PLAYLIST

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Maior dinossauro do mundo é descoberto na Argentina

Odete Soares Rangel

Maior dinossauro do mundo é descoberto na Argentina. Esse é o título da matéria da Zero Hora, Clic RBS conforme fonte indicada ao final do post. Os dados são curiosos e interessantes, vale a pena ler.

"Grande hermano

Maior dinossauro do mundo é descoberto na Argentina

Exemplar gigantesco foi desenterrado na Patagônia e pode ajudar a reconstituir ecossistema de 95 milhões de anos

18/05/2014 | 22h42
Maior dinossauro do mundo é descoberto na Argentina Museu Egidio Feruglio/TELAM / AFP
Fósseis preservados de saurópodes são bastante raros, o que engrandece ainda mais a descoberta argentinaFoto: Museu Egidio Feruglio / TELAM / AFP     
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Paleontólogos argentinos anunciaram a descoberta, na Patagônia, dos fósseis de um dinossauro de 40 metros de comprimento, da cauda à cabeça. O herbívoro do grupo saurópode (leia mais abaixo) toma, assim, o reinado do conterrâneo Argentinossauro, outro pescoçudo de quatro patas, como o bicho mais gigantesco que já rondou a Terra.
Os fósseis foram encontrados por acaso em 2011 por um trabalhador rural na costa atlântica da província de Chubut, 1,3 mil quilômetros ao sul de Buenos Aires.
— É a descoberta mais completa desse tipo de dinossauro no mundo — disse Rubén Cúneo, diretor do museu paleontológico Egidio Feruglio, na Patagônia.
A equipe da instituição, chefiada pelos paleontólogos José Luis Carballido e Diego Pol, estima que há mais de 200 fósseis nessa região.
Segundo Cúneo, foi preciso fazer um buraco muito grande para poder resgatar os restos, que repousam na Patagônia há cerca de 95 milhões de anos. O peso do animal, estimado entre 80 e 100 toneladas, equivale ao de 14 elefantes africanos. Apoiando-se nas patas traseiras, o colosso conseguiria espiar janelas no sétimo andar de um prédio.
— A quantidade de fragmentos encontrados, que correspondem a pelo menos sete exemplares diferentes, faz dessa descoberta a mais completa envolvendo dinossauros gigantes em nível mundial, algo transcendental para a ciência — destaca Carballido, acrescentando que, até agora, tudo o que se sabia sobre os saurópodes procedia de achados "fragmentários".
Restos achados permitem reconstituição completa
Foram identificadas 10 vértebras do torso, 40 da cauda, parte do pescoço e patas, o que deve permitir a reconstituição completa do animal. Os restos permitirão, pela primeira vez, reconstruir a forma dos músculos, calcular a energia necessária para a locomoção dos gigantes e concluir seu padrão alimentar.
Também foram encontrados fragmentos de troncos e folhas, que fornecem informações sobre o ecossistema da época, no final da era mesozoica (leia mais abaixo).
— Não tínhamos evidência sobre os elementos propícios para o gigantismo, mas agora podemos desvendar a história evolutiva — disse Carballido, estimando em cinco anos o período para concluir um "estudo profundo" sobre a anatomia do dinossauro.
O paleontólogo diz que apenas 20% da escavação foi concluída e "há muito por se descobrir".
Ficha técnica 

Nome: ainda não determinado

Classificação: saurópode (titanossauro)

Alimentação: herbívoro

Região: Patagônia argentina

Comprimento: 40 metros
Altura em pé: 20 metros
Peso estimado: 80 toneladas

Saiba mais
Era Mesozoica
Caracterizada pelo aparecimento, domínio e desaparecimento dos dinossauros, entre 251 milhões e 65,5 milhões de anos atrás. Sucede a era paleozoica e precede a cenozoica, e é dividida nos períodos triássico, jurássico e cretácio. No início dessa era, os continentes ainda estavam unidos em um só, a Pangeia. A explicação mais aceita para o fim da era mesozoico é a queda de um meteoro.

Saurópodes

Dinossauros quadrúpedes gigantescos, com caudas e pescoços muito compridos e cabeças pequenas. Herbívoros, sequer dispunham de mandíbulas e dentes apropriados para mastigar. Acredita-se que o alimento era triturado no estômago por pedras ingeridas junto com os vegetais. O Argentinossauro, que pleiteava com seus 35m a condição de maior animal que já existiu, também era um saurópode."

Fonte: <http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/planeta-ciencia/noticia/2014/05/maior-dinossauro-do-mundo-e-descoberto-na-argentina-4503913.html>

Nenhum comentário: