PLAYLIST

terça-feira, 31 de julho de 2012

Brasil visto, mensagem fraudulenta sobre cartão de crédito

Odete Soares Rangel

Sistemas eletrônicos, um bem e um mal. Diariamente somos sufocados por tantas mensagens indesejáveis, inoportunas  e/ou fraudulentas em nosso sistema, como a transcrita abaixo. Não aguentamos mais essa invasão indesejada, ainda que as cadastremos em SPAM.

Prestem atenção! Se receberem mensagem semelhante a esta não click em link algum, busque informações junto a sua operadora do cartão de crédito ou agência bancária responsável.  A forma mal redigida da mensagem já indica  a falcatrua. Não caia na armadilha, denuncie. 

O VISA é uma empresa séria e jamais faz esse tipo de pedido via on-line. 


Se você quiser estar informado sobre as fraudes que vêm acontecendo no mundo on-line,  acesse o link  http://www.rnp.br/cais/fraudes.php?ano=&mes=&pag=20&busca=&tag_extend=&tag=Neste, estão listados os mais diversos tipos de fraude.


de: Brasil visto vbv@visa.com.ar por  servidor.hostmailing.com 
para: od..angel@gmail.com
data: 30 de julho de 2012 13:46
assunto: Supencion parcial do seu cartão de crédito
enviado por: servidor.hostmailing.com

Prezado cliente atenção recentemente,determinamos que a pessoa pode utilizar o seu cartão
 sem a autorização, e não os pagamentos várias tentativas. Precisamos agora de confirmar 
as informações do seu cartão de crédito. Para proteger o cartão contra a utilização fraudu
lenta, e o sistema de actualização de segurança verificados pelo visto, siga este link

Click Aquí https:/inetserv.visa.com.ar/..............jsp 

Nota: Se você não preencher este procedimento antes de 30 de julie de 2011, seremos força
dos a suspender o seu cartão permanentemente, já que pode ser utilizado de maneira fraudulenta.Obrigado por considerar esta informação e ajudam-nos a manter a confidenciali
dade e a segurança do seu cartão de crédito.Cordialmente .Verificada pelo serviço de vistos departamento de segurança.Para remover su direccion de esta lista haga click aqui

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Novo ipad da Apple, uma farsa

Odete Soares Rangel

Acabo de receber a mensagem que você vê abaixo. Posso lhes  garantir que não há razões para eu estar entre os favorecidos.  Não enviei e-mail nenhum sobre o assunto em 27.07 como mencionado, meu nome também não é esse, pelo contrário quando acessava um site qualquer dizia que eu era o visitante de número tal  e que deveria me cadastrar para ganhar um Ipad, ao que não efetivei, pois  não me deixo seduzir por tais vantagens. Sugiro que você faça o mesmo, caso receba ou visualize tal mensagem.


de: Tente sua Sorte parceiro@izmarketing.com.br
responder a: bounce-001567129F213A4BAD615822D85B4F11@izmarketing.com.br
para: "od.angel@gmail.com" 
data: 30 de julho de 2012 09:06
assunto: RE: o seu email dia 27.07.2012
enviado por: izmarketing.com.br
Estimado cliente Nr 92770


Atualmente estamos informando todos os nossos possíveis ganhadores exclusivos! Alegramo-nos em informá-lo que encontra-se entre os poucos selecionados desta Newsletter como o possível vencedor de um Novo iPad da Apple na sua cor favorita:

1. Marina Lopes
2. Odete Telmo 
3. Antonio Ferreira

Se foi selecionado, clique aqui.
Participe agora e pode vencer o Novo iPad da Apple! 

Boa sorte!

Equipe do Tente Sua Sorte


MENSAGEM DO ANO 2014

de: Ana Martins emm@disparabox.com.br
responder a: emm@disparabox.com.br
para: 
data: 23 de abril de 2014 03:46
assunto: Re: seu email de 18/04
enviado por: cli2605.bounceret.com
assinado por: disparabox.com.br



Vejam que quase dois anos após a postagem da mensagem objeto deste post, continuam a enviando, sob o mesmo argumento. Você é o possível vencedor e estariam respondendo seu e-mail, aquele que não o enviamos. Se receber a mensagem, delete, ela é falsa.

Os links na expressão em Novo Ipad da Aplle e na palavra Participar remetem respectivamente para os links:
  • http://d-click.disparabox.com.br/u/2605/2204/2052336/57349_0/e4a96/?url=http%3A%2F%2Fwww.tentesuasorte.com.br%2Fcgi-bin%2Fwingame.pl%3Fsource_pk%3D460%26partner_pk%3D215%26wingame_pk%3D62, 
  • http://d-click.disparabox.com.br/u/2605/2204/2052336/57349_2/e4a96/?url=http%3A%2F%2Fwww.tentesuasorte.com.br%2Fcgi-bin%2Fwingame.pl%3Fsource_pk%3D460%26partner_pk%3D215%26wingame_pk%3D62






sábado, 28 de julho de 2012

Viajar - Fernando Pessoa


Odete Soares Rangel


    Fernando Pessoa será eterno na nossa memória, e deixou um legado para toda uma vida. Num dos meus passeios matinais pela Internet encontrei uma análise deste poema e quero dividir com você. 

    Viajar! Perder países!
    Ser outro constantemente,
    Por a alma não ter raízes
    De viver de ver somente!

    Não pertencer nem a mim!
    Ir em frente, ir a seguir
    A ausência de ter um fim,
    E a ânsia de o conseguir!


    Viajar assim é viagem.
    Mas faço-o sem ter de meu
    Mais que o sonho da passagem.
    O resto é só terra e céu.



    Fernando Pessoa, 20-9-1933

terça-feira, 24 de julho de 2012

Orçamento Santos Consrutora e Construtora LTDA, mais uma fraude


Se receberem esta mensagem, denunciem SPAM e a deletem, é mais um pishing. Provavelmente foi enviada usando indevidamente o nome da empresa.



sexta-feira, 20 de julho de 2012

Furto de milhas: saiba como não ser a próxima vítima


A TAM adverte sobre os cuidados necessários para evitar ser lesado por falsários. Apesar dos inúmeros alertas da empresa, continuamos a receber mensagens como esta que me chegou via e-mail.

Não deixe de ler ainda meu post abordando o assunto no meu outro blog, clicando neste link   http://transviagem.blogspot.com.br/2012/11/hackers-trocam-pontos-de-programas-de.html.


"Prezado Cliente, TAM FIDELIDADE.

O motivo pelo qual estamos entrando em contato, é para que seja feita uma atualização cadastral evitando assim que seus pontos sejam expirados, essa atualização é obrigatória a partir de 27/07/2012 para todos os clientes TAM FIDELIDADE, a atualização é rápida, simples e segura.. com durabilidade de menos de um minuto, evite a perda de seus pontos e atualize seus dados agora!

http://www.tam.com.br/cadastro/atualizacao/clientes/regrasnovas/index.php?2012-2=id874323

A TAM agradece a sua atenção.

TAM Linhas Aéreas - Paixão por Voar e Servir

© 2012 TAM S.A. Proibida reprodução total ou parcial sem autorização"      


Leia a matéria da TAM na íntegra e previna-se seguindo as orientações dadas pela companhia.
"Com a facilidade oferecida pela Internet, as movimentações das contas dos programas de milhagem passaram a ser feitas quase exclusivamente online. Consultas, emissões e compras podem ser feitas com poucos cliques sem que o cliente tenha de se deslocar a alguma loja ou perca tempo no telefone. Essa facilidade, contudo, trouxe consigo um perigo cada vez mais constante: os golpes e armadilhas para furtar as milhas dos clientes.


Muitos leitores têm nos informado sobre estes crimes e alguns chegam a relatar que foram vítimas e viram milhares de seus pontos desaparecerem de uma hora para a outra de sua conta no programa de fidelização. Para orientar e alertar nossos leitores, preparamos este post com dicas simples e básicas, que certamente tornarão mais difícil que suas preciosas milhas caiam nas garras dessas quadrilhas.
Os cuidados que você precisa ter são basicamente os mesmos que têm com a sua conta bancária. O funcionamento dos sites dos programa de fidelidade é bem parecido com o dos bancos via internet e as técnicas utilizadas para roubar milhas são basicamente as mesmas que usam para roubar as senhas bancárias.
1. Cheque sempre o seu saldo: TAM e GOL enviam a seus clientes um resumo mensal por e-mail de suas contas nos programas Fidelidade/Multiplus e Smiles, respectivamente. Confira com atenção seu saldo e não deixe de entrar na página de seu programa periodicamente para acompanhar a movimentação com mais detalhes, avisando imediatamente a empresa caso haja alguma divergência.
2. Não abra e-mails suspeitos: Promoções tentadoras de milhas reduzidas, prêmios, bônus e outras promessas levam milhares de pessoas a clicar em mensagens falsas, chamadas de phishing. Esses e-mails levam a páginas das quadrilhas onde o usuário desavisado insere os dados de sua conta, fornecendo os mesmos aos criminosos. Outras vezes estes sites instalam programas maliciosos (malwares) capazes de furtar dados do computador da vítima. Para evitar esses golpes, jamais clique em e-mails de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, com ofertas de prêmios em milhas e principalmente solicitando dados cadastrais. Achou a promoção boa demais? Acesse o Melhores Destinos e veja se postamos algo sobre ela ou ligue na companhia aérea.
Veja abaixo dois exemplos de falsos e-mails do TAM Fidelidade.
4. Jamais exponha seus dados: Tenha muito cuidado com o que revela em redes sociais, salas de bate-papo ou mesmo por e-mail – há arquivos maliciosos que podem fazer a leitura de suas mensagens e extrair de lá informações e senhas. Além disso desconfie de pessoas que se oferecem para “ajudá-lo” a obter mais milhas. Os criminosos também podem tentar tirar proveito de usuários se passando por compradores ou vendedores de pontos: esteja sempre atento!
5. Instale um bom antivírus: Se você usa Windows já deve estar cansado e ler isso. Um antivírus sempre atualizado em seu computador é vital para sua segurança. Mas ele não é garantia de que você não terá sua senha roubada. Dê preferência a modelos que contem com rastreamento de vírus e arquivos maliciosos em sua máquina, e-mails e navegação, alertando para páginas falsas ou mal intencionadas. Muitos antivírus gratuitos já englobam essas funções.
6. Utilize versões atuais de navegadores modernos:  as versões mais recentes de navegadores como  Google Chrome ou o Mozilla Firefox, já trazem recursos para bloquear sites maliciosos. Mas assim como os antívirus, isso não é garantia de segurança, apesar de ajudar a dificultar o trabalho dos golpistas.
7. Cuidado com computadores públicos: Acessar seu programa de fidelidade, e-mail ou site bancário em computadores públicos nunca é recomendável, mas por vezes você precisa fazer isso durante uma viagem se valendo de equipamentos de lan houses, hotéis e aeroportos. Se isso ocorrer, lembre-se de fazer o logout (sair da página) antes de deixar o computador e se possível exclua os dados de navegação, como histórico e opções de auto preenchimento. Assim que tiver acesso a uma máquina segura é recomendável a troca das senhas utilizadas.
8. Denuncie erros e fraudes: Ainda que você siga todas as recomendações de segurança há sempre o risco de ser uma vítima de golpistas na Internet e outros criminosos que podem obter seus dados invadindo a página das companhias ou por outros caminhos ilegais. Neste caso, assim que perceber a alteração no valor das milhas questione a companhia aérea e peça medidas de ressarcimento. Você também pode buscar auxílio junto ao Procon de sua cidade. Para isso fala uma carta relatando com detalhes todo o ocorrido e a leve consigo ao posto de atendimento mais próximo.
Seguir essas dicas básicas, como dissemos, não são garantia de que você nunca terá problemas, mas certamente reduzirá muito o risco de ver suas milhas ou pontos usadas de maneira indevida por alguma quadrilha!
Tem mais alguma dica bacana? Já teve algum problema nesse sentido? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude os demais leitores!"

quinta-feira, 19 de julho de 2012

10 línguas que você provavelmente nunca ouviu falar


Odete Soares Rangel


Leiam o artigo escrito pela Natasha sobre 10 línguas, das quais você pode nunca ter ouvido falar. Curiosa a informação de que uma língua se torna extinta aproximadamente a cada duas semanas.

Gostaria que linguistas opinassem sobre o assunto.
 

10 línguas que você provavelmente nunca ouviu falar

"Quantas línguas você acha que existem? Duvido que acerte: especialistas listam cerca de 7.000 línguas no mundo todo, embora este número não seja definitivo, porque muitas vezes é difícil diferenciar uma língua de um dialeto. Mesmo assim, são muitas, não? Só que, tristemente, uma língua se torna extinta aproximadamente a cada duas semanas. Conheça 10 idiomas que são (ou eram) importantes, mas não são muito conhecidos:
1 – Chamicuro
Essa língua é tão rara que tem apenas oito falantes nativos vivos hoje. É uma língua oficial no Peru (onde restam apenas 10 a 20 pessoas chamicuro). Os falantes da linguagem são adultos. Seus filhos já falam apenas espanhol. Apesar disso, há um dicionário do idioma. Ainda assim, há pouca esperança de que a língua sobreviva no futuro.
2 – Basco
Falado ao longo da fronteira entre França e Espanha por mais de 600.000 pessoas, o basco é intrigante para os linguistas, porque é uma língua isolada (ou seja, parece não ter “parentes” vivos) cercada por idiomas indo-europeus. Alguns concluem que a língua é sobrevivente de uma família de língua quase extinta, nativa da área antes das línguas indo-europeias serem transportadas para lá. O sistema escrito do basco é baseado no latim.
3 – Frisão
O inglês é parte do ramo germânico da família indo-europeia. Muitas pessoas acreditam, então, que o alemão é a língua mais próxima do inglês. Mas não é. O parente vivo mais próximo do idioma inglês é o frisão. Ambas são línguas germânicas ocidentais (como o iídiche e o alemão padrão). Falantes de frisão são os holandeses que vivem na Holanda e Alemanha. Enquanto mutuamente ininteligíveis, amostras de texto em frisão mostram que os idiomas são de fato muito parecidos, tanto escritos quanto falados.
4 – Línguas Miao
O povo Miao é um grupo étnico minoritário na China, que fala uma variedade de idiomas conhecidos como línguas Miao, ou línguas Hmongic. As línguas Hmongic são do ramo Hmongic da família de línguas Hmong-mien. Essas línguas são completamente diferentes das outras línguas chinesas, como o cantonês e o mandarim. Talvez o aspecto mais intrigante seja seus sistemas de escrita. Por exemplo, tradicionalmente representado por caracteres diferentes do sistema de escrita chinesa, o sistema da foto acima foi feito especificamente para as línguas Miao, vagamente baseado no alfabeto latino. Hoje, a maioria dos falantes Miao escreve usando o alfabeto latino padrão.
5 – Faroese
Uma língua germânica do norte (Escandinávia) intimamente relacionada com o islandês, o Faroese é falado pelo povo das ilhas Faroé (Dinamarca). As Ilhas Faroé e a Islândia são os únicos dois membros do ramo ocidental escandinavo da filial norte-germânica do ramo germânico da família indo-europeia (entendeu? Não? É mais ou menos assim: Família Indo-Europeia> Germânica> Norte Germânica> Escandinava ocidental> Islandesa> Faroese).
Curiosamente, apesar das Ilhas Faroé serem regidas pela Dinamarca, o dinamarquês é um membro do ramo oriental escandinavo, sendo mais intimamente relacionado com o sueco. Além disso, o islandês e o Faroese não são mutuamente inteligíveis, mas são muito semelhantes. Em comparação, o Faroese só tem cerca de 45.000 falantes, e o islandês mais de 230.000. Ambas as línguas são conhecidas por serem muito conservadoras, e há quem diga que os falantes das duas línguas podem facilmente ler documentos antigos nórdicos.
6 – Sarsi
Também conhecida como Sarcee, esta língua é falada pela tribo Tsuu T’ina. Embora as pessoas Tsuu T’ina vivam no sul do Canadá, a linguagem Sarsi é de fato relacionada com a língua Navajo falada por nativos americanos. Ambas as linguagens são do ramo da família Athabaskan – o Sarsi pertence à filial canadense (Athabaskan se divide em diversos ramos). Sarsi só tem 50 falantes, o que significa que morrerá em breve. A maioria são velhos e poucas crianças a usam como sua primeira língua. Nenhum sistema de escrita é mencionado nesse idioma, o que é consistente com o fato de que a cultura aborígine é transmitida por via oral e não escrita.
7 – Tok Pisin
Apesar de seu pequeno tamanho, as ilhas que compõem a Papua Nova Guiné são muito densas linguisticamente falando, com mais de 800 línguas faladas, tornando-a o lugar com maior diversidade linguística no mundo. Dessas línguas, apenas três são reconhecidas como línguas oficiais do Estado. O Tok Pisin, baseado no inglês, é a principal delas. Um aspecto particularmente interessante da língua é o conjunto diversificado de pronomes pessoais, muito complexo. Enquanto muitas línguas diferenciam apenas entre 1ª, 2ª e 3ª pessoas em singular ou plural, Tok Pisin tem as categorias de primeira pessoa exclusiva, primeira pessoa inclusiva, 2ª e 3ª pessoa expressa como singular, dupla, tripla ou plural. Primeira pessoa exclusiva dupla é “mitupela” (essa pessoa e eu), a primeira pessoa inclusiva tripla é “yumitripela” (tanto vocês como eu), a segunda pessoa do singular é “yu” (você), a terceira pessoa no plural é “ol” (aqueles quatro, cinco, etc), e assim por diante.
8 – Gótico
A maioria das pessoas conhece o gótico como estilo de roupa ou arquitetura. Porém, a linguagem gótica foi uma das línguas do ramo germânico leste da família indo-europeia. Não só a língua gótica está agora extinta, mas o ramo germânico leste inteiro já se foi também, incluindo as línguas exóticas Borgonha e Vândala. O gótico teve seu próprio sistema de escrita, que se parecia com uma combinação de letras gregas e latinas. É a mais antiga língua germânica que tem registros escritos suficientes para ser atestada com precisão, com a Bíblia sendo traduzida para o gótico no século 6.
9 – Shona
A família de línguas do Níger-Congo contém mais línguas do que qualquer outra família, com cerca de 1.500. A maior parte destas línguas está concentrada no ramo Volta-Congo, destas metade no ramo Narrow Bantu. Um número tão grande de línguas concentradas em uma área tão pequena levou muitos linguistas a acreditar que este é o lugar onde a linguagem humana se originou, e o tempo permitiu que as línguas se espalhassem e mudassem em áreas isoladas.
A maioria das pessoas já ouviu falar do suaíli, que é a língua com o maior número de falantes no ramo Narrow Bantu (e de fato a língua mais falada na família Níger-Congo), mas a maioria dos falantes de suaíli a usa como segunda língua. Shona é a língua do ramo com mais falantes nativos, cerca de 11 milhões.
10 – Britânico
Não estamos falando sobre a variedade do inglês falada por pessoas que vivem na Grã-Bretanha hoje, mas sim a língua celta falada pelo povo Britânico (Brythonic), que viveu na Grã-Bretanha antes da chegada dos anglo-saxões. Após a chegada dos povos mencionados, a língua inglesa começou a se fragmentar para as línguas dos galeses, bretões, etc. Uma frase de exemplo é “Adixoui Deuina Deieda Andagin Uindiorix cuamenai”, que significa “Que eu, para Windiorix/em Cuamena derrote a mulher que não vale nada, oh divina Deieda”.[Listverse]"

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Recadastramento Hipercard, não caia nessa

Odete Soares Rangel, 


Recadastramento Hipercard! Amigos, não se recadastrem. É mais uma fraude.

Se você quiser estar informado sobre as fraudes que vem acontecendo no mundo on-line,  acesse o link  http://www.rnp.br/cais/fraudes.php?ano=&mes=&pag=20&busca=&tag_extend=&tag=.  Neste estão listados os mais diversos tipos de fraude.

Boa sorte!

Caro cliente,
Informamos que por motivos de segurança, estamos efetuando um
recadastramento dos dados de alguns cartões da rede HiperCard.
 Clique no link abaixo para efetuar seu recadastramento.
Avisamos ainda que caso não seja realizado este recadastro, seu
cartão de crédito estará sujeito ao cancelamento.

EFETUAR O RECADASTRAMENTO AGORA!

Lembrando que este recadastramento visa sua maior segurança.
E é da mais alta importância que ele seja feito.

Obrigado.

domingo, 15 de julho de 2012

Guga, um exemplo de esportista e de ser humano

Odete Soares Rangel

Guga! Guga! Guga! Gritaria mil vezes, porque acredito na força do Gustavo Kuerten e no que ele representa para todos nós brasileiros. Guga foi imortalizado no Hall da Fama no dia de hoje. Ele é merecedor dessa homenagem, tal reconhecimento é o resultado de um trabalho árduo e de muitas lutas, mas também de muitas conquistas.


Parabéns Guga, para mim você sempre será o número um do mundo! 

Emoção14/07/2012 | 16h22

"Aplaudido de pé e muito emocionado, Guga é imortalizado no Hall da Fama

Manezinho recordou o pai, Aldo Kuerten, em seu discurso

Aplaudido de pé e muito emocionado, Guga é imortalizado no Hall da Fama Olavo Moraes/Agência RBS

Guga durante seu discuro em Newport, Estados UnidosFoto: Olavo Moraes / Agência RBS
Olavo Moraes, enviado especial aos EUA

Guga está imortalizado. O tricampeão de Roland Garros entrou para o Hall da Fama, na tarde deste sábado, em uma cerimônia que teve de tudo. Emoção, lágrimas, sorriso e até quebra de protocolo.



Gustavo Kuerten foi o mais aplaudido da Turma de 2012, mais até do que a norte-americana Jennifer Capriati. Ao som de “Guga, Guga, Guga”, pronunciado pelo apresentador do evento, em Newport, o catarinense foi aplaudido de pé pelo público.

A emoção de ingressar no Salão das Lendas teve início a partir do discurso da mãe do ex-número um do mundo, Alice Kuerten. Na fala, elogiou o sucesso do filho nas quadras e o comportamento exemplar fora delas, incluindo o trabalho de inclusão social.

Quando Guga entrou, já com os olhos marejados, pediu desculpas pela emoção de momento, se recompôs e recordou o pai.

— Meu herói, meu ídolo, meu pai.

Depois, seguiu com o discurso improvisado, agradecendo à família e ao técnico Larri, que o levou ao topo do ranking mundial — onde ficou por 43 semanas.


Guga desfilou com a bandeira do Brasil que ganhou de uma fã. Foto: Olavo Moraes


Ao final, com a bandeira do Brasil (emprestada por uma fã) desfilou ao redor da quadra central, mais uma vez aplaudido de pé pela multidão que lotou a quadra central do Internacional Tennis Hall of Famer Museum, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.


sexta-feira, 13 de julho de 2012

Perdas e ganhos do envelhecimento

Odete Soares Rangel


A matéria transcrita abaixo divulga reflexões da pesquisadora Linda P. Fried, epidemiologista, geriatra e reitora da Faculdade Mailman de Saúde Pública da Universidade Columbia. Ela fala sobre os custos e os benefícios do envelhecimento da população. É fato que o envelhecimento aterroriza  muitas pessoas que ingressaram nesse período denominado por alguns como a fase do terror, o fim próximo; mas por outros  é chamado de a fase da melhor idade.


Temos  muito o que aprender para aceitar o envelhecimento como uma outra fase da vida,  com novos aprendizados, outras experiências e amadurecimento, enfim ver a vida sob outro foco que não o da juventude. O necessário é nos mantermos ativos para envelhecermos com qualidade de vida e saudável. E aceitar aquilo que não pode ser mudado, aceitar-se com as perdas, mas também com os ganhos dessa fase que pode ser muito boa se soubermos viver.


The New York Times 13/07/2012 | 14h59

"Pesquisadora aponta custos e benefícios do envelhecimento da população

Especialista defende que descobertas devem reformular a compreensão sobre a  longevidade.

longevidade.Pesquisadora aponta custos e benefícios do envelhecimento da população Daniel Dunca/Deposit Photos

Conceito de síndrome da fragilidade trabalha com as complexidades do envelhecimentoFoto: Daniel Dunca / Deposit Photos

