viveu à época do reinado da rainha Vitória, período complicado para a Inglaterra, com muitas mudanças e crescimento em riqueza e poder. Esse crescimento originou miséria, marginalidade, violência e desigualdade social. É esse mundo que ele retrata em suas obras como em Uma história de Natal. Entre suas publicações estão as obras "Os papéis de Pickwick , Oliver Twist , A Christmas Carol , David Copperfield , Bleak House, Hard Times , Um Conto de Duas Cidades  e Grandes Esperanças".
A mídia anda divulgando que a filmoteca do Reino Unido teria recuperado uma adaptação ao cinema de uma das obras dele, filmada em 1901. O filme, que teria cerca de um minuto, recria uma das passagens do romance Bleak House publicado entre 1852 e 1853. Lembram da história? Aquela em que um guarda noturno encontra o jovem varredor de rua Joe um tanto debilitado pelo frio e pela pneumonia.
A adaptação ganhou o título de The Death of Poor Joe, e teria sido filmada pelo pioneiro do cinema britânico George Albert Smith, autor com destaque em curtas-metragens entre os séculos XIX e XX.
filmoteca britânica de Londres incluiu a obra no programa Dickens: Pre-1914 Short Films .


Vale a pena conferir o curta.
http://youtu.be/yqufG89Jlyc


Nenhum comentário: