PLAYLIST

domingo, 29 de novembro de 2015

Tumba de Tutancâmon pode ter sala secreta



A matéria abaixo foi editada pelo jornal Diário do Sul, conforme autoria indicada ao final do texto. Mas você pode ler mais sobre o assunto nos links indicados ao final do post. 


"Tumba de Tutancâmon pode ter sala secreta


Tumba sempre intrigou especialistas - em particular devido o seu tamanho, menor do que os túmulos de outros reis. (Foto: Reprodução)
Tumba sempre intrigou especialistas - em particular devido o seu tamanho, menor do que os túmulos de outros reis. (Foto: Reprodução)
Os restos de Tutancâmon, que pode ter sido filho de Nefertiti, foram encontrados em 1922. Ele morreu há 3 mil anos, aos 19 anos. A tumba dele foi a mais preservada já descoberta no Egito – cerca de 2 mil objetos foram encontrados dentro dela. Mas seu modelo sempre intrigou especialistas – em particular devido o seu tamanho, menor do que os túmulos de outros reis. O arqueólogo Nicholas Reeves acredita que os restos de Tutancâmon podem ter sido levados para uma parte externa do que era originalmente a tumba da rainha Nefertiti.
“Claramente, parece que, com os dados do escâner, a tumba segue, como pensávamos”, disse Reeves em coletiva de imprensa com o ministro de Antiguidades egípcio, Mamdouh al-Damati, no sábado (28). “Se eu estiver certo é uma continuação – um corredor – da tumba, que terminará em outra câmara funerária”, disse ele. Os dados obtidos por aparelhos escâner serão enviados ao Japão para novas análises.
Reeves desenvolveu sua teoria após especialistas em preservação espanhóis terem sido contratados para produzir escâneres detalhados da tumba de Tutancâmon. Os escâneres foram, então, usados para produzir uma reprodução da tumba perto do Vale dos Reis, em Luxor, no Egito.
Enquanto analisava os escâneres em fevereiro, Reeves avistou o que acreditava ser marcas indicando onde dois corredores poderiam estar. O arqueólogo da Universidade do Arizona disse acreditar que Nefertiti possa estar nesta sala. Segundo ele, há indícios no desenho da tumba que indicam que ela foi concebida para armazenar os restos de uma rainha, não um rei."
Fonte:http://www.osul.com.br/tumba-de-tutancamon-pode-ter-sala-secreta/
Leiam ainda:
  1. http://www.osul.com.br/tumba-de-tutancamon-pode-conter-camara-secreta-com-nefertiti-ou-kiya/
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Tutanc%C3%A2mon
  3. http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2015/09/29/egito-anuncia-nova-descoberta-arqueoligica-na-tumba-de-tutancamon.htm
  4. http://seuhistory.com/hoje-na-historia/arqueologos-entram-na-tumba-de-do-farao-tutancamon
  5. http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/analise-com-radar-reforca-hipotese-de-area-secreta-na-tumba-de-tutancamon.html
  6. http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151128_egito_historia_tumba_hb



sábado, 28 de novembro de 2015

O romance de aventura em O Mágico de Oz



O texto que segue foi escrito por Maria Dorothea Barone Franco - Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis. Dodô, como a chamo carinhosamente, é uma das amigas que deixou saudade entre os colegas dos tempos de universidade. Ela sempre foi muito criativa e dedicada aos estudos. Fico muito feliz em divulgar seu trabalho.

"O romance de aventura em O Mágico de Oz

Um exame dos gêneros do discurso e o desenvolvimento dos personagens, tomando
como objeto de estudo a inesquecível história infantil O Mágico de Oz

Por Maria Dorothea Barone Franco


O ELEMENTO DA AVENTURA
No romance de aventura O Mágico de Oz , a heroína é uma criança- menina, perdida em uma terra fantástica, após a passagem de um devastador furacão pelo Kansas. Dorothy recebe o auxílio e a proteção da Bruxa Boa do Norte e inicia seu percurso na busca por Oz, o poderoso feiticeiro que poderá levá-la de volta ao lar.
Dorothy contempla características de uma heroína autêntica: a bondade, a honestidade, a curiosidade, a inteligência, a coragem. No decorrer de sua jornada rumo à Cidade de Esmeralda, morada do Grande Oz, a menina recebe a ajuda do fiel cãozinho Totó, do Espantalho sem cérebro, do Homem de Lata sem coração e do Leão sem coragem. Todas as personagens buscam em Oz uma solução para seus conflitos: a volta para o Kansas, um cérebro, um coração e a coragem.
Apesar das narrativas de aventuras não apresentarem complexidades em suas características psicológicas, em O Mágico de Oz os três últimos companheiros de viagem de Dorothy são ambíguos em sua descrição. Uma ambiguidade representada pelo autor:
- Que faremos? - perguntou Dorothy desesperada.

O Mágico de OzPublicado em 1900, The Wonderful Wizard of Oz (que pode ser traduzido como O Maravilhoso Feiticeiro de Oz ou O Maravilhoso Mágico de Oz) foi escrito por L. Frank Baum e ilustrado por W. W. Denslow. Tornou-se conhecido principalmente por sua adaptação para filme, em 1939, que imortalizou os sapatinhos vermelhos de Dorothy. Devido ao imenso sucesso do livro — as dez mil cópias da tiragem inicial foram vendidas quase que imediatamente —, o autor, em 1902, adaptou seu conto para o teatro, e hoje há versões musicais inspiradas na obra original, O Mágico de Oz, e as histórias subsequentemente publicadas por Baum, situadas no mesmo universo."

- Não tenho a menor ideia - respondeu o Homem de Lata, enquanto o Leão balançava a cabeça pensativo. Mas o Espantalho falou:
- Não podemos voar, nem podemos descer esta grande vala. Portanto, se não pudermos pular por cima dela, temos que ficar onde estamos.
No Espantalho vemos que, embora não seja dotado de um cérebro, é graças a ele que o grupo tem as melhores ideias para solucionar e ultrapassar os percalços do caminho. O Homem de Lata não tem coração, mas procura desviar seus grandes e pesados pés dos pequenos insetos que habitam as trilhas, de modo a protegê-los. O Leão protege seus novos amigos dos perigos diversos com sua ausência de coragem. Os três amigos de Dorothy almejam aquilo que já possuem: cérebro, coração e coragem. Será no decorrer das aventuras na terra encantada que as personagens irão necessitar dessas características, e elas serão desenvolvidas no enfrentamento e na resolução de cada peripécia.

O Homem de Lata procura um coração, mas tenta não machucar animais pequenos; 
o Leão procura coragem, mas se arrisca pelos amigos; o Espantalho procura 
um cérebro, mas resolve os problemas do grupo








Maria Dorothea Barone Franco é Mestre em Letras pelo Centro Universitário Ritter dos Reis.








Fonte:  http://literatura.uol.com.br/literatura/figuras-linguagem/42/artigo265198-3.asp

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Nota Fiscal Eletrônica

Esta mensagem é pishing. Denunciem SPAM e deletem-na.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Black Friday só com compras seguras e sem endividamento



Em datas como Black Friday,  as ofertas e as vendas aumentam consideravelmente. Mas na ânsia de não perderem as ofertas, consumidores efetuam compras em sites desconhecidos ou não pesquisados previamente. Este fator tem gerado muitas reclamações dos consumidores. Muitos deles, ao invés de adquirirem um produto, ganham mesmo um problema ou prejuízo.

Para prevenir fatos dessa natureza, o PROCON de São Paulo publicou uma lista de sites que devem ser evitados para realizar compras.  Leiam a lista dos sites, clicando no link abaixo: 



Estamos em tempo de crise, então sugiro algumas reflexões e cuidados na hora das compras.

  1. Pesquise previamente sobre o site no qual vai efetuar as compras,
  2. Tenha certeza de que a página do site é oficial e segura,
  3. Não use seus dados de identificação e cartões de crédito em sites desconhecidos,
  4. Não compre produtos que estejam muito abaixo do preço, em geral são ofertas e sites falsos,  ou produtos falsificados,   
  5. Certifique-se de que realmente tem necessidade do produto,
  6. Não realize compras de produtos só porque estão baratos, 
  7. Não se endivide com coisas desnecessárias,
  8. Adquira o produto com o modelo e a marca que você deseja, pois a troca será bem difícil, senão impossível. 



quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Intimação processual do Ministério do Trabalho

Todos nós sabemos que isto é pishing. Os órgãos judiciais não fazem intimações por esta via. Portanto, denunciem SPAM e deletem.

Os nomes das pessoas utilizados para dar credibilidade aos golpes, em geral são fictícios ou montados com partes de nomes reais de pessoas.


terça-feira, 24 de novembro de 2015

COP 21 em Paris


COP 21! O que significa?

Embora o assunto não seja novo, pois a Convenção do Clima foi adotada em 1992 (RIO 92), pessoas ainda desconhecem esse importante evento.

A 21ª Conferência do Clima (Conferência das Partes - COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC) será realizada de 30.11 à 11 de dezembro de 2015, em Paris. O evento terá como principal objetivo firmar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), e consequentemente o aquecimento global.  A intenção é limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. O evento contará com a presença de chefes de Estado e de governo em sua jornada inaugural.

Se o Acordo de Paris for aprovado, esse documento substituirá o Protocolo de Kyoto (primeiro conjunto de metas de redução de gases responsáveis pelo efeito estufa adotado mundialmente), cuja vigência expira em 2020. Sabe-se que essas metas de redução não foram cumpridas e está ainda mais quente.
 
Ban Ki-moon (secretário-geral da Organização das Nações Unidas - ONU), tem se manifestado sobre a importância da COP 21 para frear o impacto da mudança climática em todo o mundo.

A mídia divulgou que 600 mil pessoas foram mortas em razão das catástrofes climáticas, portanto diminuir o aquecimento global é uma das prioridades da Conferência Internacional sobre o clima, em Paris (COP 21). E a considerar as últimas ocorrências essa estatística já deve ter aumentado seus números.

Causas do aquecimento global
  1.  o aumento no nível de dióxido de carbono (CO2),
  2. gases emitidos por atividades humanas como a queimada e desmatamento de florestas,
  3. uso de combustíveis fósseis (carros movidos à gasolina ou diesel),
  4. produção de energia térmica,
  5. produção de lixo e resíduos industriais.
Consequências 

  1. derretimento de geleiras,
  2. aumento na elevação dos mares,
  3. escassez de água,
  4. morte de corais,
  5. extinção de espécies e fenômenos climáticos abruptos.

É preciso que nos conscientizemos  que enquanto maior for a demora para colocar as metas da diminuição dos efeitos do aquecimento global em prática, maiores serão os riscos para o meio ambiente e para a humanidade. Que cada um faça bem a sua parte para que o planeta ainda possa ser salvo.

Leia ainda:
<http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/COP-21-a-caminho-da-Conferencia-do-Clima-ou-do-colapso-planetario-/3/34917>
<http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/tag/cop21/>
<http://www.envolverde.com.br/category/1-1-canais/cop21/>
<http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-do-clima-com-poluicao-recorde-acordo-global-em-2015-sera-decisivo-para-limitar-o-aquecimento-da-terra.htm>



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O Homem sem Sorte ou sem Visão?

O homem sem sorte! Busquei a autoria desse conto africano, mas além de não encontrá-la, me deparei com diversas versões do texto, o que se justifica por ser ele um conto de tradição oral, portanto variando segundo a visão e a intenção de quem o conta.Conheci o texto numa sessão de psicoterapia com a Dra. Marcia Alencar. 

Ela, além de ser uma excelente profissional, é um ser humano extraordinário. Depois que iniciei meu tratamento com ela, minha vida melhorou significativamente e ganhou um novo sentido. Aprendi que tenho oportunidades, mas se eu não tirar a viseira e não quiser mudar, não as perceberei e minha vida continuaria sendo uma constante confusão mental.


E foi com ela que descobri este excelente vídeo com a palestra motivacional do professor e contador de histórias Roberto Carlos Ramos, a qual você não pode deixar de assistir. E também você pode assistir ao filme  “O contador de histórias” de Luiz Villaça, baseado na vida de Roberto Carlos Ramos.

Segundo leituras realizadas sobre o conto, descobri que ele foi publicado em livro, pela primeira vez, através da entidade Nossa Escola, na década de 1990. Foi narrado por Inno Sorsy, uma performer, professora, especialista em técnica vocal e consultora na arte de contar histórias de renome internacional, nascida na fronteira entre Gana e Togo.

O conto nos mostra exatamente que a sorte sorrirá para todos àqueles que derem atenção para tudo o que ocorre no seu dia-a-dia, para quem realmente perceber as oportunidades e buscá-las insistentemente.

Não deixe sua vida passar como se você não tivesse opções,nem oportunidades, mas tenha coragem para engendrar mudanças, para enfrentar as adversidades e tirar uma lição positiva e de crescimento em cada vivência, seja ela desejada ou não. 

Observemos que o protagonista do nosso conto teve oportunidades. Mas ele as rejeitou quando não lhes deu a devida importância, em detrimento da pressa, da busca frenética sem objetivo. Esta abreviou sua vida. Ele morreu em função da sua cegueira, da sua falta de visão em não reconhecer as oportunidades.  Recusou o convite da moça e o tesouro oferecido pela árvore, não teve discernimento e bom senso para julgar as situações como um caminho de muitas oportunidades.

Se somos a soma dos nossos pensamentos, ele morreu como viveu, se julgando um homem sem sorte, pois não foi capaz de reconhecer as oportunidades.

Leia o conto:
"Vivia, perto de uma aldeia, um homem. Um homem que era completamente sem sorte. Nada do que ele fazia dava certo. Muitas vezes ele plantava sementes, e o vento vinha e as levava. Outras vezes, era a chuva que vinha tão violenta e carregava as sementes. Outras vezes, ainda, as sementes permaneciam sob a terra, mas o sol era tão quente que as cozinhava. E ele se queixava com as pessoas, e as pessoas escutavam suas queixas, da primeira vez com simpatia; depois com um certo desconforto; e enfim, quando o viam, mudavam de caminho, ou entravam para dentro de suas casas, fechando portas e janelas, evitando-o.
Então, além de sem sorte, o homem se tornou chato e muito só. Ele começou a querer achar um culpado para o que acontecia com ele. Analisando a situação de sua família, percebeu que seu pai era um homem de sorte; sua mãe, esta tinha sorte por ter se casado com seu pai; e seus irmãos eram muito bem sucedidos; pois então, se não era um caso genético, só poderia ser coisa do Criador. E depois de muito pensar, resolveu tomar uma atitude e ir até o fim do mundo falar com o Criador, que, como Criador de tudo, deveria ter uma resposta.
Arrumou sua malinha, algum alimento e partiu rumo ao fim do mundo. Andou um dia, um mês, um ano e um dia e, pouco antes de entrar numa grande floresta, ouviu uma voz:
— Moço, ajude-me. Ele então olhou para os lados, procurando alguém. Até que se deparou com um lobo, magro, quase sem pelos. Era pele e osso o infeliz. Dava para contar suas costelas.
Ele falou:
— Há três meses, estou nesta situação. Não sei o que está acontecendo comigo. Não tenho forças para me levantar daqui.
O homem refeito do susto respondeu:
— Você está se queixando à toa... Eu tive azar a vida inteira. O que são três meses? Mas faça como eu. Procure uma resposta. Eu estou indo procurar o Criador para resolver o meu problema.
— Se eu não tenho forças nem para ir ao rio beber água... Faça este favor para mim. Você está indo vê-lo; pergunte o que está acontecendo comigo. O homem fez um sinal de insatisfação e disse que estava muito preocupado com seu problema, mas, se lembrasse, perguntaria. Virando as costas, continuou seu caminho.
Andou um dia, um mês, um ano e um dia e de repente, ao tropeçar numa raiz, ouviu:
— Moço, cuidado. E quando olhou, viu uma folhinha que vinha caindo, caindo. Olhando para cima, viu a árvore com apenas duas folhinhas.
Levantou-se e observando suas raízes desenterradas, seus galhos retorcidos, sua casca soltando-se do tronco, falou:
— Você não se envergonha? Olhe as outras árvores a sua volta e diga se você pode ser chamada de árvore? Conserte sua postura.
A árvore, com uma voz de muita dor, disse:
— Não sei o que está acontecendo comigo. Estou me sentindo tão doente. Há seis meses que minhas folhas estão caindo e agora, como vês, só restam duas... E, no fim de uma conversa, pediu ao homem que procurasse uma solução com o Criador.
Contrariado, o homem virou as costas com mais uma incumbência. Andou um dia, um mês, um ano e um dia e chegou a um vale muito florido, com flores de todas as cores e perfumes. Mas o homem não reparou nisto. Chegou até uma casa e, na frente da casa, estava uma moça muito bonita que o convidou a entrar.
Eles conversaram longamente e, quando o homem deu por si, já era madrugada. Ele se levantou dizendo que não podia perder tempo e, quando já estava saindo, ela lhe pediu um favor:
— Você que vai procurar o Criador, podia perguntar uma coisa para mim? É que, de vez em quando, sinto um vazio no peito, que não tem motivo, nem explicação. Gostaria de saber o que é e o que posso fazer por isso.
O homem prometeu que perguntaria e virou as costas e andou um dia, um mês, um ano e um dia e chegou, por fim, ao fim do mundo. Sentou-se e ficou esperando até que ouviu uma voz. E uma voz no fim do mundo, só podia ser a voz do criador...
— Tenho muitos nomes. Chamam-me também de Criador...
E o homem contou então toda a sua triste vida. Conversou longamente com a voz, até que se levantou e, virando as costas foi saindo, quando a voz lhe perguntou:
— Você não está se esquecendo de nada? Não ficou de saber respostas para uma árvore, para um lobo e para uma jovem?
— Tem razão. E voltou-se para ouvir o que tinha que ser dito.
Depois de um tempinho, virou-se e correu mais rápido que o vento, até que chegou na casa da jovem. Como ela estava em frente à casa, vendo-o passar chamou:
—Ei! Você conseguiu encontrar o Criador? Teve as respostas que queria?
—Sim! Claro! O Criador disse que minha sorte está há muito no mundo. Basta ficar alerta para perceber a hora de apanhá-la!
— E quanto a mim, você teve a chance de fazer a minha pergunta?
— Ah! O Criador disse que o que você sente é solidão. Assim que encontrar um companheiro, vai ser completamente feliz, e mais feliz ainda vai ser o seu companheiro.
A jovem então abriu um sorriso e perguntou ao homem se ele queria ser este companheiro.
— Claro que não. Já trouxe a sua resposta. Não posso ficar aqui perdendo tempo com você. Não foi para ficar aqui que fiz toda esta jornada. Adeus!
Virando as costas, correu, mais rápido do que a água, até a floresta onde estava a árvore. Ele nem se lembrava dela.
Mas quando novamente tropeçou em sua raiz, viu caindo uma última folhinha. Ela perguntou se ele tinha uma resposta, ao que o homem respondeu:
— Tenho muita pressa e vou ser breve, pois estou indo em busca de minha sorte, e ela está no mundo.
O Criador disse que você tem, embaixo de suas raízes, uma caixa de ferro cheia de moedas de ouro. O ferro desta caixa está corroendo suas raízes. Se você cavar e tirar este tesouro daí vai terminar todo o seu sofrimento, e você vai poder virar uma árvore saudável novamente.
— Por favor! Faça isto por mim! Você pode ficar com o tesouro. Ele não serve para mim. Eu só quero de novo minha força e energia. O homem deu um pulo e falou indignado:
— Você está me achando com cara de quê? Já trouxe a resposta para você. Agora resolva o seu problema. O Criador falou que minha sorte está no mundo, e eu não posso perder tempo aqui, conversando com você, muito menos sujando minhas mãos na terra.
Virando as costas, correu, mais rápido do que a luz atravessou a floresta, e chegou onde estava o lobo, mais magro ainda e mais fraco.
O homem se dirigiu a ele apressadamente e disse:
— O Criador mandou lhe falar que você não está doente. O que você tem é fome. Está a morrer de inanição e, como não tem forças mais para sair e caçar, vai morrer aí mesmo. A não ser que passe por aqui uma criatura bastante estúpida e você consiga comê-la.
Nesse momento, os olhos do lobo se encheram de um brilho estranho e, reunindo o restante de suas forças, o lobo deu um pulo e... nhac! comeu o homem "sem sorte"."

Fonte do conto e do vídeo:
<http://www.nossaescola.com.br/unidade1/blog.php?id=MTU4OA==>

<https://m.youtube.com/watch?v=lxQnFSgSnz8>

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Confirmação de Envio - Seu pedido já está na transportadora

Confirmação de Envio - Seu pedido já está na transportadora. Internautas este é mais um pishing disseminado na rede de forma fraudulentaRetirei os links para protegê-los.

A mensagem foi enviada por cis06.ciscolink.com.br, porém se fazendo passar por outra pessoa, neste caso, usando meu e-mail sem minha anuência.

Denunciem SPAM e deletem.


quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Não entre em fria ao fazer compras pela internet

Cartão  de crédito é melhor opção do que boleto, pois o pagamento via boleto não pode ser estornado sem alguma intervenção jurídica. (Foto: Reprodução)

Cartão de crédito é melhor opção do que boleto, pois o pagamento via boleto não pode ser estornado sem alguma intervenção jurídica. (Foto: Reprodução)
Entre as mudanças que vêm ocorrendo no comportamento do consumidor está a crescente preocupação em relação à segurança nas compras on-line. Raquel Abrantes, analista de e-commerce do Sebrae, observa que o consumidor está mais consciente e já se habituou a verificar se o site exibe cadeado, possui certificações de segurança e sistemas antifraude.
Ainda assim, Kenneth Corrêa, diretor de tecnologia do Grupo WTW e da Gestão Ativa Soluções Web, alerta que não existe uma receita perfeita, que garanta que uma loja seja 100% confiável. Para analisar a confiabilidade de um site de comércio eletrônico ele lembra que, em 2014, surgiu uma nova legislação que exige das lojas virtuais a apresentação de CNPJ e endereço completo no rodapé do site. O consumidor deve verificar se essas informações estão disponíveis, assim como se há um telefone de contato bem visível.
Corrêa recomenda, ainda, uma pesquisa pelo nome da loja nos buscadores e que o consumidor verifique se, na primeira e na segunda páginas de resultados, existem reclamações em fóruns ou no site Reclame Aqui.
Ambiente protegido.
Em relação à segurança da informação, é preciso checar se o site possui selo do Site Blindado. Ainda que o possua, é importante checar, pois há vários selos falsos. Uma outra dica mais técnica é procurar informações sobre o domínio (endereço eletrônico) da loja. Ou seja, acessar o órgão Registro.br e pesquisar o endereço eletrônico, conferindo se ele pertence ao mesmo CNPJ da loja, ou também verificar se o site possui um certificado de segurança quando o consumidor faz login.
Se o consumidor estiver com dúvida sobre a idoneidade do site, outra opção é ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e solicitar informações.
Pagamento seguro.
Para a segurança no momento do pagamento, na tela onde são digitados os dados de cartão de crédito é obrigatório que o consumidor esteja em ambiente seguro. Isto pode ser avaliado checando se a barra de endereços do navegador aparece na cor verde e com um cadeado.
Mas ele adverte que caso a pessoa não se sinta totalmente segura, é melhor pagar com cartão de crédito do que com boleto, pois o pagamento via boleto não pode ser estornado sem alguma intervenção jurídica. “Se o site tiver algum meio intermediário de pagamento, como o PagSeguro, bCash, MoIP, Paypal, entre outros, o consumidor pode ficar mais tranquilo, pois estes meios também se responsabilizarão por possíveis fraudes”, esclarece.
O dispositivo de acesso também é importante para a segurança. É recomendável utilizar um computador pessoal, pois computadores públicos podem ter algum software de monitoramento ou captura de dados e armazenar esses dados para uso indevido. Como sempre há a possibilidade de fraude, não dá para contar apenas com o e-mail de confirmação de pedido, mas também a tela de confirmação do mesmo, que normalmente deve gerar um número.
Direito de arrependimento.
Caso o consumidor não fique satisfeito com o produto comprado, ele tem direito a devolvê-lo. No Brasil, a Lei 7.962/2013, conhecida como “Lei do e-commerce”, determina o Direito de Arrependimento, que concede sete dias – contados a partir do dia em que o produto chegou no endereço do consumidor – para devolver o produto sem dar explicação ou motivo, tal como o mal funcionamento. O consumidor ainda tem 30 dias para devolver o produto se ele apresentar problemas, mas nesse caso é necessário justificar."
Fonte: http://www.osul.com.br/nao-entre-em-fria-ao-fazer-compras-pela-internet/

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Intimação MPJ ou Vale-Presente do Boticário?Um pishing redesenhado


Intimação do Ministério Público da Justiça ou Vale-presente do Boticário? O leitor precisa estar atento aos textos dessas mensagens. O deste pishing chega a ser bizarro. Provavelmente aproveitaram uma mensagem e a  reescreveram, mas esqueceram de alterar o título do assunto que não tem nenhuma relação com o qual tentaram ludibriar você.

Denunciem SPAM e deletem-na!


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Curso debitado em cartão de crédito, FRAUDE!


Não contratei curso algum da empresa Estratégia Concursos. Assim, espero que a empresa cujo nome enviou a mensagem ou teve seu nome usado de forma fraudulenta se manifeste sobre. Possivelmente trata-se de pishing, pois continha códigos maliciosos compostos de letras e números que retirei para proteger os leitores do blog.

domingo, 15 de novembro de 2015

CPF na nota 10 - Seu cupom fiscal foi sorteado

Se receberem esse pishing, denunciem SPAM e deletem. Retirei os links para proteger os leitores, eles remetem para outra página (http://ow.ly/UyRuD).

De: CPF na Nota <contato143@mpprf.com.br>
Data: 13 de novembro de 2015 15:28
Assunto: Parabéns seu cupom fiscal foi sorteado. - 104553


SORTEIO CPF NA NOTA 10 - Novembro de 2015

Prezado(a),
Segue o e-mail de validação para resgate do seu cupom fiscal do último sorteio realizado no mês de novembro.
Importante: Para visualizar o seu bilhete prêmiado acesso o portal CPF na NOTA o mais breve possível.
Extração: Estadual
Data da extração da loteria federal: 10/11/2015
Em todas as suas compras exija a Nota Fiscal e informe seu CPF

Premiação


Quantidade de prêmiosValor dos prêmios
2R$ 200.000,00
10R$ 10.000,00
25R$ 5.000,00
55R$ 1.000,00

ACESSO: PORTAL CPF NA NOTA

Informações utilizadas e geradas no processo de sorteio

  • Arquivo público de bilhetes (arquivo com listagem de bilhetes por CPF com seu cupom premiado)
  • Aplicativo de sorteio, versão 3.0
  • Arquivo para importação de extrações
  • Quantidade de bilhetes: 7.909.162
  • Informações do sorteio conforme Portaria N° 41/2015 publicada 10/11/2015

    • 1Arquivo público: é o arquivo com a listagem de bilhetes por CPF que, para garantir a privacidade do cidadão, não contém a identificação completa do CPF.
    • 2Arquivo privado: é o arquivo com a listagem de bilhetes por CPF que, para garantir a privacidade do cidadão, não é publicado, sendo utilizado apenas para efeitos de auditoria do Programa.
    • 3Código hash: código gerado com base no conteúdo do arquivo, utilizando-se o algoritmo público "MD5", visando garantir que o arquivo não foi modificado após sua publicação.

sábado, 14 de novembro de 2015

Adiantamento a depositantes - Cartório 2º Ofício

Se receberem este pishing, denunciem SPAM e deletem. Posso lhes assegurar que não possuo débitos com o Banco do Brasil. Os inúmeros erros de concordância e de grafia indicam o golpe. E lembre-se que o nome do emissário pode ter sido usado de forma fraudulenta ou fictícia. Veja ainda o código malicioso inserido ao final da mensagem.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Lista de pedido de orçamento

Se receberem essa mensagem, denunciem SPAM e deletem-na. Lembre-se que os nomes utilizados na mensagem podem ser fictícios ou usados de forma fraudulenta.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Boleto pendente

Se receberem este pishing, denunciem SPAM e deletem. Posso lhes assegurar que não possuo débitos pendentes, assim como você. Os inúmeros erros na grafia comuns nos pishings já indicam o golpe. E lembre-se que o nome do emissário pode ter sido usado de forma fraudulenta ou fictícia.





quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Fábula "O Homem que queria comprar sapatos" por Han Feizi


"Um homem do reino de Zheng* decidiu comprar um par de sapatos. Pegou a fita métrica, mediu seu pé direito e depois seu pé esquerdo. Ao sair, esqueceu a fita e as anotações sobre a cadeira. Mais tarde, quando encontrou os sapatos que queria, deu-se conta do esquecimento e suspirou desanimado:
- Puxa, eu me esqueci de trazer as medidas!
Voltou correndo para casa, a fim de buscá-las.
Ao retornar ao mercado, a feira tinha acabado e não havia mais nada aberto, e ele ficou muito triste porque não pôde comprar os sapatos.
- Por que não experimentou os sapatos? - alguém lhe perguntou
Ele respondeu que acreditava mais na fita métrica do que nos seus pés.

*Reino de Zhenge
: um dos feudos da disnatia Zhou (1100-256 a.C.), localizado na atual prov~incia Henan, no norte da China.


Fonte:   CAPPARELLI, Sérgio; SCHMALTZ, Márcia. "O Homem que queria comprar sapatos". In: Fábulas chinesas. 1. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012. p.13


Para quem gosta de fábulas (Narração imaginária, ficção artificiosa, Narrativa mitológica), O livro Fábulas Chinesas com a organização e a tradução de Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz, da L & PM editores é uma ótima dica. O livro (coleção pocket)  contém apenas 64 páginas e um ótimo preço. Seus textos breves e leves possuem uma linguagem de fácil compreensão, mas nem sempre superam a expectativa do leitor, o qual às vezes espera por um mistério ou final mais intrigante que nem sempre acontece. Mas o certo é que cada um dos textos possui uma sabedoria implícita que precisa ser entendida.

Essa fábula nos ensina muito, pois vivemos num mundo tão dinâmico e fazemos as coisas tão automáticas, que sequer refletimos sobre a ação, a causa e as consequências. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Santander, mais um pishing para roubar você


Cuidado internautas! O pishing disseminado na rede na data de hoje usa o CNPJ real do Santander. Este fato, mais o alto valor da suposta multa podem deixar você em dúvidas se deve realizar o cadastramento. Não faça isso! Os links da mensagem remetem para outra página http://www.palestreelixia.it/nii1.php.

Espero que a Administração do Santander adote providências contra os golpistas.

Denunciem SPAM e deletem a mesma.


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Depósito efetuado em sua conta corrente


Se receberem a mensagem, denunciem SPAM e deletem-na. Na mensagem original aparece um quadradinho à esquerda, nesse há um código malicioso escondido, composto por números e letras. 















sábado, 7 de novembro de 2015

Sete milhões de devedores estão fora de “lista suja”

"Sete milhões de devedores estão fora de “lista suja”

Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos,  21,5 bilhões de reais  em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito. (Foto: Reprodução)Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos, 21,5 bilhões de reais em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito. (Foto: Reprodução)
Sete milhões de consumidores com 10 milhões de dívidas em atraso em São Paulo deixaram de ser incluídos em setembro e outubro nos cadastros de inadimplentes das três principais empresas do setor de proteção ao crédito.
Segundo levantamento da Serasa Experian, SPC Brasil e Boa Vista SCPC, esses devedores têm, juntos, 21,5 bilhões de reais em dívidas que não estão sendo contabilizadas – o que pode ter impacto no mercado de crédito.
São consumidores que deixaram de ter seus nomes inclusos na “lista suja” de cada uma das três empresas porque desde setembro a lei paulista n 15.659 voltou a vigorar, obrigando o envio de carta AR (aviso de recebimento) aos devedores em atraso, antes de inscrever seu nome em órgãos de proteção ao crédito.
Sem a lei, as empresas enviavam carta simples e o consumidor tinha prazo de dez dias para pagar. Se não regularizasse a dívida, era incluído na lista de inadimplentes.
Proposta pelo deputado Rui Falcão (PT), a lei entrou em vigor no Estado em janeiro, mas em março, a Justiça concedeu uma liminar favorecendo o comércio e impedindo a obrigatoriedade. Em agosto, porém, a liminar foi derrubada e o envio de carta AR se tornou obrigatório em São Paulo desde setembro.
Houve recurso, e o Tribunal de Justiça deverá avaliar a questão na quarta-feira.
Segundo as empresas de proteção ao crédito, como a carta AR é mais cara que a simples, muitos credores – principalmente varejistas de menor porte e concessionárias de serviços públicos – não enviam a carta registrada devido ao custo. A simples custa 1,40 reais, e a AR, 8,60 reais. (Folhapress)Bom Internautas, Obrigada por sua visita ao blog e comentário!"

Fonte: http://www.osul.com.br/sete-milhoes-de-devedores-estao-fora-de-lista-suja/

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

TÍTULO PROTESTADO

Denunciem SPAM e deletem a mensagem. Como eu, você nunca deve ter tido um título protestado.




terça-feira, 3 de novembro de 2015

Retorno Certo - Cota10


Retorno Certo - Cota10! Conheça HOJE o melhor negócio da tua Vida! Essa mensagem apesar de não ser enviada para você, chega na sua caixa de e-mail. 

Não existe fórmula mágica de ganhar dinheiro. Pirâmide financeira é crime e você poderá responder judicialmente por isso, se estiver participando. 

Você certamente deve ler sobre as fraudes que estão ocorrendo, e não vai preencher cadastros on-line e fornecer dados pessoais, inclusive número da sua conta bancária para pessoas desconhecidas, a menos que queira ser lesado. Não faça isso!

Observe o endereço de e-mail com final (AU) extensão da Austrália e fique atento. A escolha é sua, os riscos também!