PLAYLIST

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Oscar Niemeyer, o "maestro" da arquitetura brasileira

Odete Soares Rangel

Niemeyer à época da construção
 de Barsília (Wikipédia)
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein” (Oscar Niemeyer)

Infelizmente, as notícias da mídia dizem que o estado de saúde de Niemeyer tem piora na sua função renal. Mas ele é um guerreiro, e logo deverá estar restabelecido, e de volta ao convívio com a família e os amigos, para a alegria dos seus milhares de admiradores.

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu em 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro. É filho de Oscar de Niemeyer Soares e Delfina Ribeiro de Almeida. O segredo para a longevidade dele é simples: Amar a vida, amar o que faz e saborear isso no dia a dia, em cada obra projetada e executada! Seu trabalho é revestido de prazer e o que dá prazer, alimenta a alma e o espírito.

Ele é o "maestro" da arquitetura brasileira e fez isso com uma lisura admirável. Os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília estão entre os seus trabalhos mais importantes, se é que assim se pode dizer sem fazer injustiça. Para conhecer mais sobre esse personagem histórico da criação de Brasília, acesse os sites:

Eu poderia ficar um tempo indefinido lendo sobre ele e escrevendo sobre suas qualidades e suas grandes criações, ainda assim não lhe faria total justiça. Por essa razão, elenquei alguns sites, nos quais você terá informações variadas sobre o "magistral" arquiteto Oscar Niemeyer e suas obras, as quais são inúmeras.

E para ratificar a sua importância na arquitetura brasileira e seu reconhecimento mundial, transcrevo, da Wikipédia, as relações de algumas premiações recebidas por ele e de obras realizadas pelo grande arquiteto. 



Premiações e reconhecimentos

Lista de obras de Oscar Niemeyer

A

B

C

E

F

H

I

M

O

P

R

S
   
 T

   
 U

Um comentário:

Odete Rangel disse...

Oscar Niemeyer partiu para uma outra etapa de sua vida aos 104 anos. Com sua morte, a arquitetura brasileira está de luto. Fica uma lacuna para o todo e sempre!

Paz e luz profunda para a família!

Leia mais sobre sua morte no link abaixo:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/12/aos-104-anos-morre-o-arquiteto-oscar-niemeyer-3973505.html