PLAYLIST

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mil Vídeos de Músicas

Odete Soares Rangel

Recebi esta mensagem, testei-a e estou dividindo com você. Assim, poderá ouvir a música que gostas de um jeito fácil e descomplicado, tornando seu dia-a-dia mais alegre e feliz. O link  http://www.planetarei.com.br/100anos/index.htm conta com 10.000 vídeos de música entre os anos de 1.904 e 2.008. Siga as instruções:

  • Clique no site, 
  • Depois no ano,
  • Aparecerá a relação das musicas,
  • Clique na mão em preto ao lado do nome da canção e surgirá o artista cantando a música no You Tube.
Minhas músicas preferidas estão ali, ouvi Sutilmente inúmeras vezes. É realmente muito bom. Certamente a sua música estará no site em vídeo! Encontre-a e divirta-se! Veja a seguir o vídeo com a música É isso aí com a Ana Carolina & seu Jorge. Lindo!



Obrigada Sueli por me presentear com essa informação!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Presentes de Natal, uma origem cultural

Odete Soares Rangel

Presentes no Natal, uma obrigação, um vínculo afetivo ou uma questão cultural? George Vidor do canal Globo News  entrevistou Carmen Migueles, professora da Fundação Dom Cabral, a qual esclareceu detalhes importantes sobre os presentes nos EUA, Brasil e Japão.

Ela diz que no Brasil é uma grande festa, que o presente caracteriza a construção de um vinculo afetivo, tem relação com amor, com generosidade. O Natal é o momento de viver o sonho presenteando pessoas da família e amigos com algo supostamente desejado, mas sem condições de adquirí-lo. É como se dissesse que está presenteando-o porque gosta da pessoa.

Há uma tendência no ato de presentear. As classes sociais A e B desejam escapar dos shoppings lotados, do estresse das compras e da falta de tempo. Deste modo, escolhem instituições de caridade ou causas, às quais doam os recursos que seriam gastos nos presentes. Há um entendimento de que essas pessoas possuem todas as coisas de que necessitam, presentes seriam desnecessários.

As classes C e D também apresentam mudanças. Eles estão fazendo aquisição de bens de maiores valores. No momento, há uma demanda por máquinas de lavar roupas. Por exemplo, as mulheres evangélicas lavam roupas no final de semana, assim não dispõem de tempo para frequentarem os cultos na igreja. Elas adquirem a máquina que as libera das atividades domésticas para cumprirem sua agenda religiosa e dedicar-se a redes de relacionamentos que lhe possibilitam conseguir melhores empregos.

No Japão (atrelado ao Budismo) não há Natal, mas sim duas celebrações religiosas que são os solstícios de verão e inverno. O de inverno coincide com o Natal no Brasil. O presente lá significa gratidão. Eles presenteiam pessoas que se destacaram por cuidarem bem das famílias, porém com coisas que são consumidas em curto espaço de tempo (óleo de cozinha, papel higiênico, temperos). Isto, porque as casas são pequenas e não há espaços para coisas desnecessárias. Seria uma indelicadeza dar um presente que significasse o seu gosto pessoal.

Nos EUA o presente é individual e mais caro, marca o vínculo entre dois indivíduos, enquanto no Brasil marca as relações familiares, se presenteiam os membros da família.

Enfim, a entrevista deixa claro que em cada sociedade a cultura resignifica o presente. Carmem diz que a cultura, os valores e a apropriação do mundo material estruturam a sociabilidade.

O que é certo em qualquer lugar do mundo, é que as pessoas deveriam presentear com presentes simbólicos e não com bens materiais que os levam a um consumismo exagerado. Deveriam se preocupar em demonstrar afetividade, esta sim é o presente mais significativo e duradouro.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Livro de Receitas

Odete Soares Rangel

O Natal se aproxima, há muitas dúvidas em relação ao cardápio, quem sabe você encontra o que precisa no livro de receitas digital. Click no link  http://www.livrodereceitas.com/.

Boas Festas!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Relações Humanas harmônicas, caminho para o sucesso

Odete Soares Rangel

Falar em relações humanas é falar de interação entre indivíduos. As relações sociais nem sempre são harmoniosas, por isso muita habilidade e equilíbrio são fundamentais para quem lida com seres humanos. Sempre fui fascinada por tudo o que se refere ao lidar com  pessoas. Não sou psicóloga, mas talvez devesse ter sido. Encanto-me tentando entender o que vai na mente e fala das pessoas, inclusive nas minhas. Por vezes me pego absorta olhando o vai e vem das pessoas, seus movimentos leves, bruscos, suas irritações, seus momentos de euforia; um misto de sentimentos que fazem de cada um, um ser único. Posso garantir que é um grande aprendizado. Uma boa dica para se relacionar bem com as pessoas é usar a empatia, quando você se coloca no lugar do outro fica mais fácil compreendê-lo.

A HSM sempre traz experts para falar de RH. Veja a seguir introdução de alguns artigos e links respectivos encontrados no site da empresa  http://www.hsm.com.br/

“O ambiente de trabalho favorece a manifestação de dificuldade no trato com o outro. Confira as recomendações para driblar as pessoas caracterizadas como difíceis no ambiente corporativo.”
“Lidar com pessoas problemáticas, mas talentosas, é um desafio para muitos líderes. Veja as dicas de alguns especialistas, como Daniel Goleman, para evitar a demissão de algum funcionário difícil.”

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Esclarecimento da Nestlé ao consumidor

Odete Soares Rangel

Quem já não recebeu uma mensagem igual a que segue e decidiu apostar no inacreditável. Incomodada com tantos e-mails recebidos com a referida mensagem e com a inocência das pessoas, obviamente não a repassei e decidi dar um basta nesta idiotice. Contatei com a Nestlé que, gentilmente, respondeu-me. Se depois disto, ainda continuar acreditando no inexistente, por favor não a envie para meu correio eletrônico.  Estou farta de msgs dessa natureza, as quais só servem para encher sua caixa de e-mail e para quem acredita em conto de fadas. Acordem, a Nestlé não precisa disso, seus produtos possuem qualidade o suficiente para serem bem aceitos. É Natal, mas não acreditem em Papai Noel, seu tempo de criança já passou.

Mensagem eletrônica com o título Nestlé 2010

Com os novos lançamentos da linha Nestlé para 2010, precisamos estar divulgando essa linha para o maior numero de pessoas, e uma estratégia encontrada por nosso depto. de marketing foi a divulgação via email. Divulgue esse mail para 15 pessoas com copia para ca.veklischer@nestle.com.br que entraremos em contato com você e enviaremos um lindo kit com todas as novidades da linha Nestlé 2010.


Atenciosamente,

CARLOS ADOLPHO VEKLISCHER
Nestle Brazil
Gerente de Marketing

Esclarecimento da Nestlé

Em resposta à mensagem que nos enviou, gostaríamos de esclarecer que o e-mail que está circulando na internet afirmando haver distribuição de kits Nestlé a internautas que replicarem a mensagem, não é de autoria de nossa empresa ou de qualquer um de seus funcionários. Essa informação pode ser verificada em nosso portal www.nestle.com.br que traz a seguinte chamada: esclarecimento da Nestlé aos consumidores.

O autor da mensagem original se intitula gerente de marketing da Nestlé, mas não faz e nunca fez parte do quadro de funcionários da empresa. O endereço eletrônico indicado não existe.

A Nestlé há 89 anos no Brasil e comprometida com seus consumidores, não tem por estratégia de divulgação, o tipo de ação citada na referida mensagem.

Agradecemos o seu contato e gostaríamos de reiterar que nosso serviço é um canal aberto para todos consumidores e suas manifestações são muito valiosas para a empresa. Desta forma, permanecemos à sua disposição para qualquer outro esclarecimento e solicitamos que caso tenha encaminhado a mensagem original para alguém de seu relacionamento, envie também nossa resposta.


Atenciosamente,


SERVIÇO NESTLÉ AO CONSUMIDOR.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Natal, uma humanização desejada

Odete Soares Rangel

        "Nada é bastante para quem considera pouco
o que é suficiente." Confúcio Kung-Fu-Tse

O Natal se aproxima!


Nessa data comemoramos o nascimento de Jesus Cristo,  data de fraternidade, de ajudarmos quem necessita, de agradecermos, de renovarmos as esperanças. 


Estou lendo "Um Conto de Natal" escrito por Charles Dickens. Você já ouviu falar dele, não? 


É o famoso escritor inglês Charles John Huffam Dickens! (07.02.1812 - 09.06.1870). Ele viveu à época do reinado da rainha Vitória, período complicado para a Inglaterra, com muitas mudanças e crescimento em riqueza e poder. Esse crescimento originou miséria, marginalidade, violência e desigualdade social. É esse mundo que ele retrata em suas obras como na história  "Um Conto de Natal"


Até onde o li, o personagem Scrooge, homem solitário, ranzinza, focado nos negócios demonstra aversão pelo Natal. Ele estranhava e criticou o sobrinho por estar tão feliz desejando Feliz Natal para as pessoas, mesmo sendo, miseravelmente, pobre. Recusou-se a contribuir com algum dinheiro em prol do Natal, reclamou do prejuízo de dar folga ao secretário sem descontá-la. Um dia, ele recebeu a figura fantasmagórica de Marley, seu ex-sócio, que tendo vivido apenas atrás do dinheiro se arrependeu e levou Scrooge para uma viagem tentando salvá-lo da avareza. Não sei como terminará a história, mas desejo que Scrooge se humanize, que olhe para seu irmão necessitado e lhe estenda a mão. Que ele deixe Deus tocar seu coração e poderá desejar Feliz Natal para todas as pessoas, irradiando amor, distribuindo um pouco do muito que tem aos desvalidos. 


Parafraseando uma mensagem que recebi, não vá ao supermercado esperando encontrar felicidade, você vai voltar com o carro cheio, mas com a alma vazia. E assim sucederá com todos os outros bens materiais visíveis, eles ativarão seu lado consumista e encherão seus armários, esvaziarão seus bolsos; mas  não preencherão o vazio do seu coração, da sua vida. Semeie amor e tenha Deus no coração, somente assim, essa lacuna poderá ser preenchida! Que seu lado humano desperte e preencha o vazio de muitas outras. Que o mesmo tenha acontecido com Scrooge, então FELIZ NATAL para ele!
 
                   Desejo a todos um Natal de muito amor e um
             2012 pleno de êxitos e esperanças renovadas!



segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Uma colaboradora diferenciada

Odete Soares Rangel

O Angeloni Beira Mar está de parabéns por ter em seu “staff” uma colaborada eficiente, profissional e diferenciada.  Seu nome é Rosimeri. Obviamente  que a empresa investe em treinamento, mas o atendimento dessa moça vai além das técnicas aprendidas nos treinamentos e nos livros. Ela é perspicaz, atenta, educada, afetiva e para ela o cliente é uma pessoa, não apenas mais um. Ela não faz de sua função mero atendimento, ela o transforma em algo que não só atende a necessidade do cliente, como supera sua expectativa. O atendimento da Rosimeri é natural e eficiente, encanta as pessoas. O vídeo que você pode ver no endereço eletrônico a seguir, embora muito breve,  fala desse encantamento e ratifica a fala acima sobre as técnicas.
http://www.hsm.com.br/videos/encantar-pessoas-grande-qualidade-do-brasileiro-por-chieko-aoki

Parabéns Rosimeri, parabéns Angeloni!

domingo, 5 de dezembro de 2010

Pontualidade, um ato de respeito

Odete Soares Rangel

O caderno Donna do Diário Catarinense deste domingo publicou artigo sobre atraso, classificando-o como “doença moderna”. Hoje se inventa nome e desculpa para tudo, especialmente, para justificar o descomprometimento das pessoas. Felizmente não me enquadro naquelas que sofrem desse mal. Se souber que não poderei comparecer a um compromisso, cancelo-o com a antecedência necessária para liberar o  horário para outra pessoa. Isso é respeitar o outro e entender que meu atraso ou não comparecimento vai criar transtornos de agenda e financeiro para outrem. E não há tecnologia como ligações e mensagens de texto que atenuem ou excluam esse desconforto e o prejuízo. Em contrapartida, me reservo o direito de exigir o mesmo das pessoas.  Veja o artigo do Diário. 
http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3129113.xml&template=3898.dwt&edition=16024&section=1380 
Coloque-se no lugar da outra parte, respeite-a e seja feliz!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Smile

Odete Soares Rangel

Numa leitura por acaso, descobri esta poesia. Ela é profunda, real e quis dividí-la com você, porém não posso informar o nome do autor porque a fonte não revela. Mas se seguirmos seus ensinamentos, nossa vida será mais alegre. Leia-a, reflita sobre e a aplique no seu dia-a-dia!

Not too far from our gray cities,
There are skies so clear and blue,
There are beaches, there are valleys,
Where the sweet sun shines on you.

So, count your garden by the flowers,
Never by the leaves that fall;
Count your days by golden hours
Don't remember clouds at all.

Count your night by the stars, not shadows,
Count your life with smiles, not tears,
And with joy through all your lifetime
Count your age by friends, not years.

MARQUES, Amadeu. English 1. Ed. Ática, 1988, p. 15.