Odete Soares Rangel
O chinês Mo Yan (em chinês não fale) venceu o Prêmio de Literatura 2012. Seu nome de batismo é Guan Moye. Ele nasceu em 1955, na província de Shandong, no leste da China.
Seus contos, romances e ensaios aliam temas como lendas, histórias e comunidades rurais na China. Mas também gosta de detalhar imagens, cores e micro-histórias.
"O autor de "Sorgo Vermelho" criou "com uma mistura de fantasia e realidade e com perspectivas históricas e sociais um mundo que evoca em sua complexidade os textos de William Faulkner e Gabriel García Márquez, ao mesmo tempo que tem seu ponto de partida na antiga literatura chinesa e na tradição oral", destacou o júri do Nobel." http://www.swissinfo.ch/por/internacional_afp/Mo_Yan_feliz_com_seu_Nobel_de_Literatura.html?cid=33706694)
Ele diz que quando escreve romances, precisa sentir e vivenciar o cenário na sua totalidade, passando por todas as etapas (nascimento e transformações ao longo da vida). Por exemplo, se descreve um arbusto, ele imagina o aroma das folhas e as diversas mudanças das cores nas estações do ano. Isto, sem dúvida, cria um realismo absoluto e enriquece sua escrita.
Parabéns a Mo Yan, ele mereceu o prêmio!
Fonte da Imagem:
Leia mais sobre o escritor nos links indicados a seguir:
Nenhum comentário:
Postar um comentário