PLAYLIST

domingo, 29 de outubro de 2017

Quem escreveu o Patinho Feio?


http://www.istockphoto.com/br/fotos/escultura-estátua-de-
hans-christian-andersen-odense-dinamarca?
"Todas as vidas de homens 

       são contos de fadas 

escritos 

pelas mãos de Deus." 

   (Hans Christian Andersen)

Hans Christian Andersen nasceu em Odense, Dinamarca, no dia 02 de abril de 1805. Era filho de um humilde sapateiro e de uma lavadeira. Seu pai lutou nas guerras napoleônicas, de onde retornou gravemente doente. Ele  morreu logo depois, deixando Hans órfão de pai, aos 11 anos de idade. 


Diante dessa situação, Hans que não tinha perfil, nem experiência adequados, foi obrigado a abandonar os estudos e ir em busca de emprego para poder se sustentar. Trabalhou como aprendiz de tecelão e alfaiate. 

Ele sonhava ser um cantor de ópera. Em setembro de 1819, aos quatorze anos, mudou-se para Copenhague. Logo fez amizade com o músico Christoph Weyse e Siboni e mais tarde com Frederico Hoegh Guldberg (poeta).

Começou a escrever contos e peças teatrais. E, provavelmente, iniciou aí o que viria a ser mais tarde, a  sua profissão. Aos 17 anos (1822), ele publicou seu primeiro conto, “O Fantasma da Tumba de Palnatoke”.

Chegou a atuar como soprano, foi admitido como cantor no Teatro Real da Dinamarca. E antes de consagrar-se como escritor, também atuou como ator e bailarino. Sua atração pelo teatro, levou-o a escrever boas peças. Duas delas chamaram a atenção de Jonas Collin (conselheiro de Estado), o qual ofereceu-lhe uma bolsa de estudos da Escola Slagelse. Apesar de contrafeito com seus colegas mais jovens, lá permaneceu por sete anos. Concluiu seus estudos quando tinha 22 anos.

Hans necessitava recursos financeiros, então, explorou o folclore dinamarquês, escrevendo algumas histórias infantis, cujos contos fizeram sucesso. Entre 1835 e 1842, Hans escreveu seis volumes de contos infantis.

Os padrões de comportamento que deveriam ser seguidos pela sociedade eram tema recorrente em suas criações. Pode–se dizer que o confronto entre forte X fraco, bonito X feio estão presentes na sua história da infância triste e humilde, assim como na literatura, como por exemplo, no conto O Patinho Feio. Esse conto, bastante conhecido e famoso, e quiçá um dos mais bonitos, vem encantando gerações. Porém, se você perguntar quem o escreveu, ninguém sabe responder. Daí me surgiu a ideia deste post.

                                     Fonte: <https://youtu.be/liWISgGDr9M>

O Pato é o símbolo da tagarelice. "O Pato não se encontra no Fisiológico, mas já desde cedo aparece na arte cristã, onde por causa do seu grasnar, em portas de igrejas simboliza os tagarelas que devem ficar de fora." (BECKER, UdoDicionário de símbolos. São Paulo: Paulus,. 2007. Pg. 212)

Hans Christian Andersen  também escreveu poesias e romances, mas foram seus livros infantis que lhe trouxeram reconhecimento, fazendo com que ele fosse aclamado em toda a Europa.

Poema de Hans Christian Andersen traduzido por Niels Fischer. 


Quando regressou ao seu país, viu-se cercado de amigos. No ano de 1872, ao descer de sua cama, ele acabou se lesionando gravemente. A partir desse momento,  sua saúde fragilizou-se e Hans acabou morrendo no dia 4 de agosto de 1875, em Copenhague, aos 70 anos de idade.

Suas obras contribuíram muito para a literatura como um todo, mas especialmente para a infantil, ele foi reconhecido como o precursor da literatura infantil mundial. Em sua homenagem,  no dia 2 de abril, data de seu nascimento, comemora-se o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Anualmente, a medalha Hans Christian Andersen é entregue aos escritores que mais se destacaram nesse gênero.

No Brasil, a primeira escritora agraciada foi Lygia Bojunga. Muitas de suas obras foram adaptadas para a TV e para o cinema.

O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, A Roupa Nova do Rei, O Boneco de Neve e Os Sapatinhos Vermelhos estão entre as obras mais conhecidas e surpreendentes de Hans.

Os contos de Hans possuem um tom melancólico, triste ou até trágicos, os quais podem ser atribuídos às injustiças cometidas, aos egoísmos vividos...produtos da sua observação da realidade cotidiana.

Se você quiser ler online a história do Patinho Feio, acesse <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=8 >.


 Obras do autor


1. Romances
O Improvisador (1835),
Nada como um menestrel (1837),
Livro de Imagens sem Imagens (1840),
O romance da minha vida,
Apesar destas obras possuírem evidente valor literário, foram os contos de fadas que melhor representaram a  sua grande contribuição à literatura.. 

2. Contos de Fadas
  1. A Agulha de Remendar
  2. A Caixinha de Surpresas
  3. A Casa Velha
  4. A Colina dos Elfos
  5. A Gota de Água
  6. A Margaridinha
  7. A Pastora e o Limpador de Chaminés
  8. A Pequena Sereia
  9. A Pequena Vendedora de Fósforos
  10. A Polegarzinha
  11. A Princesa e a Ervilha
  12. A Rainha da Neve
  13. A Roupa Nova do Rei
  14. A Sombra
  15. A Velha Lanterna e os TRapos
  16. As Cegonhas
  17. As Flores da Pequena Ida
  18. As Galochas da Fortuna
  19. Cada Coisa em seu Lugar
  20. Cinco Grãos de uma só Vagem
  21. Companheiro de Viagem
  22. Dentro de Milênios
  23. Ela Não Valia Nada
  24. Histórias Que o Vento Contou
  25. João-Pato
  26. Mágoas do Coração
  27. Nicolau Grande e Nicolau Pequeno
  28. O Abeto
  29. O Anjo
  30. O Boneco de Neve
  31. O Colarinho
  32. O Companheiro de Jornada
  33. O Duende
  34. O Guardador de Porcos
  35. O Isqueiro Mágico
  36. O Jardim do Paraíso
  37. O Menino Mau
  38. O Patinho Feio
  39. O Pequeno Cláudio e O Grande Claudio
  40. O Pinheirinho
  41. O Que o Velho Faz Está Bem Feito
  42. O Rouxinol
  43. O Sapo
  44. O Sino
  45. Os Cisnes Selvagens
  46. Os Namorados
  47. Os Novos Trajes do Imperador (The Emperor’s New Clothes)
  48. Os Saltadores
  49. Os Sapatinhos Vermelhos
  50. Soldadinho de Chumbo
  51. Uma Família Feliz
  52. Uma História

2 comentários:

Chef Rangel disse...

Que ótimo!

Anônimo disse...

Adorei. Não sabia mesmo!

Ana