A principal conquista da saúde pública no século XX foi o aumento da expectativa de vida humana. Agora, à medida que esse êxito aumenta a proporção de idosos em todo o mundo, o que antes parecia uma benção absoluta é muitas vezes considerado como um fardo — um fardo financeiro, um fardo para a assistência médica e até mesmo um fardo social.
— Supor que o que cada um de nós quer como indivíduo é impossível sugere que não estamos fazendo as perguntas certas — disse Linda P. Fried, epidemiologista, geriatra e reitora da Faculdade Mailman de Saúde Pública da Universidade Columbia.
Segundo Fried, as descobertas feitas pela ciência do envelhecimento devem "reformular nossa compreensão dos benefícios e custos do envelhecimento".
A partir de seu posto na Faculdade Mailman, cargo que ocupa há quatro anos, Fried está incentivando estudantes, professores e um público mais amplo a fazer as perguntas certas e refletir sobre as políticas adequadas para manejar o envelhecimento da população mundial.
O objetivo de Fried é dirigir uma escola que ofereça às novas gerações as ferramentas necessárias para lidar com os desafios globais da saúde pública, incluindo a degradação ambiental, os custos crescentes com assistência médica e a pressão da rápida urbanização. Contudo, ela acredita que a pesquisa sobre o envelhecimento e as mudanças na saúde que vivenciamos "ao longo da vida" são fundamentais para a concepção de soluções para os problemas de saúde pública no século XXI.
Com o aumento de 26% nas inscrições no mestrado e doutorado nos últimos quatro anos, e de até 12% nas subvenções concedidas pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) em 2011 — ano em que o orçamento total dos NIH diminuiu ligeiramente —, as iniciativas da Faculdade Mailman receberam um novo incentivo. O currículo da instituição sofreu uma grande reformulação, de modo a refletir uma nova ênfase na preservação da saúde e na prevenção de doenças para cada fase da vida.
Síndrome da fragilidade
Seria demasiadamente prematuro qualificar o trabalho de Fried como reitora como o coroamento de sua carreira. Aos 63 anos, ela viaja bastante, participa de inúmeras iniciativas sem fins lucrativos ligadas ao envelhecimento, tem uma casa em Baltimore e um apartamento em Nova York, e, vez ou outra, passeia de patins pelo Central Park.
Fried dirigiu uma grande quantidade de pesquisas científicas sobre o envelhecimento. Ela passou mais de duas décadas na Universidade Johns Hopkins analisando dados coletados sobre a saúde de mais de 5 mil homens e mulheres de 65 anos ou mais como parte da Pesquisa de Saúde Cardiovascular ligada à instituição. Posteriormente, também analisou dados relacionados a mil mulheres de mais de 65 anos para a Pesquisa sobre a Saúde e o Envelhecimento das Mulheres no âmbito da universidade.
Ela inovou na definição da fragilidade vivenciada por idosos por meio do desenvolvimento de uma ferramenta de avaliação simples, que utiliza cinco critérios para testar a fragilidade. Também desenvolveu o conceito de "síndrome da fragilidade", e continua a orientar colegas mais jovens em estudos que investigam a forma com que as pessoas frágeis reagem a diversos fatores estressantes.
As descobertas de Fried estabeleceram novos padrões para a avaliação e o tratamento de pacientes geriátricos. Seu trabalho se "tornou um conteúdo básico de todos os programas geriátricos" do país, disse Christine K. Cassel, presidente e diretora executiva do Comitê Americano de Medicina Interna, uma renomada especialista em medicina geriátrica.
Aceitando a complexidade
Com efeito, a síndrome de fragilidade que Fried descreve é simples nos seus elementos constituintes, mas, ao mesmo tempo, complexa na forma em que esses elementos interagem. Em uma espécie de sinergia negativa, uma nutrição insuficiente pode levar à perda de massa muscular, que pode reduzir a resistência e a velocidade do caminhar, que, por sua vez, reduz o total de atividades e de energia. Todos esses fatores interagem para desregular os sistemas imunológico e endocrinológico no organismo, entre outros. Muitos dos trabalhos que Fried realizou sobre a fragilidade têm um esquema com setas que indicam as fases de retroalimentação negativa, assim como seu funcionamento.
— Eu penso de modo intuitivo e sou muito visual. Existe uma progressão; nós nos esforçamos para alcançar um objetivo. Tentamos chegar a ele por 40 caminhos diferentes. Um dia, tudo se conjuga. Depois, vêm anos de estudo para demonstrar o que sabemos. Todos conhecem aquela frase de Michelangelo: "esculpir é simplesmente a arte de revelar uma figura que se encontra na pedra". Na ciência, de vez em quando removemos o mármore e o que se revela é exatamente o que pensávamos que íamos encontrar — disse Fried.
Apesar da ampla aceitação do trabalho de Fried sobre a fragilidade, alguns pesquisadores desenvolveram ferramentas que competem com ele: Kenneth Rockwood, geriatra da Universidade Dalhousie, em Halifax, Nova Scotia, favorece o uso de um índice matemático baseado em um número de 31 a 100 de deficiências específicas, incluindo "atividades de vida cotidiana", como vestir-se e tomar banho.
Fried acolheu a contribuição de Rockwood com satisfação. Alguns anos atrás, convidou-o para participar do conselho consultivo externo do Centro de Envelhecimento e Saúde da Universidade Johns Hopkins.
— Quantas pessoas convidariam um concorrente para participar do seu programa? — disse Rockwood.
Essa abordagem colaborativa é uma marca do trabalho de Fried. Vários colegas citam sua generosidade de espírito e sua defesa incessante dos jovens médicos e pesquisadores, especialmente as mulheres.
— Eu acho que não teria me tornado diretora do departamento de bioestatística se não fosse por sua orientação — disse Karen Bandeen-Roche, da Faculdade Bloomberg de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins.
De uma geração à outra
Fried reconhece que praticar a arte "visualmente bela" do aiquidô, que enfatiza a não-violência e a resolução de conflitos, possibilitou que ela tivesse uma noção de sua "própria força" e as ferramentas para liderar de modo ético e eficaz. Ela se interessou pelo aiquidô por conta de sua baixa estatura e começou a praticá-lo quando tinha 20 e poucos anos. Aos 30 e tantos, já era faixa preta.
Fried foi também bastante influenciada por sua mãe, Adrienne Fried Block, uma "pensadora altamente original e analítica". Block foi musicóloga e estudiosa feminista, tendo concluído a graduação aos 30 e tantos anos. Começou a pós-graduação aos 40 e tantos anos e completou doutorado por volta do 50. Depois deu aulas e orientou trabalhos por muitos anos. Morreu em 2009, aos 88 anos. O pai de Fried, George Fried, tem 94 anos — e está frágil, conta ela. A maior lição que ela aprendeu com a mãe, contou Fried, é que "nenhuma vida humana deve ser desperdiçada".
No início de 1990, isso a motivou a colaborar com o ativista social Marc Freedman, entre outros, no planejamento e prática de um programa de voluntariado nacional chamado Experience Corps. O programa treina voluntários com idades a partir de 55 anos para serem tutores do jardim de infância até a terceira série em escolas economicamente desfavorecidas, durante 15 horas por semana. O programa piloto começou reunindo voluntários em cinco cidades em 1996; agora, o projeto foi ampliado para 19 cidades, incluindo Baltimore.
Desafios à vista
Fried ainda procura por novas maneiras de envolver membros da população idosa. Ela e Laura L. Carstensen, diretora do Centro de Longevidade de Stanford, ambas colaboradoras da Rede de Pesquisa sobre uma Sociedade em Processo de Envelhecimento da Fundação MacArthur, escreveram recentemente um artigo a quatro mãos para o Fórum Econômico Mundial, propondo o desenvolvimento de "infraestruturas que aproveitem os verdadeiros talentos e possíveis contribuições que os idosos saudáveis podem trazer às sociedades".
Uma ideia que Fried considerou e que está sendo desenvolvida atualmente no Centro de Stanford é um programa que objetiva orientar as pessoas que estão prestes a se aposentar a participar de atividades voluntárias que possam exercer durante a aposentadoria. Fried também espera fortalecer o Centro Internacional de Longevidade, recém-criado na Faculdade Mailman.
O geriatra Robert N. Butler, que morreu em 2010, fundou o centro e expressou o desejo de trazê-lo à escola onde se formou. Com centros afiliados ao redor do mundo, o centro será o carro-chefe de projetos interdisciplinares de pesquisa de Columbia. Os temas incluem a prevenção de doenças e a habitação para os idosos. Fried espera que professores das áreas de Engenharia, Arquitetura e outras disciplinas participem ativamente da agenda do centro de pesquisa.
Porém, o objetivo básico da pesquisa científica ainda chama a atenção de Fried. A cada dois meses, aproximadamente, ela pega um trem bem cedo na Estação Penn de Nova York com destino à Estação Penn de Baltimore, chama um táxi para ir ao Centro de Envelhecimento e Saúde e caminha até uma sala de reuniões onde cerca de uma dúzia de colegas, atuais e antigos, do Johns Hopkins se reúnem em uma grande mesa. Depois de conversar sobre fotos de bebês e férias recentes, Fried passa a trabalhar: discutindo as pesquisas mais recentes sobre como as pessoas frágeis reagem a diversos fatores estressantes.
Fried questiona, estimula e provoca os seus colegas mais jovens. Depois que Rita R. Kalyani, endocrinologista, apresentou as suas descobertas sobre a diminuição da tolerância à glicose entre as pessoas frágeis, Fried qualificou o seu trabalho como "emocionante e fascinante".
Mesmo que o financiamento que sustentava as iniciativas do grupo tenha se esgotado, eles prometeram continuar a se reunir, alternando entre Nova York e Baltimore. A participação de Fried é incomum, mas bem-vinda.
— Realmente me surpreende que ela ainda tenha energia e se sinta motivada para continuar trabalhando com o tema da fragilidade — disse Ravi Varadhan, bioestatístico e engenheiro que faz parte do grupo.
Para Fried, esse é o único caminho possível:
— Nós estamos trabalhando com esses dados há 20 anos. Analisar efetivamente os dados que levamos de oito a 10 anos para projetar e coletar e perceber que eles correspondem exatamente à hipótese que levantamos, bem, isso é sempre uma experiência agradável."
FonteS: THE NEW YORK TIMES SERVICE~
            http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/bem-estar/noticia