Odete Soares Rangel
Recebi esta mensagem via e-mail de uma amiga. Ela relata um golpe bancário realizado por telefone sem pedir seus dados, pois já estão de posse desses, apenas vão falando e pedem que a pessoa confirme.
Primeiro erro do lesado, nunca atenda telefonemas de desconhecidos e passem dados pessoais por telefone.
Ligue ou se dirija a sua agência bancária quando tiver dúvidas. O que os bancos fazem é diferente, quando você liga para a agência para realizar determinadas operações via fone, eles pedem que você confirme alguns dados, mas eles pedem as informações e você as fornece, diferentemente do relatado nessa memsagem. Você informa os dados, você não os confirma.
Mas o golpe não é um novo tipo de crime, vejam que ele foi alvo de divulgação no Canal Rio Claro, na data de 23.07.2011. Veja no link (http://www.canalrioclaro.com.br/noticia/2883/.html) a notícia completa. .
Portanto, fiquem atentos e não caiam nesse golpe!!!
GOLPE BANCÁRIO, SEM
PEDIR SEUS DADOS !!!
Recebi, por volta das 15h de ontem, uma ligação no meu
celular, de uma pessoa que se identificou como do Setor de Fraudes do Banco onde
possuo conta). Ela questionou se eu havia feito operações de débito ontem. Por
azar, eu fiz, e disse que sim. Ato contínuo, ela informou que na transição do
Banco para o Banco ........., era praxe uma verificação com o cliente sobre
tais operações. Segundo ela, após tentativas de contato com o meu telefone fixo
(ela falou o número do meu telefone fixo), como ninguém atendeu (e de fato não
tinha ninguém em casa), referido "Setor de Fraudes" "bloqueou
temporariamente meu cartão", e precisava da minha confirmação para a
liberação.
Ato contínuo, ela confirmou todos os meus dados (ela falou
meu nome completo, nome dos meus pais, meu endereço, meu CPF, etc., e eu
simplesmente falava ok, como, aliás, é o procedimento de praxe dos bancos.
Notem que eu não passei nenhum dado pessoal, isto é, ela falava e eu apenas
concordava com os dados que ela passava. Ato contínuo, ela falou "Obrigado
pela confirmação. Para a liberação do seu cartão, com validade até maio de 2014
(ela sabia a data que o meu cartão expirava), preciso que o senhor dite o
número". E eu, diante de todas as confirmações, inclusive quanto à data de
validade, ditei normalmente o número constante na frente do cartão. Ela
agradeceu e disse que estava desbloqueando.
Solicitei, então, o número de protocolo, quando ela
gaguejou, me passou qualquer número e logo suspeitei. Imediatamente liguei para
a Central de Atendimentos do meu Banco e, enquanto falava com eles, acessei
minha conta pela internet, quando constatei que já haviam sido realizadas três
transferências sem minha autorização. Fiz o protocolo de reclamação e agora
aguardo a análise do setor de fraudes.
Notem que, neste golpe, você não passa nenhuma informação
pessoal ou senha. A pessoa já tem os nossos dados (facilmente obtidos pelo
mercado paralelo de venda de informações), inclusive do cartão.
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