PLAYLIST

terça-feira, 28 de junho de 2011

Informações de utilidade pública


Os sites relacionados a seguir me foram enviados por minha amiga Mariza Rangel pedindo sua divulgação. Testei alguns e constatei que são úteis e facilitam nossa vida quando necessitamos informações adicionais sobre determinado produto ou serviço. Não há referência da autoria, mas na certeza de que a intenção do criador era sua divulgação, pois do contrário não faria sentido, estou dividindo com você leitor.

Faça bom uso!

01. Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site Gastarpouco.



02. Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via internet:



03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil, por cidade, por faixa de preços, reservas etc.:


04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários:



05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST:



06. Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa,chegadas e partidas:



07. Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas:



08. Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade:



09. Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades:



10 Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre as cidades:



11. Caso tenha seu veiculo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto.O comunicado às viaturas da DPRF é imediato:



12. Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio:



13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc.:



14.. Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA:



15. Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar:



16. Semelhante ao Internet Explorer , porem muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar:



17. Site de procura, semelhante ao GOOGLE:



18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo:



19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros:

20.. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral:


21. Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas:



22. Site de conversão de Unidades:



23. Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb:



24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade:



25. Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro.. Grátis para Pessoa Física:



26. Site que lhe permite falar e ver pela internet com outros computadores,ou LHE PERMITE FALAR DE SEU COMPUTADOR COM TELEFONES FIXOS E CELULARES EM QUALQUER LUGAR DO MUNDO GRÁTIS - De computador para computador, voz + imagem. De computador para telefone fixo ou celular:



27. Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo.



28 . Site de câmaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundo:

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carta de Fernando Pessoa a Camilo Pessanha

 Odete Soares Rangel

http://hojemacau.com.mo/?p=15108
Foto e Texto
Ex.mo Senhor Dr. Camilo Pessanha, Macau,
Há anos que os poemas de V. Exa. são muito conhecidos, e invariavelmente admirados, por toda Lisboa. É para lamentar — e todos lamentam — que eles não estejam, pelo menos em parte, publicados. Se estivessem inteiramente escondidos da publicidade, nas laudas ocultas dos seus cadernos, esta abstinência da publicidade seria, da parte de V. Exa., lamentável mas explicável. O que se dá, porém, não se explica; visto que, sendo de todos mais ou menos conhecidos esses poemas, eles não se encontram acessíveis a um público maior e mais permanente na forma normal da letra redonda.

É sobre este assunto que assumo a liberdade de escrever a V. Exa. Decerto que V. Exa. de mim não se recorda. Duas vezes apenas falámos, no “Suíço”, e fui apresentado a V. Exa. pelo general Henrique Rosa. Logo da primeira vez que nos vimos, fez-me V. Exa. a honra, e deu-me o prazer, de me recitar alguns poemas seus. Guardo dessa hora espiritualizada uma religiosa recordação. Obtive, depois, pelo Carlos Amaro, cópias de alguns desses poemas. Hoje, sei-os de cor, aqueles cujas cópias tenho, e eles são para mim fonte continua de exaltação estética.

Não escrevo estas coisas a V. Exa. para seu mero agrado, adulando. Elas são a expressão sincera do modo como sinto as composições a que me reporto. Nem sequer cito este prazer, que os seus poemas me deram, com o restrito fim de apoiar em frases que possivelmente sensibilizem o pedido que venho fazer. A ordem dos factos é outra: é porque muito admiro esses poemas, e porque muito lamento o seu actual carácter de inéditos (quando, aliás, correm, estropiados, de boca em boca nos cafés) a que ouso endereçar a V. Exa. esta carta, com o pedido que contém.

Sou um dos directores da revista trimestral de literatura “Orpheu”. Não sei se V. Exa. a conhece; é provável que a não conheça. Terá talvez lido, casualmente, alguma das referências desagradáveis que a imprensa portuguesa nos tem feito. Se assim é, é possível que essa notícia o tenha impressionado mal a nosso respeito, se bem que eu faça a V. Exa. a justiça de acreditar que pouco deve orientar-se, salvo em sentido contrário, pela opinião dos meros jornalistas. Resta explicar o que é “Orpheu”. É uma revista, da qual saíram já dois números; é a única revista literária a valer que tem aparecido em Portugal, desde a “Revista de Portugal”, que foi dirigida por Eça de Queirós. A nossa revista acolhe tudo quanto representa a arte avançada; assim é que temos publicado poemas e prosas que vão do ultra-simbolismo até ao futurismo. Falar do nível que ela tem mantido será talvez inábil, e possivelmente desgracioso. Mas o facto é que ela tem sabido irritar e enfurecer, o que, como V. Exa. muito bem sabe, a mera banalidade nunca consegue que aconteça. Os dois números não só se têm vendido, como se esgotaram, o primeiro deles no espaço inacreditável de três semanas. Isto alguma coisa prova — atentas as condições artisticamente negativas do nosso meio — a favor do interesse que conseguimos despertar. E serve ao mesmo tempo de explicação para o facto de não remeter a V. Exa. os dois números dessa revista. Caso seja possível arranjá-los, enviá-los-emos sem demora.

O meu pedido — tenho, reparo agora, tardado a chegar a ele — é que V. Exa. permitisse a inserção, em lugar de honra do terceiro número, de alguns dos seus admiráveis poemas. Em geral publicamos em cada número bastante colaboração de cada autor, de modo que, apesar de a revista ter 80 páginas, os colaboradores de cada número não têm passado de 7 (8). Isto é para indicar que sobremaneira estimaríamos que nos concedesse a honra de publicar umas dez a vinte páginas de sua colaboração. Entre os poemas que era empenho nosso inserir contam-se os seguintes: “Violoncelos”, “Tatuagens”, “O Estilita” (só conheço, deste, o segundo soneto), “Castelo de Óbidos”, “O Tambor”, “Nocturno”, “Passeio no Jardim”, “Ao longe os barcos de flores”, “O meu coração desce…”, “ Passou o Outono já”, “Floriram por engano as rosas bravas…”, “O Fonógrafo”. Ao soneto que considero o maior de todos os seus, e é sem dúvida um dos maiores que tenho lido — “Regresso ao Lar” — , não me refiro, visto que o seu assunto, infelizmente, inibe (e creio ser essa a vontade de V. Exa.) que ele se publique.

Podia V. Exa. fazer-nos o favor que pedimos? Nós não pedimos só por nós, mas por todos quantos amam a arte em Portugal; não serão muitos, mas, talvez por isso mesmo, merecem mais carinhosa atenção dos poetas. Se fosse possível enviar-nos mais colaboração do que esta que indiquei, dobrado seria o favor, e sobradamente honradas as páginas da nossa revista.

Como correm por aqui várias versões, mesmo escritas, dos seus poemas, pedíamos que — caso quisesse anuir ao nosso pedido, no que julgamos que não terá dúvida — ou nos enviasse cópia exacta deles, ou — caso isso o incomodasse — nos indicasse a quem, aqui, nos devamos dirigir para obter essas cópias.

Como nos parece que estamos abusando do tempo e da paciência de V. Exa., e como esta carta segue registada, basta-nos, para resposta, um postal — ainda que uma carta registada, contendo as cópias ou a indicação pedida, fosse preferível — , ou, caso V. Exa. não queira dar-se ao incómodo de nos enviar esse postal, basta (cremos não abusar combinando assim) que V. Exa. não nos responda negativamente para nos considerarmos autorizados. Nesse caso guiar-nos-emos pelas cópias que nos parecerem mais conformes à constante psíquica do seu pensamento poético. O preferível, porém, era que V. Exa. nos enviasse as cópias dos poemas.

Confessando-me, pelo “Orpheu”, desde já altamente grato e honrado com o envio dos seus poemas, subscrevo-me, com o maior respeito e admiração.

Fernando Pessoa (1915?)

domingo, 26 de junho de 2011

O encontro de Patativa com Luiz Gonzaga no céu

Odete Soares Rangel

Segundo a Wikipédia, literatura de cordel é um tipo de poema popular, originalmente oral, mais tarde impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel. Eles são expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome originado em  Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes.  

No Nordeste do Brasil são escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores ou  cordelistas recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Assim aconteceu quando estávamos na praia da Lagoinha, em Fortaleza, quando o cordelista Françuar Gonçalves Cruz se aproximou e começou a recitar seus versos, na intenção de vender seus livros. Ele  registrou estar com um problema de saúde e das dificuldades financeiras para custear o tratamento. Além disso, não consegue patrocínio para a publicação de seus livros, ele mesmo sai a vendê-los, mas com poucos resultados. Compramos o livro e registro uma das poesias do autor. A cantoria narra o encontro de Patativa de Assaré com Luiz Gonzaga, dois mestres na arte da liteartura e da música.

O patativa ele se foi
Ao lado de São Miguel
Falou com Luiz Gonzaga
Amostrando seu troféu
Com a vaga garantida
Com Jesus Cristo no Céu

Luiz Gonzaga me informe
Como está o senhor
Se ainda vive de sanfona
Na casa do criador
Ninguém nem come e nem dorme
Só temos paz e amor

Patativa lá no céu
Teve um grande respaldo
Pra receber uma visita
Do grande cego Aderaldo
Que mostrou muito cordel
Com ele tomou um caldo

Qual foi o último trabalho
Que você pode criar
Amigo Luiz Gonzaga
Foi vaca estrela e boi fubá
Rdo. Fagner profundo gravou
E soube bem divulgar

Me dê nótícia Aderaldo
Do poeta Zé Pretim
Que sou eu Patativa
Um artista sem pantim
Que você não ache soldo
Cantando perto de mim

Patativa aqui no céu
Tudo é diferente
Só se conversa na paz
Ninguém pode ser valente
Vamos honrar o papel
De Jesus onipotente

Patativa eu pergunto
Sorrindo agora o senhor
Eu quero que tu me diga
Assaré como ficou
Sei que o povo sentiu muito
Quando a morte me levou

Mandaram pra eu procurar
Passando lá eu procuro
Eu vejo minha bengala
Na caixa meu  óculos escuro
Mas sempre escrevi cordel
Mostrando um trabalho puro

Fizeram minha estátua
Foi um artista exemplar
Deixaram como lembrança
Na rádio dragão do mar
Com a poesia nata
No céu eu posso morar

Manuel Galdino Bandeira
Chegou com uma voz ativa
Com uma viola de madeira
Foi cantar pra Patativa
Para mostrar que no céu
A cultura está viva

Patativa eu pergunto
o Assaré como ficou
o óculo escuro que eu tinha
o meu netinho guardou
Porque só se entra puro
Na casa do Criador

Aqui tudo é diferente
Patativa do Assaré
Que só se vive de reza
Pensando com muita fé
Sei que é inteligente
Com Jesus de Nazaré

Veio o cego Mangabeira
Com Patativa falar
Patativa eu tenho pouco
Das coisas prá ti informar
Aqui não tem brincadeira
Nem forró pra dançar

Mas só que eu já sabia
Que o céu é diferente
Ninguém usa o pecado
Não tem papel indecente
Estou mostrando poesia
Prá o nosso onipotente

Patativa ele foi
Dá cultura o troféu
Quando com os outros viveu
Hoje partiu está no céu
SE encontra com o apoio
Do apóstolo São Miguel

A natureza perfeita
É uma escola da vida
O Patativa lutou
Com a pronúncia erguida
Que a alma dele é aceita
Com os outros na outra vida

Patativa está no céu
Voltou a nascer de novo
Junto com Luiz Gonzaga
Pra ele fazendo louvo
Como um artista fiel
Deixa lembrança pra o povo

Otacílio Batista
Foi um homem inteligente
Se escorva na viola
Distribuindo repente
Seu nome está na lista
Com Patativa na frente

