PLAYLIST

sábado, 7 de setembro de 2019

"Militares resgatam história da Revolta da Armada em Santa Catarina"

"RECONSTITUIÇÃO

Militares resgatam história da Revolta da Armada em Santa Catarina 

Por Moacir Pereira
07/09/2019 - 05h30 - Atualizada em: 07/09/2019 - 05h30

A Revolta da Armada, sangrento episódio militar registrado no início da República, com consequências trágicas em Santa Catarina, foi reconstituída no Seminário sobre História da Justiça, no auditório do Tribunal de Justiça, durante palestra do vice-almirante José Carlos Mathias e do oficial Sergio Oliveira Filho, da Marinha Brasileira.

Os dois militares fizeram relatos detalhes e exibiram fotos e documentos sobre a rebelião da Marinha e os combates registrados na baia da Guanabara e na antiga Desterro.

Analisaram a motivação da revolta contra o governo florianista e a chacina de Anhatomirim. No dia 25 de abril de 1894, o coronel Moreira Cesar, interventor federal, chacinou 185 catarinenses na Fortaleza de Santa Cruz, sem qualquer processo e julgamento. Ali morreram figuras ilustres, como o marechal Gama D’Eça e o desembargador Francisco Antônio Caldas. O filho do magistrado fugiu para Porto Alegre, onde fundou o jornal “Correio do Povo”, principal jornal gaúcho no século passado, com forte circulação em Santa Catarina.Este fato histórico, muito pouco conhecido do catarinense, está sendo resgatado pelo Tribunal de Justiça, com processos inéditos, peças e documentos na exposição “Águas Revoltas”.


Mais recursos

Tarcísio de Freitas (Foto: Divulgação)

O ministro Tarcísio de Freitas convidou o presidente a Fiesc para integrar o grupo de trabalho do Ministério de Infraestrutura sobre o Plano Nacional de Logística. Durante audiência ao presidente Mário Aguiar, presentes o senador Esperidião Amin e a deputada Ângela Amin, o ministro informou que o orçamento da União para infraestrutura em 2020 é de R$ 6 bilhões, o total necessário para amenizar o drama rodoviário em SC. O ministro recebeu um exemplar do livro de Egídio Martorano Neto sobre marginalização catarinense no Plano de Logística.


Fonte:<https://www.nsctotal.com.br/colunistas/moacir-pereira/militares-resgatam-historia-da-revolta-da-armada-em-santa-catarina>


Veja ainda:

You tube

  • <https://www.todamateria.com.br/revolta-da-armada/>
  • <https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Armada>
  • <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0299_0106_01.pdf>
  • <https://www.estudopratico.com.br/revolucao-federalista-causas-e-outras-informacoes/>
  • <http://hid0141.blogspot.com/2012/07/consequencias-da-revolucao-federalista.html>
  • <http://www.funag.gov.br/ipri/btd/index.php/12-mestres-irbr/1744-a-revolta-da-armada-e-a-revolucao-federalista-na-politica-externa-brasileira-a-atuacao-dos-interesses-de-estados-unidos-inglaterra-e-portugal>

Nenhum comentário: