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domingo, 23 de junho de 2013

GOLPE BANCÁRIO, SEM PEDIR SEUS DADOS !!!

Odete Soares Rangel

Recebi esta mensagem via e-mail de uma amiga. Ela relata um golpe bancário realizado por telefone sem pedir seus dados, pois já estão de posse desses, apenas vão falando e pedem que a pessoa confirme. 

Primeiro erro do lesado, nunca atenda telefonemas de desconhecidos e passem dados pessoais por telefone. 

Ligue ou se dirija a sua agência bancária quando tiver dúvidas.  O que os bancos fazem é diferente, quando você liga para a agência para realizar determinadas operações via fone, eles pedem que você confirme alguns dados, mas eles pedem as informações e você as fornece, diferentemente do relatado nessa memsagem. Você informa os dados, você não os confirma.

Mas o golpe não é um novo tipo de crime, vejam que ele foi alvo de divulgação no Canal Rio Claro, na data de 23.07.2011. Veja no link (http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/2883/.htmla notícia completa. 

Portanto, fiquem atentos e não caiam nesse golpe!!!


GOLPE BANCÁRIO, SEM PEDIR SEUS DADOS !!!

Recebi, por volta das 15h de ontem, uma ligação no meu celular, de uma pessoa que se identificou como do Setor de Fraudes do Banco onde possuo conta). Ela questionou se eu havia feito operações de débito ontem. Por azar, eu fiz, e disse que sim. Ato contínuo, ela informou que na transição do Banco para o Banco ........., era praxe uma verificação com o cliente sobre tais operações. Segundo ela, após tentativas de contato com o meu telefone fixo (ela falou o número do meu telefone fixo), como ninguém atendeu (e de fato não tinha ninguém em casa), referido "Setor de Fraudes" "bloqueou temporariamente meu cartão", e precisava da minha confirmação para a liberação.

Ato contínuo, ela confirmou todos os meus dados (ela falou meu nome completo, nome dos meus pais, meu endereço, meu CPF, etc., e eu simplesmente falava ok, como, aliás, é o procedimento de praxe dos bancos. Notem que eu não passei nenhum dado pessoal, isto é, ela falava e eu apenas concordava com os dados que ela passava. Ato contínuo, ela falou "Obrigado pela confirmação. Para a liberação do seu cartão, com validade até maio de 2014 (ela sabia a data que o meu cartão expirava), preciso que o senhor dite o número". E eu, diante de todas as confirmações, inclusive quanto à data de validade, ditei normalmente o número constante na frente do cartão. Ela agradeceu e disse que estava desbloqueando.

Solicitei, então, o número de protocolo, quando ela gaguejou, me passou qualquer número e logo suspeitei. Imediatamente liguei para a Central de Atendimentos do meu Banco e, enquanto falava com eles, acessei minha conta pela internet, quando constatei que já haviam sido realizadas três transferências sem minha autorização. Fiz o protocolo de reclamação e agora aguardo a análise do setor de fraudes.

Notem que, neste golpe, você não passa nenhuma informação pessoal ou senha. A pessoa já tem os nossos dados (facilmente obtidos pelo mercado paralelo de venda de informações), inclusive do cartão.

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