PLAYLIST

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Fábula "O Homem que queria comprar sapatos" por Han Feizi


"Um homem do reino de Zheng* decidiu comprar um par de sapatos. Pegou a fita métrica, mediu seu pé direito e depois seu pé esquerdo. Ao sair, esqueceu a fita e as anotações sobre a cadeira. Mais tarde, quando encontrou os sapatos que queria, deu-se conta do esquecimento e suspirou desanimado:
- Puxa, eu me esqueci de trazer as medidas!
Voltou correndo para casa, a fim de buscá-las.
Ao retornar ao mercado, a feira tinha acabado e não havia mais nada aberto, e ele ficou muito triste porque não pôde comprar os sapatos.
- Por que não experimentou os sapatos? - alguém lhe perguntou
Ele respondeu que acreditava mais na fita métrica do que nos seus pés.

*Reino de Zhenge
: um dos feudos da disnatia Zhou (1100-256 a.C.), localizado na atual prov~incia Henan, no norte da China.


Fonte:   CAPPARELLI, Sérgio; SCHMALTZ, Márcia. "O Homem que queria comprar sapatos". In: Fábulas chinesas. 1. ed. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012. p.13


Para quem gosta de fábulas (Narração imaginária, ficção artificiosa, Narrativa mitológica), O livro Fábulas Chinesas com a organização e a tradução de Sérgio Capparelli e Márcia Schmaltz, da L & PM editores é uma ótima dica. O livro (coleção pocket)  contém apenas 64 páginas e um ótimo preço. Seus textos breves e leves possuem uma linguagem de fácil compreensão, mas nem sempre superam a expectativa do leitor, o qual às vezes espera por um mistério ou final mais intrigante que nem sempre acontece. Mas o certo é que cada um dos textos possui uma sabedoria implícita que precisa ser entendida.

Essa fábula nos ensina muito, pois vivemos num mundo tão dinâmico e fazemos as coisas tão automáticas, que sequer refletimos sobre a ação, a causa e as consequências. 

Nenhum comentário: