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domingo, 2 de julho de 2017

Consumidor pagou cobrança falsa recebida em casa, mas teve seu pleito negado na justiça


(Foto: Reprodução)
Os boletos bancários, uma das formas de cobrança mais utilizada, e por isso mesmo, na mira dos fraudadores, estão assombrando alguns consumidores. Os fraudadores estão modificando o código de barras original, desviando os recursos para contas fantasmas deles. Dessa forma, o consumidor continua com sua dívida em aberto e pode ter a suspensão de serviços ou cancelamento de produtos, ou até ir parar no SPC e na SERASA.
Segundo a matéria do diário "O Sul" (foto acima), o jornalista Ramon de Souza pagou a fatura recebida do cartão de crédito, em setembro do ano passado. No mês seguinte, descobriu que estava em débito com a operadora. Ele buscou a Justiça, mas teve seu pleito negado pelo Juizado Especial Federal do Rio, sob a alegação de que “o risco é todo do devedor” e que “as consequências do erro do devedor, induzido ou não por terceiro, não podem recair sobre outra senão a própria pessoa do devedor”. Ele pode recorrer.
O devedor tem que pagar as suas obrigações. Mas ser responsabilizado por um sistema frágil, em que a segurança poe em risco tal operação, me parece demasiado injusto. De onde os fraudadores tiram as informações da cobrança para adulterá-las? Pensem nisso e busquem confirmar os boletos, antes de efetuarem os pagamentos. 
Fonte:  <http://www.osul.com.br/consumidor-pagou-cobranca-falsa-recebida-em-casa-justica-negou-ressarcimento/>

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