PLAYLIST

domingo, 14 de outubro de 2018

Palácio Cruz e Souza

Praça XV de Novembro, 227, no Centro de Florianópolis/SC CEP 88010-400 (Foto de  Odete Rangel, 2016 ). 

O Museu foi criado pela Lei Estadual no 5.476, de 04 de outubro de 1978. Foi aberto na Casa da Alfândega em 02 de março de 1979. A mudança para o "Palácio Cruz e Sousa" (antigo Palácio Rosado) ocorreu em dezembro de 1986, e desde então, é a sede do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC).  Esse prédio suntuoso, em estilo que vai do barroco ao neoclássico, data do Séc. XVIII e foi construído pelo  Brigadeiro José da Silva Paes,  primeiro governador da Capitania da Ilha de Santa Catarina, cuja finalidade era torná-lo o Palácio do Governo do Estado, o que de fato aconteceu. 

Quando fui visitar o Museu em 2016, não tinha noção de quanta beleza, riqueza arquitetônica e histórica havia no interior do mesmo. Você pode acessar o site oficial do Museu Histórico de Santa Catarina e obter todas as informações sobre horários de visitação e eventos. E, também, conhecer um pouco sobre a arquitetura do local fazendo um “Tour Virtual”, sem sair da sua casa. 

Ainda é pouco difundido e conhecido, então vamos conhecer os princípios que norteiam essa instituição. Sua visão, missão e objetivo estão contidos no site:

<http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/mhsc/o-museu/17207-17207-missao-visao-e-objetivo-geral>

"Missão
Prestar serviços à sociedade por meio de pesquisa, ações educativas, comunicação, preservação do seu patrimônio arquitetônico e museológico, contribuindo para o fortalecimento da História de Santa Catarina.

Visão
Ser reconhecido como referência enquanto museu de História no Sul do Brasil, realizando serviços de qualidade.

Objetivo Geral
Fortalecer a História de Santa Catarina, desenvolvendo ações de Preservação, Comunicação, Pesquisa e Gestão qualificada."

O Palácio passou por diversas alterações, mas foi na dos anos de 1894 a 1898, gestão de Hercílio Luz, que ele adquiriu as características arquitetônicas ecléticas preservadas ainda hoje. A última reforma aconteceu no período de 2014 a 2016.



Figuras ilustres como: o historiador Afonso d'Escragnolle Taunay  - filho do Visconde de Taunay - ex-presidente da província (1876-1877), e o ex-governador Aderbal Ramos da Silva (1947 - 1951), nasceram e fizeram história no Palácio. D. Pedro I em (1826) e D. Pedro II em (1845 e 1865) foram outros destaques nas visitas. Já com o presidente João Baptista Figueiredo, os  catarinenses não foram tão cordiais.  
Já o presidente João Baptista Figueiredo, ao visitar Florianópolis, em 30.11.1979, foi recebido  com protestos, no episódio conhecido como Novembrada. Nessa, a população local, retirou a placa de bronze que homenageava o presidente Floriano Peixoto, instalada sob a figueira da Praça XV de novembro. 

A Novembrada foi um protesto de estudantes em frente ao Palácio. Surgiu aí a primeira grande manifestação pública popular contra a ditadura no país,  em 1979. Nesse ano, o Museu passou a chamar-se Palácio Cruz e Souza. Foi tombado como patromônio histórico pelo Estado e pelo Município, em 26 de janeiro de 1984,  através do Decreto nº 21.326. Deixou de ser sede do Governo nesse ano e funciona como museu desde 1986. 


João da Cruz e Souza nasceu aos 24.11.1861, em Nossa Senhora do Desterro (atual Florianópolis). 

Segundo a literatura, de 06.05.2010 até 06.06.2015, a urna com os restos mortais dele permaneceu preservada no Memorial Cruz e Souza,  nos jardins do Palácio, sendo depois transferida para o interior do museu.

Chinelos para não arranhar o chão.

O acervo do museu, composto por móveis e objetos de época, é muito bem conservado. Os aposentos como a  sala de música com o piano, a de  jantar com a mesa montada, os quartos etc, nos dão uma ideia de como os convivas eram recebidos. Bailes e solenidades eram realizados com glamour nos tempos áureos de Florianópolis.



































Observa-se, no interior do Palácio, a imponente escadaria contrastando com a simbologia e o colorido do teto, bem como das iluminações no topo, constituídas por estátuas, como se estivessem  dando as boas vindas aos visitantes. O tapete vermelho contrastando com o mármore carrara branco dá um tom de aconchego e de paz.





















"A Arquitetura
Entre 1894 e 1898, no governo de Hercílio Luz, o prédio foi reformado, perdendo, a partir de então, as características coloniais originais e assumindo linguagem eclética, repleta de elementos decorativos.

Dez estátuas alegóricas esculpidas pelo artista italiano Gabriel Sielva ornamentam a parte externa do prédio, coroando as platibandas. Entre elas, a padroeira do estado, Santa Catarina; a ninfa evocativa dos mares, Anfitrite; e o deus mitológico Mercúrio, compondo com duas barricas, alegoria alusiva ao comércio e à indústria catarinenses, respectivamente, sendo o último localizado no alto da fachada lateral, à direita. Os ladrilhos da calçada à frente do palácio foram importados e assentados no ano de 1910.

Dentro do palácio destaca-se a majestosa escadaria, com sua balaustrada e balcões em mármore de Carrara, peças trabalhadas na Itália.[2] Estátuas em bronze de cavaleiros medievais e um belo vitral art-nouveau enriquecem a decoração. No teto, acima da escadaria, há uma homenagem aos municípios mais antigos da Província de Santa Catarina: florões com os nomes de PalhoçaSão José e Santo Amaro da Imperatriz." (Wikipédia)

Outros documentos importantes do Museu












O Termo acima indica que os restos mortais de João da Cruz e Sousa foram trasladados para Florianópolis, em 26 de novembro de 2007. 

Para conhecer mais sobre o Museu, acesse:

<http://www.mhsc.sc.gov.br/>
<http://www.cultura.sc.gov.br/espacos/mhsc/o-museu>
<http://www.cidadeecultura.com/palacio-cruz-e-sousa-museu/>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_Cruz_e_Sousa>
<<http://www.cidadeecultura.com/palacio-cruz-e-sousa-museu/>
<http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/12/capitulo-da-historia-do-brasil-durante-ditadura-novembrada-faz-35-anos.html>
<https://ndonline.com.br/florianopolis/plural/historias-de-fantasmas-assombram-museus-e-teatros-de-florianopolis>

NOTAS:
"O tombamento é o ato de reconhecimento do valor histórico, artístico ou cultural de um bem, transformando-o em patrimônio oficial público e instituindo um regime jurídico especial de propriedade, ... "(Wikipédia)

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

"Aos 92 anos, morre a escritora Zibia Gasparetto"



A escritora lutava desde o início do ano contra um câncer no pâncreas. (Foto: Reprodução/Facebook)
"A escritora espiritualista Zibia Gasparetto morreu no final da tarde desta quarta-feira (10), em sua casa, no Ipiranga, Zona Sul de São Paulo. Segundo amigos da família, Zíbia, de 92 anos, lutava desde o início do ano contra um câncer no pâncreas. Ela morreu dormindo.
O corpo será velado a partir das 10h desta quinta-feira (11), no Cemitério de Congonhas.
A informação também foi divulgada na página de Zibia nas redes sociais. “Hoje, o astral recebe com amor uma de suas representantes na Terra”, diz post no Facebook.
“Zibia Gasparetto, 92 anos, completou hoje sua missão entre nós e parte para uma nova etapa ao lado de seus guias espirituais, deixando uma legião de fãs, amigos e familiares, que foram tocadas por sua graça, delicadeza e por suas palavras sábias”, completa o texto.
Natural de Campinas, Zibia ficou conhecida na literatura espírita. Ela se dedicou ao espiritismo por 68 anos e tem 58 obras publicadas, com mais de 18 milhões de exemplares vendidos. Durante sua carreira, a escritora também ganhou notoriedade como médium.
Entre as principais obras estão “O amor venceu”, “Eles continuam entre nós” e “A vida sabe o que faz”.
De origem italiana, Zibia Gasparetto foi casada com Aldo Luiz. Juntos, estudaram a doutrina espírita e passou a frequentar reuniões públicas da Federação Espírita do Estado de São Paulo, além de realizar estudos em casa.
A editora ‘Vida e Consciência’, responsável pelas publicações de Zibia, divulgou, em seu site, uma nota sobre o falecimento da autora.
“Foram mais de 68 anos dedicados ao espiritismo, 58 obras publicadas e mais de 18 milhões de livros vendidos. Agradecemos de coração a todos que permitiram que seus ensinamentos de luz permeassem e transbordassem em suas vidas. Esse legado será eterno e os conhecimentos de Zibia sobre as relações humanas e espirituais serão transmitidos por muitas e muitas gerações. Ela segue em paz ao plano espiritual, olhando por todos nós. Feliz recomeço!”, afirma o texto.
Depoimentos
Ao Programa Mais Você, da TV Globo, em 2011, Zibia contou que na adolescência colecionava muitas frases de filósofos. Seu primeiro contato com a mediunidade foi aos 22 anos, quando, em uma dia, ela se levantou e começou a falar em alemão, mesmo desconhecendo a língua.
“A entidade que estava comigo aquela hora ficava muito brava, porque meu marido não entendia tudo”, relatou a escritora.
Ela contou como foi a relação com seu dom logo após a descoberta.
“Nos primeiros dois anos, eu não acreditava que os espíritos pudessem mexer com o seu corpo, com a sua saúde. Parecia que eu iria enfartar, até o dia que eu decidi encarar e percebi que era isso mesmo. Eu não dormia, parecia um zumbi dentro de casa, foi, então, que eu percebi que eles atuam na matéria e mudei completamente”.
Durante o programa, Zibia também falou sobre seu casamento com Aldo Luiz Gasparetto.
“Ele partiu em 1980, ele desencarnou em menos de cinco minutos em um infarto fulminante. Então, eu tive que aprender a andar com as próprias pernas. Acho que ele se foi porque eu precisava desenvolver a minha capacidade, o meu trabalho, e eu fiquei mais livre para isso. Mas ele continua, a vida continua. Se eu estou preocupada com alguma coisa, eu tenho uma poltrona ao lado da minha cama, ele vem e senta, não fala nada, mas eu o vejo ali dizendo para eu ficar firme porque ele está me apoiando. O amor continua”, defendeu.
Ao final da conversa, ela disse: “O mundo está muito sofrido, as pessoas têm que acreditar que a vida continua.”"
Fonte: <http://www.osul.com.br/aos-92-anos-morre-a-escritora-zibia-gasparetto/>
Leiam ainda: 
<https://gasparetto.com.br/web/zibiagasparetto>
<https://www.wook.pt/autor/zibia-gasparetto/20303>
<https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2018/10/11/morre-aos-92-anos-a-autora-de-livros-espiritas-zibia-gasparetto.ghtml>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%ADbia_Gasparetto>
<https://www.estantevirtual.com.br/livros/zibia-gasparetto>

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Golpe de compra fictícia no cartão de crédito

Resultado de imagem para golpe do cartão de credito atenção
http://www.sindicatoapase.com.br/
O golpe da compra fictícia efetuada no cartão de credito, com valor expressivo, é um dos que mais vem fazendo vítimas atualmente. Aqui neste blog já postei muitas matérias sobre esse assunto.

Ontem, ligou para minha casa uma pessoa identificando-se como Camila, funcionária da Administradora de Cartões de Crédito VISA, com a mesma enganação boba usual dos golpistas. Queria comunicar que efetuaram uma compra de R$ 2.250,00 no meu cartão. Na minha negativa, começaram as perguntas: "- Não foi você? Não. Pode ter sido um parente seu que usou o seu cartão? Para estornar preciso que me confirme algumas informações.  O seu nome completo é....."

Ao dizer que não ia confirmar nada por telefone, disse que não poderia fazer o estorno,  mas que eu poderia solicitar no dia seguinte direto na Administradora. Encerrei o assunto, mas certamente o próximo passo seria me fornecer os telefones para eu ligar. Cuidado aqui para não ligar para telefones que eles lhe forneçam, pois estão desviando as ligações da Administradora para os seus telefones, conforme foi divulgado na mídia, na semana passada.

As Administradoras de Cartões de Crédito precisam dar prioridade para essas ocorrências e aumentar a segurança, pois essa golpista tinha uma informação privilegiada, ocorrida no dia de ontem mesmo.

Ela não conseguiu concluir seu golpe, mas muito cuidado!  Não trate esses assuntos por telefone, dirija-se a agência bancária.  

Mais tarde conversando com uma amiga, ela também sofreu a tentativa de golpe! Esses golpes estão crecendo tanto quanto erva daninha


"Erva daninha é o termo utilizado para descrever uma planta, muitas vezes, mas não sempre, exótica, que nasce espontaneamente em local e momento indesejados, podendo interferir negativamente na agricultura." (


sábado, 6 de outubro de 2018

"Morre a soprano espanhola Montserrat Caballé"


Pascal Guyot/AFP
Pascal Guyot/AFP

Montserrat Caballé, diva mundial da ópera, faleceu neste sábado (6) em Barcelona, aos 85 anos, após uma brilhante carreira de mais de meio século, que deslumbrou com interpretações de Puccini e Verdi nos palcos mais prestigiados.

"Ela faleceu esta madrugada no hospital de Sant Pau", declarou à AFP uma fonte deste centro médico de Barcelona, onde estava internada desde meados de setembro.

A soprano espanhola, que sofreu recentemente um acidente vascular cerebral, estava aposentada dos palcos há alguns anos. Segundo a imprensa local, sua internação no hospital de Sant Pau foi devido a problemas na vesícula.

O serviço fúnebre da capital catalã informou que o velório da cantora será no domingo às 14h00 (9h00 de Brasília) na funerária Les Corts. O funeral está marcado para segunda-feira no mesmo local ao meio-dia.

Após a notícia da morte, muitas personalidades prestaram homenagem à artista.

"De todas as sopranas que assisti ao vivo, nunca ouvi ninguém cantando como Caballé", disse o tenor José Carreras à rádio Catalunya.

O cantor catalão de 71 anos, muito próximo de Caballé, afirmou estar "muito triste" com a morte desta "artista única", que o ajudou no início de sua carreira como tenor.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, lamentou a morte de "uma grande embaixadora de nosso país, uma soprano reconhecida internacionalmente".

A Casa Real celebrou "a melhor entre os melhores", uma "grande dama da ópera, lenda da cultura universal".

Em Madri, o Teatro Real anunciou que dedicará a ela a ópera "Faust" deste sábado "como homenagem simbólica a sua grandeza".

A cantora catalã dividiu o palco com Luciano Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras, e se apresentou nos teatros mais prestigiados do mundo, tais como a Staatsoper de Viena, La Scala de Milão, a Ópera de Paris, Covent Garden de Londres, o Bolshoi de Moscou ou o Teatro Colón de Buenos Aires.

O início foi complicado para esta mulher, nascida em 12 de abril de 1933 em Barcelona, em uma família muito modesta e mãe da soprano Montserrat Martí.

Problemas econômicos quase a obrigam a deixar a música. Mas, graças ao patrocínio de um empresário do setor têxtil, conseguiu se formar no Liceo de Barcelona, que sempre considerou sua casa e onde se apresentou mais de 200 vezes. Estreou na Ópera Basileia (Suíça) em 1956 com "La Bohème", de Giacomo Puccini, e depois de viver dois anos em Bremen (Alemanha), em 1962, estreou com a ópera "Arabella", de Richard Strauss, em seu amado Liceo.

Três anos depois, conquistou Nova York quando teve que substituir Marilyn Horne em "Lucrecia Borgia" de Donizetti.

Montserrat Caballé não se limitou à ópera. Em 1988, surpreendeu o mundo ao gravar com Freddie Mercury, o vocalista do Queen, o álbum "Barcelona". O single desse álbum se tornaria o hino dos Jogos Olímpicos de 1992 na capital catalã.

Os últimos anos da vida da cantora foram difíceis por problemas de saúde (acidente vascular cerebral e uma concussão em 2012 e 2013, respectivamente).

Também teve problemas com o Tesouro, reconhecendo em 2010 que deixou de pagar ao fisco mais de meio milhão de euros, cobrando vários concertos realizados no exterior através de uma empresa instrumental domiciliada em Andorra.

Após um acordo com a justiça espanhola, em dezembro de 2015 foi condenada a seis meses de prisão, uma sentença que não precisou cumprir, e a uma multa de mais de 250.000 euros."

Fonte:
<https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/morre-a-soprano-espanhola-montserrat-caballe-1017245.html>

Leiam mais em:
<http://www.osul.com.br/aos-85-anos-morreu-a-soprano-espanhola-montserrat-caballe/>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Montserrat_Caball%C3%A9>
<https://www.buscabiografias.com/biografia/verDetalle/7079/Montserrat%20Caballe>

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

"O Procon de Porto Alegre divulgou orientações sobre o direito de arrependimento"

Como se observa na matéria do Jornal "O Sul" abaixo, hoje a população conta com uma nova ferramenta de comunicação denominada  #proconpoaresponde. É de fundamental importância para o esclarecimento de dúvidas, sem precisar se dirigir às lojas físicas do PROCON. O Consumidor agradece!


Mas fica um alerta, certifique-se de estar consultando o site oficial, pois logo algum engraçadinho criará algo falso para enganar e extorquir o consumidor! 

Se tiver dúvida, faça contato com os telefones listados no link abaixo:
<https://www.facebook.com/proconpoa/photos/a.263459444063455/436586266750771/?type=3&theater>


O direito de arrependimento de compras é válido apenas para aquelas realizadas à distância. (Foto: Joel Vargas/PMPA)
O Procon Porto Alegre recebe semanalmente dúvidas enviadas pelos consumidores em sua página do Facebook, na qual esclarece as perguntas que podem ser dirigidas no inbox do Procon. Nesta semana, a coluna #proconpoaresponde recebeu o contato do consumidor Felipe Ramos, que fez a seguinte pergunta: o prazo de direito de arrependimento vale para todos os tipos de compra?
A fim de orientar o consumidor, o Procon da Capital esclarece, por meio do novo canal #proconpoaresponde: o direito de arrependimento de compras é válido apenas para aquelas realizadas à distância. As compras presenciais não estão contempladas pelo art. 49 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Assim, só há direito de arrependimento de compras presenciais caso essa seja uma política oferecida pela empresa no momento da aquisição. Quando ocorre dessa forma, torna-se parte integrante da oferta e acaba vinculando o fornecedor, que deverá cumprir o que prometeu.
A diretora do Procon POA, Sophia Vial, destaca a importância da nova ferramenta de comunicação #proconpoaresponde. “A coluna serve para falarmos direto com o consumidor. Não deixe de mandar sua dúvida no inbox do Facebook do Procon”, reforça Sophia.
Black Friday
O Procon também divulgou nesta semana a tabela de preços dos produtos que costumam ser mais vendidos durante a Black Friday, evento de descontos no varejo brasileiro que será realizado dia 23 de novembro. Segundo a diretora Executiva, Sophia Vial, é importante que o consumidor também acompanhe o preço do produto que deseja adquirir desde logo. Caso detecte que a publicidade é enganosa, poderá de imediato denunciar ao Procon Porto Alegre.
As reclamações sobre não entrega e a demora na entrega ou publicidade enganosa são as mais frequentes no Procon Municipal. Assim, para evitar publicidade enganosa, principalmente, o monitoramento começa dois meses antes do evento e contempla eletrodomésticos, eletrônicos portáteis e livros.
O monitoramento ocorrerá nas lojas on-line e, na data oficial da promoção, fiscais do Procon Municipal estarão presentes no comércio físico. Não é obrigatória a equiparação de preços entre lojas físicas e on-line. Entretanto, a prática tem se demonstrado comum na busca de fidelização de consumidores.
Reclamações
Moradores de Porto Alegre podem registrar queixas pelo site do Procon ou na sede da rua dos Andradas, 686, no Centro Histórico. São distribuídas diariamente 90 fichas de atendimento, das 9h às 17h. O Procon Municipal também disponibiliza para a população uma loja no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h."
Fonte:  <http://www.osul.com.br/o-procon-de-porto-alegre-divulgou-orientacoes-sobre-o-direito-de-arrependimento/>

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Florianópolis clama por revitalização! Vote consciente!

As eleições estão aí! É hora de votar! De escolhermos o que desejamos para a nossa cidade, para o nosso pais!!! 

Que tenhamos uma visão Holística sobre a nossa querida Florianópolis,  e avaliemos o que a administração governamental da atual gestão vem fazendo para revitalizar a nossa bela ilha que está abandonada, esquecida! E quem poderá ser eleito para mudar essa situação. 

Ouve-se rumores sobre o TOP VISION! Um projeto que será situado na antiga Fábrica de Bordados Hoepcke, no centro de Florianópolis! O objetivo é restaurar toda a área tombada que se tornará um mall com mais de 5 mil m² e duas torres com studios e apartamentos de 1 e 2 dormitórios.

A ideia é muito boa, mas de nada adiantará, se os problemas da cidade não forem sanados.

Muitos questionamentos são feitos diariamente, mas  tornam-se "ecos no vazio"!
  • Dispomos de infraestrutura?
  • Dispomos de um trânsito com fluxo ágil e satifatório? 
  • As ruas e as calçadas andam limpas e são transitáveis? Ou terão atenção o dia que acontecer um acidente grave ou até a morte de alguma das dezenas de pessoas que tropeçam, caem e são ajudadas por pessoas que chamam a SAMU?
  • As praias possuem sistema de esgoto adequado, banheiro público adequado para uso e duchas para banhos? 
  • Até quando muitos comerciantes que pagam seus impostos regularmente terão que acordar os mendigos que dormem nas áreas privadas dos seus estabelecimentos para que possam higienizar o local, e depois disso, ter condições de abrir as portas, para atender os clientes?
  • Quando vão ser reinstalados os tantos cestos de lixo  danificados/arrancados das ruas de Florianópolis?
  • Quando a ponte com rebocos danificados e ferros expostos que circulam na mídia,vai ser reconstituída? Ou terá que acontecer uma tragédia gigantesca primeiro? 
  • E as pichações quando vão ser erradicadas? E os pichadores punidos? Só assim a cidade voltará a ser limpa como décadas atrás?
  • Um presídio feminino está sendo construído na rua do Imperatriz da Mauro Ramos, em meio a casas de pessoas de bem?  Foram avaliados os riscos a que essas pessoas serão submetidas?
  • Quando os monumentos e as placas de rua vão receber a atenção  devida e a revitalização?
  • Até quando vamos ter que conviver com o mau cheiro de esgoto,de urina e de fezes pelas ruas?
  • Não deveria existir um projeto para retirar os mendigos e os doentes das ruas? Que tal usar um dos tantos prédios abandonados para construir uma casa de passagem ou adotar uma postura definitiva sobre essa questão? 
  • Não é mais possível conviver com tantos malandros fazendo vítimas nas ruas diariamente?
  • Quando a Segurança, a Educação e a Prevenção vão se tornar prioridades do governo?
Vou postar umas fotos e acho que algumas das respostas estão contidas nelas.
Av. Trompowsky
Clamamos por socorro, somos vítimas dessa sociedade, só nos restam as ruas, a grama e o concreto!!!





















As flores secaram 




o buraco continuava 




no mesmo lugar,



há  mais de um mês. 


SOCORRO!!!