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terça-feira, 2 de novembro de 2010

Consultores, uma turma do bem

Odete Soares Rangel

Ao longo da vida, dediquei alguns anos a estudos. Dentre esses, fiz um Pós Graduação em Formação de Consultores na UFRGS juntamente com um grupo de colegas extraordinários. A esses quero relembrar nossas experiências divididas e o carinho recíproco. Tenho muitas saudades de todos e dos livros.

Nós antes da comemoração
Cartão da Formatura


Cartão Formatura 2

Reflexões sobre o “Papel do Consultor”

• O mercado necessitará cada vez mais do Consultor, auxílio especializado para tratar com e solucionar dificuldades e problemas, cujos recursos/competência as empresas não possuem.

• O consultor por sua qualificação técnica e isenção de emoção/vínculos afetivos, pode observar, perceber, raciocinar, planejar e conduzir as atividades sem a influência da história pregressa do grupo, traduzindo-se a consultoria em melhores resultados.

• Quando o consultor se apresentar ao cliente para diagnosticar o problema, deve demonstrar confiança, autenticidade, competência, segurança, assim como querer ajudá-lo a encontrar o caminho certo. Não deve querer ensinar uma receita de bolo ou convencer que o Consultor sabe tudo, que sua proposição é a correta/melhor, mas fazer os Administradores compreenderem porque essa é a melhor solução.

• Lidar com as pessoas é o maior desafio do Consultor, por isso tem de possuir um feeling muito apurado para perceber o que as pessoas querem e como reagem, se estão dispostas a mudar ou deixar tudo como está, enfim saber a hora certa para avançar e recuar. Não tentar impor, mas sim propor mudanças/melhorias.

• As organizações não têm se preocupado em preparar substitutos nas mais diversas funções, os executivos ficam por longo tempo nos postos, dominam tudo, e quando saem, levam consigo estas memórias, deixando a empresa/setor acéfalo, necessitando cada vez mais de consultores para suprir carências.

• Cabe ao Consultor trabalhar com o cliente e não para o cliente. As técnicas não bastam, os agentes de mudança/consultores representam as forças imperativas no processo de consultoria, através de suas atitudes, valores, filosofia, posição existencial.

• Um consultor tem influência sobre um indivíduo, grupo ou uma organização, mas não tem poder direto para produzir mudanças ou programas de implementação. Esta tarefa é de responsabilidade dos Administradores, aos quais o consultor deve indicar o caminho e tê-los ajudado a se prepararem para percorrê-lo com segurança. O trabalho de consultoria assume o caráter de relação de ajuda.

Contratem-nos!

Obrigada aos meus amigos Fernanda, César, Márcia, Maria Alice, Anônimo, Otávio e José Paulo pelas palavras carinhosas expressadas durante uma atividade em sala de aula. Essa turma deixou saudades, eu adoraria reencontrá-los numa nova experiência educacional. 






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