Todo poeta fiel
Reunido ficou
Quando o grande Patativa
Com São Pedro conversou
Prá ouvir seu papel
Do artista sonhador

Ninguém pode descobrir
O segredo das outras vidas
Patativa está morando
Com nossa mãe concebida
A canção triste partida
O poema estrela da vida.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Reciclagem inovadora

Odete Soares Rangel

A foto mostra o piso feito de garrafas de vidro, enterradas na areia em parte do solo do Beach Park em Fortaleza. Percebe-se que elas estão íntegras, sem quaisquer quebrados ou imperfeições, são fáceis de limpar e, ainda, o piso decorado ficou lindo. A ideia é sustentável, ótima e criativa, pois além de reciclar o lixo, o reaproveitamento delas como matéria-prima faz com que não seja necessário produzir outro tipo de piso, nem gastar com a aquisição de outro material, contribuindo para um meio-ambiente menos poluído e para o desenvolvimento sustentável do planeta. Os benefícios da reciclagem não são só econômicos, mas também são vistos sob o ponto de vista ambiental e social. Todos ganham com essa iniciativa. Parabéns ao autor da ideia.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Os filhos são do mundo

Odete Soares Rangel

Saramago nos presenteou com o texto a seguir, o qual dimensiona bem a relação dos filhos com os pais e com o mundo. Os filhos não são de ninguém, eles escolheram uma família para nascer e nela permanecem até serem donos de suas vidas, das suas escolhas  e das suas decisões. Os progenitores tiveram a incumbência de trazê-los ao mundo, dar amor, encaminhar para a vida. Pais e filhos vivem em harmonia ou em guerra, depende da estrutura familiar em que nasceram, da forma como foram educados, do amor que receberam. Pais deveriam ser amigos e como tal orientar os filhos para o bem viver, para a vida independente.


"Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens. A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga. E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso. O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.


Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.


Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.


Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo! Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.


E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice? Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!


Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles.

Santo anjo do Senhor…

É a mais concreta realidade. Só resta a nós, mães e pais, rezar e aproveitar todos os momentos possíveis ao lado das nossas ‘crias’, que mesmo sendo ‘emprestadas’ são a maior parte de nós !!!"  (José Saramago)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Minhas faces que coram II:a eleição

Odete Soares Rangel



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Decidi Triunfar – Walt Disney

Odete Soares Rangel
Não é por acaso que Walt Disney é sucesso no mundo inteiro. Vamos ler atentamente o texto, uma bela reflexão de como usar a sabedoria para aproveitar a vida e ser feliz, mas estar atento ao outro também. Triunfar sozinho perde o sabor, a razão de ser.


"E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar…
Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.
Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.
Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.
Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.
Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.
Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.
Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.
Deixei de me importar com quem ganha ou perde.
Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.
Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.
Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de "amigo".
Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, "o amor é uma filosofia de vida".
Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.
Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.
Naquele dia, decidi trocar tantas coisas…
Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornar-se realidade.
E desde aquele dia já não durmo para descansar… simplesmente durmo para sonhar".

terça-feira, 14 de junho de 2011

Mensagem do Papa João XXIII

Odete Soares Rangel

Depois de dez dias passeando por Fortaleza, Natal e João Pessoa apreciando a paisagem, praias, gastronomia, artesanato e cultura local, assim como a alegria e a energia das pessoas, retornamos para casa extasiados.  Abri meu e-mail e recebi esta mensagem que penso caracteriza bem o não para a estagnação, precisamos estar aberto para o novo e buscar novas oportunidades, devendo ser esta uma das nossas metas de vida. Guarde na sua caixinha secreta da memória somente coisas boas, alegres e construtivas. Tente sempre, se permita experimentar, se aventure, logo adiante muitas perspectivas surgirão.  Viva sem medo de ousar e ser feliz!!! 

“Consulte não seus medos,

Mas suas esperanças e sonhos.

Pense não sobre suas frustrações,

Mas sobre seu potencial não usado.

Preocupe-se não com o que

Você tentou e onde falhou,

Mas com aquilo que ainda

É possível você fazer.”
















segunda-feira, 13 de junho de 2011

Presidente ou presidenta, não maltrate a língua Portuguesa


Odete Soares Rangel


Presidente ou presidenta? Outro dia vi um político, no plenário, se referindo a presidente Dilma Rousseff como a presidenta. Parece que a gramática portuguesa não é muito praticada por alguns dos componentes do governo.

A senhora Miriam Rita Moro Mine, da Universidade Federal do Paraná, nos brindou com o texto a seguir, um belo exemplo do correto uso do português. Estou repassando sua mensagem na esperança de que não ouçamos mais a presidenta Dilma.

"No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.

Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante,ente ou inte.

Portanto, à pessoa que preside é "PRESIDENTE", e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".

Um bom exemplo do erro grosseiro seria: "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta". Pelo amor à língua portuguesa, repasse essa informação... "

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Auto-retrato

Odete Soares Rangel


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dentro do cérebro - Uma viagem interativa

Odete Soares Rangel

Recebi esta mensagem de uma amiga. Julgo relevante sua divulgação, pois muitas são as dúvidas sobre a prevenção e a doença. Talvez auxilie as pessoas com esclarecimentos práticos, criados por quem entende do assunto.  Diz que a partir do oitavo item fica mais difícil. Acesse o site http://www.alz.org/brain_portuguese/ e faça a viagem  interativa, assim entenderá o funcionamento do cérebro e da doença de Alzheimer. 


Como fazer a viagem?  Há 16 slides interativos. Ao visualizar cada slide, passe o mouse sobre qualquer texto colorido para destacar os recursos especiais de cada imagem. Em seguida, clique na seta para avançar ao próximo slide.

1. Ao abrir a página, clique em "INICIAR A VIAGEM".

2. Em cada página exibida, clique nas palavras realçadas em vermelho.

Boa viagem!








quarta-feira, 8 de junho de 2011

Viva com amor, diga não às frustrações dos outros

Odete Soares Rangel

Para começar bem o dia, nada melhor do que poder refletir sobre nossas ações e reações, nossos sentimentos e nossas expectativas de um amanhã melhor e mais feliz. Esse artigo nos ensina a não entramos na sintonia negativa dos outros, e não deixarmos que o lixo deles afetem nosso dia-a-dia e nossa vida. Assim, vacine-se contra esse mal e você terá dias gloriosos a cada amanhecer. Leia o artigo  Fora o lixo, transcrito do Jornal do Pastor, na Folha Universal, Edição Nº 983, Brasil, 29 de Maio de 2011. 

"Certo dia, peguei um táxi para o aeroporto. Estávamos rodando na faixa correta, quando um carro preto saiu repentinamente do estacionamento, direto na nossa frente. O taxista pisou no freio bruscamente, deslizou e escapou da colisão. Foi mesmo por um triz! O motorista do outro carro sacudiu a cabeça e começou a gritar nervosamente para nós.


O taxista apenas sorriu e, de maneira bastante amigável, acenou para o cara, fazendo um sinal de positivo. Indignado, lhe perguntei: “Por que é que você fez isto? Este indivíduo quase arruína o seu carro e quase nos manda para o hospital!” Foi quando o motorista do taxi me ensinou o que eu agora chamo de “A Lei do Caminhão de Lixo”.


Ele explicou que muitas pessoas são como caminhões de lixo. Andam por aí carregadas de lixo, cheias de frustrações, raiva, traumas e desapontamento. À medida que suas pilhas de lixo crescem, elas precisam de um lugar para descarregar e, às vezes, descarregam sobre os outros. Portanto, nunca tome isso como pessoal, isso não é problema seu, é deles. Apenas sorria, acene, deseje-lhes sempre o bem e vá em frente.

Não pegue o lixo de tais pessoas e nem o espalhe sobre outras pessoas no trabalho, em casa ou mesmo nas ruas.

Fique tranquilo, respire e deixe o lixo passar. O princípio disso é que pessoas felizes não deixam os caminhões de lixo estragarem o seu dia. A vida é muito curta, não leve lixo com você. Limpe os sentimentos ruins, aborrecimentos do trabalho, picuinhas pessoais, ódio e frustrações. Ame as pessoas que lhe tratam bem. E trate bem as que não o fazem.

A vida é 10% do que você faz dela e 90% da maneira como você a recebe.Tenha um bom dia e lembre-se: livre-se dos lixos!"

terça-feira, 7 de junho de 2011

Tablets

Odete Soares Rangel

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, informou que as empresas Positivo, Envision, Motorola, Samsung, LG, Itautec, Sanmina, Foxconn, Compalead, Semp Toshiba, Ajox e MXT já se inscreveram para produzir tablets no Brasil. Elas aproveitarão as isenções fiscais para incentivar a produção dos equipamentos.

Após a aprovação da Medida Provisória de número 534, que reduz para zero a alíquota do PIS/Confins sobre tablets, deverá ser publicada portaria interministerial formalizando a inclusão da cadeia produtiva dos tablets no PPB (processo produtivo básico). Entretanto, as empresas terão de cumprir as exigências.

planetech.uol.com.br
Os tablets, ou microcomputadores portáteis, funcionarão através de tela sensível ao toque. Um tipo de tablet é o Ipad. O Diário Catarinense já disponibilizou os conteúdos do jornal para serem lidos através do Ipad. Através dessa ferramenta é possível ler as reportagens e ver os álbuns de fotos.

domingo, 5 de junho de 2011

Gestão do Conhecimento e Relacionamento por Samuel Lima do Grupo Votorantim

Odete Soares Rangel


A Gestão do Conhecimento e Relacionamento - Poderosos Ativos para  as Empresas é o livro de Samuel de Almeida Lima, Diretor Corporativo de Relações Institucionais do Grupo Votorantim, lançado em 2009. Nesse, o executivo relata suas experiências pessoais e profissionais ao longo de sua carreira no Brasil e no exterior. Parece estranho trazer o assunto depois de tanto tempo do lançamento do livro. Mas há uma razão. Conhecimento e Relacionamento são intrínsecos às relações humanas (relação social ou interação entre os indivíduos) e, portanto, fazem parte do mundo contemporâneo.

Samuel é um defensor da criatividade no local de trabalho, e do fim da censura nas  empresas. A criatividade só é possível quando o trabalhador pode exercer sua autonomia, participando ativamente com suas sugestões e críticas, contribuindo para a otimização dos processos, das tarefas e dos custos.

Para ele são importantes a disseminação do conhecimento, o questionar, a autonomia para tecer críticas construtivas que se convertam em contribuições importantes.

                                                                 www.youtube.com/watch?v=2BSAQTu0MPw.
       
Suas idéias de gestão estão no livro, vale a pena lê-lo. Não é por acaso que esse pernambucano e executivo cantante, risonho e bem-humorado seja um dos palestrantes mais requisitados no Brasil e no exterior.

Que todas as empresas tenham um Samuel em seu quadro funcional, e sua empresa será sinônimo de sucesso.

Parabéns ao executivo Samuel pelo conjunto da sua obra!

sábado, 4 de junho de 2011

O processo educativo e a relação professor-aluno

Odete Soares Rangel



Sou partidária de educar com responsabilidade, de uma educação participativa e inclusiva, do respeito mútuo entre professor e aluno, de um professor líder que se faça respeitar pelo conhecimento e não pela imposição do poder do cargo.

Hoje, o professor tem que ser muito criativo para prender a atenção do aluno e conquistar a sua confiança. Uma grande maioria dos alunos tem deixado a desejar. Eles desrespeitam e agridem o professor, não estão voltados para o aprendizado, vão para a escola porque são obrigados, durante a aula ficam teclando o celular e mandando mensagens para os colegas, conversando, não prestam atenção na aula, fazem cópias dos trabalhos da internet e apresentam como se fossem de sua autoria,  Não estudam para as provas e colam através do celular. 

Muito tem se falado sobre o Projeto de Lei 267/11, de autoria da deputada federal Cida Borghetti (PP-PR), que visa definir responsabilidades, deveres e punições aos estudantes agressores e desrespeitosos.

O projeto de lei está em análise na Câmara. Ele prevê punições para os alunos que desrespeitarem professores ou as regras éticas e de comportamento das escolas. Em primeira instância, os alunos seriam suspensos, em caso de reincidência, poderão ser encaminhados às autoridades jurídicas.

Essa ação implicaria em mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente para inserção de claúsula normativa sobre a obrigatoriedade da correta conduta dos alunos para com o professor, enquanto estudantes no ambiente escolar. 

Cida Borghetti, com seu projeto de lei, visa proteger os professores que, rotineiramente,  sofrem atos de violência física e verbal por parte dos alunos, sem que  estes sejam punidos. Há quem aplauda a deputada, mas também há quem a critique e alegue que punição não é solução.

O assunto é polêmico e complexo. A educação carece de uma reforma profunda  e de uma oxigenação com políticas públicas eficazes e programas educativos interdisciplinares que motivem o aluno a aprender, que o ensine a conviver socialmente, que leve-o a refletir sobre sua conduta e a interferência dela na vida dos outros, e assim buscar a mudança.
 
O problema já começa em casa, alguns pais tentam compensar sua ausência sendo permissivos em demasia com os filhos, assim eles fazem o que querem e levam essa postura para a escola.
 
Algumas escolas são verdadeiros abandonos, sem qualquer infraestrutura e condições de uso.  Faltam verbas, recursos humanos e materiais, remuneração adequada dos profissionais, administração integradora e  motivadora  que aposte no acerto.  Mas existem administrações de escolas, que mesmo diante de toda essa situação decadente, se mobilizam e conseguem resultados surpreendentes. Outras, limitam-se a transferir sua incompetência e frustrações para o governo,  reclamam e imputam a este, seu insucesso. 
 
Como vemos, o problema não é tão simples, a ação de punir os alunos faltosos não vai sanar todas as deficiências da área da educação que interferem na relação professor-aluno. 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sony Pictures invadida por hackers

Odete Soares Rangel

Os roubos cibernéticos continuam, desta vez a vítima foi a Sony Pictures. Hackers dizem ter invadido uma rede de usuários da Sony e roubado cerca de 1 milhão de senhas, endereços de e-mails e outras informações confidenciais.

Os criminosos ou Lulz Security como se auto-denominam, afirmaram em comunicado ter atacado o servidor que roda o site SonyPictures.com. A empresa tem ciência desse comunicado e está investigando o caso, diz a Associated Press.

Em abril, a empresa foi forçada a tirar do ar o sistema de videogames da Sony devido a um ataque à rede online desse produto. Na época, calculou-se que 77 milhões de usuários tiveram suas contas roubadas. Esse ataque foi considerado um dos maiores da história da Internet, ele  causou prejuízos estimados em US$ 170 milhões.

Parece que os hackers não estão dispostos a dar sossego para a Sony, pois já tentaram três interferências antes do ataque desta  quinta-feira. O alvo deles que invadiram um banco de dados, era senhas não-protegidas, nomes, endereços e datas de nascimento de clientes da Sony.

O grupo criminoso declarou que os dados encontrados não estavam codificados. “A Sony armazenou 1 milhão de senhas de seus clientes em texto simples, o que significa que era uma questão de apenas pegá-las.”

Proteja-se dos roubos cibernéticos!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Senhas do gmail nas maõs de piratas da INTERNET?

Odete Soares Rangel


As notícias da manhã de hoje causaram temor aos usuários do gmail, no mundo inteiro. Você já imaginou a senha do  seu e-email nas mãos dos piratas da Internet?  O ataque teria partido da Ásia. Segundo o google, o ataque viria da  China, onde existe um centro tecnológico pertencente ao exército chinês e uma escola técnica que já foi investigada anteriormente pelos americanos, pelas mesmas suspeitas. O alvo seriam ativistas chineses, jornalistas e funcionários do governo dos EUA e outros países. O  Objetivo era descobrir senhas do gmail  para espionar mensagens trocadas pelas vítimas.

A casa braca informou que, aparentemente, não há indício de que os hackers tenham obtido sucesso. O FBI está investigando o caso,  e o governo da Coreia do Sul orientou seus funcionários a não usarem suas contas particulares do gmail. A administração do google afirmou que conseguiu conter o ataque e alertou as vítimas.

O governo da China negou as acusações e as classificou de inaceitáveis. Não há informações de que contas no Brasil tenham sido rackeadas.

Fique atento! Acompanhe as notícias do dia.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A pergunta que não cessa, usar celular pode provocar câncer?

Odete Soares Rangel

A pergunta que não cessa, o uso do celular provoca câncer? As dúvidas e preocupações de quem depende dessa ferramenta são muitas. O assunto é polêmico, as pesquisas científicas são  consideradas inconclusivas por alguns. Comenta-se na mídia que a radiação eletromagnética emitida pelo celular pode provocar câncer cerebral. Tempos atrás li uma matéria, na qual o oncologista Lennart Hardell, da Universidade de Orebro na Suécia, dizia que um estudo realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) havia confirmado as descobertas de vários grupos, de que o celular aumenta o risco de câncer no cérebro.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso do celular pode causar câncer no cérebro, uma vez que esse quando submetido às ondas eletromagnéticas emitidas pelo aparelho,  podem sofrer mutações, originando o câncer, especialmente na região temporal, próxima ao ouvido.


Para evitar a doença, os pesquisadores sugerem o uso de auriculares ou do sistema de viva voz do próprio celular durante a comunicação e manter o aparelho distante do corpo. Dormir longe do aparelho é outro alerta para preservar sua saúde.


A pesquisa revela que um indivíduo que passa cerca de 30 minutos falando ao celular diariamente, num período de 10 anos, pode ter 40% a mais de chances de desenvolver o câncer cerebral.

 No site http://idgnow.uol.com.br/telecom/2010/05/17/celular-so-causa-cancer-de-cerebro-em-casos-extremos/ há relato de que em dez anos de estudo sobre o assunto,  os pesquisadores não encontraram dados que revelassem aumento no risco de se desenvolver tumores no cérebro, pelo menos para as pessoas que o utilizam  menos de 12 horas ao dia.


A Interphones foi a maior pesquisa realizada, dentre as que tentam relacionar o uso de celulares com o desenvolvimento de câncer de cérebro. Segundo Maria Feychting, professora de epidemiologia do Instituto Karolinska e responsável pela parte do estudo conduzida na Suécia, os resultados não mostraram o desenvolvimento de nenhum tipo de câncer para pessoas que têm usado o celular há mais de dez anos.  Entretanto, para àqueles que usaram o celular por mais de 1640 horas, o estudo sugere que há um acréscimo de 40% nas chances de vir a desenvolver um glioma.


Ainda assim, os pesquisadores afirmam que erros na base de dados poderiam ser a justificativa para tal saldo. Especialistas questionam as razões da Interphones não incluir crianças no universo pesquisado e não ampliar o tempo de dez anos, esta última não foi rebatida.


Uma coisa é certa, deve haver muita pressão da mídia e dos comerciantes para a não divulgação afirmativa no sentido de aumentar os riscos da doença, pois a venda dessa ferramenta abocanhou os mercados da telefonia e não é do interesse deles que fique constatado prejuízo no seu uso, o que causaria uma queda nas vendas.


Na dúvida, leia muito sobre o assunto e tire suas próprias conclusões. Restrinja o uso do celular,  ao estritamente obrigatório e preserve sua saúde.


Leia outros artigos sobre o assunto: