Odete soares Rangel
Você lembra do monumento com a lenda do pé de São Luiz que existia ali na beira-mar norte em Florianópolis? Eu lembro, certa vez pretendia criar um site só com monumentos de Florianópolis, para que essa memória não se perdesse, foi quando o fotografei. Francisco Dias Velho disse numa carta " ...a terra é mais que boa, quem disser o contrário, mente" falando sobre a ilha em 20 de abril de 1681. Não é necessário lembrar que deveria ser mesmo, natureza pura, sem todas as agressões ao meio ambiente e as violências atuais, coisas dos tempos modernos, mas que vêm preocupando os moradores locais.
Odete Soares Rangel.jpg.2008 |
DADOS HISTÓRICOS
"Em 1922, foi erguido sobre as rochas, junto ao mar, ao sul
do canal da atual Avenida Mauro Ramos, um monumento comemorativo ao bandeirante
Dias Velho. Tratava-se de homenagear o fundador da cidade, construindo-se um
monumento na forma de obelisco no possível local de seu desembarque. A
necessidade de alterar a área para a construção da primeira pista da via Beira
Mar Norte, obrigou a retirada do monumento. Este ficou num depósito, e só anos
mais tarde, a partir de reinvidicações de Oswaldo Rodrigues Cabral e Aldo
Nunes, foi relocado para cima do canal entre as vias da avenida Mauro Ramos em
1972."
Odete Soares Rangel.jpg.2008 |
LENDA DO PÉ DE SÃO LUIZ
"Refere-se a uma reentrância que existia originalmente na pedra que sustentava este obelisco, antes da construção da av. Beira Mar, onde São Luiz teria deixado o registro da planta de um dos pés. Era costume da população colocar os pés sobre aquela marca rupestre, pois se ambos coincidissem, obteriam a benção do santo."
PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS
10 de dezembro de 1999
Odete Soares Rangel.jpg.2011 |
Aqui está o novo monumento, instalado após a construção da nova beira-mar norte. É preciso que se informe que a pedra na qual se encontrava inserido o pé já havia sido depredada por vândalos.
Este registro visa resgatar o que foi história na cidade. Os monumentos devem ser preservados, mas para isso, necessitam da atenção da Administração pública e de investimentos para suas manutenções e restaurações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário