PLAYLIST

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Obelisco, monumento comemorativo ao bandeirante Dias Velho

Odete soares Rangel

Você lembra do monumento com a lenda do pé de São Luiz que existia ali na beira-mar norte em Florianópolis? Eu lembro, certa vez pretendia criar um site só com monumentos de Florianópolis, para que essa memória não se perdesse, foi quando o fotografei. Francisco Dias Velho disse numa carta " ...a terra é mais que boa, quem disser o contrário, mente" falando sobre a ilha em 20 de abril de 1681. Não é necessário lembrar que deveria ser mesmo, natureza pura, sem todas as agressões ao meio ambiente e as violências atuais, coisas dos tempos modernos, mas que vêm preocupando os moradores locais.
Odete Soares Rangel.jpg.2008
DADOS HISTÓRICOS

"Em 1922, foi erguido sobre as rochas, junto ao mar, ao sul do canal da atual Avenida Mauro Ramos, um monumento comemorativo ao bandeirante Dias Velho. Tratava-se de homenagear o fundador da cidade, construindo-se um monumento na forma de obelisco no possível local de seu desembarque. A necessidade de alterar a área para a construção da primeira pista da via Beira Mar Norte, obrigou a retirada do monumento. Este ficou num depósito, e só anos mais tarde, a partir de reinvidicações de Oswaldo Rodrigues Cabral e Aldo Nunes, foi relocado para cima do canal entre as vias da avenida Mauro Ramos em 1972."
Odete Soares Rangel.jpg.2008
 LENDA DO PÉ DE SÃO LUIZ

"Refere-se a uma reentrância que existia originalmente na pedra que sustentava este obelisco, antes da construção da av. Beira Mar, onde São Luiz teria deixado o registro da planta de um dos pés. Era costume da população colocar os pés sobre aquela marca rupestre, pois se ambos coincidissem, obteriam a benção do santo."

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

10 de dezembro de 1999
Odete Soares Rangel.jpg.2011 
Aqui está o novo monumento, instalado após a construção da nova beira-mar norte. É preciso que se informe que a pedra na qual se encontrava inserido o pé já havia sido depredada por vândalos.

Este registro visa resgatar o que foi história na cidade. Os monumentos devem ser preservados, mas para isso, necessitam da atenção da Administração pública e de investimentos para suas manutenções e restaurações.




  

Nenhum comentário: