PLAYLIST

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Teatros, uma identidade cultural a ser preservada

Odete Soares Rangel


Antes de o Brasil possuir seu primeiro teatro, havia a Casa da Ópera de Vila Rica, inaugurada em Ouro Preto, Minas Gerais, no ano de 1770. Até essa data, as apresentações teatrais e musicais eram realizadas em igrejas, conventos, palacetes e até nas praias. Após a construção do primeiro teatro, outros espaços foram sendo construídos de acordo com   o crescimento das cidades. Com espaços próprios para as apresentações, a cultura teatral e musical puderam se aprimorar e ser divulgada nos palcos. A seguir uma sínteses dos mais importantes teatros  brasileiros (histórico, artístico e arquitetônico), os quais você poderá incluir em seu próximo roteiro de viagem.

Teatro de Curitiba


O ano de 1884, marcou a cidade de Curitiba por ter se inserido nas capitais brasileiras a ter um grande teatro. Theodoro Ébano Pereira, o Theatro São Theodoro fez a alegria dos curitibanos durante 10 anos, cujas atividades foram interrompidas em 1894 pela pela Revolução Federalista.  Foi reinaugurado em 1900, passando a chamar-se Theatro Guayra. Em 1939, um problema estrutual culminou com a demolição do prédio. O projeto arquitetônico é de Rubens Meister e foi concluído em 1954. O edifício do Teatro Guaíra  abriga o Centro Cultural Teatro Guaíra com três auditórios Bento Munhoz da Rocha Netto, Salvador de Ferrante e Glauco Flores de Sá Brito, e quatro corpos estáveis, a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, o G2 Cia de Dança e a Escola da Dança.


Teatro de Manaus


O Teatro Amazonas está diretamente ligado à prosperidade advinda do ciclo da borracha, no final do século 19, e por interesses políticos que desejavam esse espaço cultural. Profissionais da Europa foram contratados para a execução da obra. A construção durou mais de dez anos, e o Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, tornado-se o maior patrimônio cultural e arquitetônico de Manaus. 

Teatro de Ouro Preto


O Teatro Municipal de Ouro Preto ou Casa da Ópera de Vila Rica, nome que recebeu quando de sua inauguração em 1770, somente anos mais tarde foi reconhecido como um teatro de fato. Seu valor histórico decorre de ser ele o mais antigo da América do Sul. No decorrer de seus primeiros cem anos de existência, seus palcos ganharam incontáveis espetáculos teatrais, inclusive com a participação de atrizes nas peças, tornando-se pioneiro nesse tipo de  representação, o que era tabu no século 18.  

Teatro de Porto Alegre  

http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/ 
O Theatro São Pedro, da minha querida Porto Alegre, é o mais antigo da capital gaúcha.  Ele foi aberto ao público em 1858.  O prédio imponente com sua arquitetura neoclássica concebida pelo alemão Georg Karl Phillip Theodor Von Normann, já foi palco para muitas celebridades como o maestro Heitor Villa-Lobos e a atriz Cacilda Becker (Pirassununga SP 1921 - São Paulo SP 1969) . Mais de 20 anos foram gastos para construí-lo, pois semelhante ao que aconteceu com o Theatro São Theodoro, em Curitiba, a obra foi interrompida em razão da Revolução Farroupilha.  De 1975 a 1984, reformas se sucederam e alteraram seu projeto original, mas ele continua sendo sucesso, pois é muito bem administrado. (www.teatrosaopedro.com.br/tsp)

Teatro do Rio de Janeiro


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro (mantém a grafia th no nome) foi inaugurado em 14 de julho de 1909. É a  principal casa de espetáculos do Brasil, e também uma das mais importantes da América do Sul, com capacidade para acomodar cerca de 2 mil  espectadores. O magnífico edifício foi planejado por Francisco de Oliveira Passos e e Albert Guilbert, e inspirado na Ópera de Paris, construída por Charles Garnier.  A arquitetura clássica e a decoração barroca tornam-o ainda mais imponente. Nas janelas laterais estão gravados os nomes de mestres da música e da dramaturgia, como o compositor Richard Wagner e o escritor Goethe. A orquestra, o coro e o balé são os destaques nas atividades do theatro.  Tem sido palco de grandes artistas internacionais, assim como os principais nomes brasileiros, da dança, música e da ópera. 
  
Teatro de São Luís

Artur Amaral


O Maranhão destaca-se entre os estados brasileiros por ter sido o primeiro a possuir um teatro.  O Teatro União, inaugurado em 1817, teve sua construção beneficiada pelo bom momento econômico do ciclo do algodão. Sua arquitetura neoclássica diferencia-se de todas as demais edificações maranhenses. No ano de 1852, o teatro troca de nome e passa a chamar-se Teatro São Luís.  Em torno de 70 anos depois, foi rebatizado de Teatro Arthur Azevedo, em homenagem ao dramaturgo  e poeta brasileiro, nome que se mantém na atualidade. 
O Theatro Municipal de São Paulo também conserva a grafia Th no nome. Ele foi inaugurado em 1911, e comemorou o seu centenário em setembro de 2011, após uma ampla reforma. O prédio leva a assinatura do renomado arquiteto paulista Ramos de Azevedo. Seu palco recebeu muitos famosos como a cantora lírica Maria Callas, os bailarinos Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov e as lendas do jazz Duke Ellington e Ella Fitzgerald. O corpo artístico do Teatro é formado pela Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da cidade de São Paulo, o Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo, o Coral lírico, o Coral Paulistano e as Escolas de Dança e de Música de São Paulo. Essa estrutura gigante é que faz a alegria dos paulistanos e visitantes que amam a arte e a música. 


Se você desejar saber mais sobre o teatro no Brasil e sua história, acesse os links listados abaixo.
http://www.baraoemfoco.com.br/barao/portal/cultura/teatro/tatrobr.htm
http://www.teatro.noradar.com/origem-do-teatro-no-brasil.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro
http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teatro_brasileiro.htm
http://www.mapavivo.com.br/index.php/galeria-de-lugares/item/1210/asInline


E para os professores que quiserem trabalhar teatro em sala de aula, existem alguns planos de aula bem legais no site http://bravonline.abril.com.br/materia/os-caminhos-do-teatro-no-brasil.

Nenhum comentário: