PLAYLIST

sábado, 22 de abril de 2017

Mentiras e verdades sobre jogos como o da Baleia Azul ou Blue Whale

O jogo Baleia Azul ou Blue Whale em English vem gerando controversas, e em tempos de crise, muitos aproveitam para espalhar terror, aumentando a dimensão do fato. Ao que se sabe, essa brincadeira macabra surgiu há tempos na Rússia, mas chegou ao Brasil no final de 2016.

Apesar das notícias veiculadas na mídia, há pessoas que dizem que é tudo mentira. Então, fui pesquisar sobre o assunto para alertar e tranquilizar a população.

Encontrei uma matéria de Júlio Boll muito interessante sobre o assunto, vale a pena lê-la: 

No caso dos dois adolescentes que cometeram suicídio em Minas Gerias, supostamente atribuídas ao jogo, a polícia ainda não concluiu as investigações.

Segundo Julio Boll, ele se inscreveu no jogo e se surpreendeu com o resultado. Descobriu que muitas pessoas estão inscritas fazendo o papel inverso, tentando evitar que os participantes continuem no jogo. Mas conclui que os jogos estão acontecendo.

Parabéns Júlio Boll por sua iniciativa e esclarecimentos.

Outra matéria esclarecedora é do G1 <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/policia-confirma-que-adolescente-foi-vitima-do-jogo-baleia-azul.ghtml>, na qual são relatados dois casos confirmados no Rio de Janeiro. Segundo a matéria "No jogo, disputado pelas redes sociais, em que um grupo de organizadores, chamados "curadores", são propostos 50 desafios macabros aos adolescentes. Algum deles incluem bater fotos assistindo a filmes de terror, automutilar-se e ficar doente. A última missão do jogo é se matar."

"Jogos com apelos de riscos letais têm virado moda entre os adolescentes. Um exemplo é o jogo da asfixia, que gerou vítimas no Brasil. Outro é o “desafio do sal e gelo”, no qual, para serem aceitos no grupo, os adolescentes devem queimar a pele e compartilhar as imagens nas redes sociais. Embora exista há anos, o desafio voltou com força recentemente. Sem falar no “Jogo da Fada”, que incita crianças a abrir o gás do fogão de madrugada, enquanto os pais dormem."


Em relação as balas envenenadas a serem distribuídas nas escolas para matar 30 crianças, para cumprir uma tarefa do jogo baleia azul, em princípio parece fantasiosa, pois os participantes do jogo devem autopunir-se e automultilar-se, eles são os alvos, não terceiros.

Mas há que se ter discernimento e não acreditar em tudo que se  lê, nem divulgar como verdade, fatos não comprovados. Veja o caso de um jovem que fez a brincadeira e foi preso, confessando a falsidade. 

 " Um jovem de 24 anos foi preso pela Polícia Militar de Novo Mundo (785 km ao Norte de Cuiabá) após divulgar “prints”, pelo WhatsaApp, com um falso desafio do jogo suicida denominado “Baleia Azul”. O caso gerou pânico nos pais da pequena cidade.

A mensagem compartilhada dizia que o jovem estava no décimo desafio do jogo, que seria distribuir balas envenenadas para as crianças de uma escola. No texto, o rapaz ainda pede desculpas e diz para os pais ficarem atentos as crianças que aceitarem balas de estranhos." (<http://www.agenciadanoticia.com.br/xingu/noticias/exibir.asp?id=58893&noticia=jovem_e_preso_apos_divulgar_falso_desafio_de_jogo_
suicida_em_mt>)

Segundo o site <http://www.jr.jor.br/2017/04/19/policia-rastreia-mensagem-das-balas-envenenadas/>, o delegado da Seccional da Polícia Civil, Luiz Carlos Branco Júnior, determinou para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) apurar a veracidade de mensagens rastreadas, como por exemplo, a da Samara de Jundiaí, e concluíram que era falsa.  Mas vale a pena ler a matéria inteira.

Ainda, segundo a delegada Luiza Sousa, titular da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente, o texto sobre as balas envenenadas é falso e já foi compartilhado nas cidades de Canoas e Porto Alegre.(<http://diariodesantamaria.clicrbs.com.br/rs/geral-policia/noticia/2017/04/secretaria-de-saude-e-autoridades-alertam-sobre-perigo-do-desafio-que-pode-levar-adolescentes-ao-suicidio-9776525.html>)

Entre mentiras e verdades, o assunto requer avaliação comportamental dos jovens e orientação, já ao primeiro sinal de desvios comportamentais. Por exemplo, observe as oreintaçãoes da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre:

Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
A mensagem de título "Como tudo pode piorar, agora tem a infeliz da FADA DO FOGO." foi postada em um grupo de whats App e creio que seja falsa também. Por essa razão, não cliquei nos links indicados e os excluí.  Fique atento, busque a verdade sempre. Porém preocupa que ela chegue a crianças ou adolescentes e esses, sem considerar a tragédia que poderiam causar, matando a sua família inteira, resolvam testar. Por essa razão acompanhar e orientar seus filhos é fundamental. 

"Como tudo pode piorar, agora tem a infeliz da FADA DO FOGO.
https://www.youtube.com/watch?v=TftaoviTZNc
O PERIGO JA ESTÁ AQUI... JOGO BLUE WHALLE E FADA DO FOGO.segue o segundo video mostrando os APPS NA PLAY STORE: https://www.youtube.com/watch?v=hMYgcTduscQo segundo PAIS E RESPONSAVEIS FIQUEM ALERTA, CRIMINOSOS EST...www.youtube.comlink do video: https://www.youtube.com/watch?v=TftaoviTZNc aqui esta um video explicando
ALERTA.. esse Jogo esta na PLAY STORE CUIDADO!!!.esse aqui é o tal jogo Fada do fogo. vou deixar aqui um trecho retirado desta bosta. leiam bem oq estao fazendo com as crianças..... segue um dos desafios mandando as crianças fazerem: 
Amiguinhas:
“À meia noite, quando todos estiverem dormindo, levante-se e ande em volta do quarto três vezes. Depois, repita as palavras mágicas: ‘Reino de Alfey, fadinhas doces, dêem-me o poder, eu lhes peço.’
A seguir, vá à cozinha sem fazer barulho, tendo cuidado para não acordar ninguém, caso contrário, a mágica das palavras vai desaparecer.
Liga o gás de todas as quatro bocas do fogão, mas não acende. Você não quer se queimar, quer? Agora, volte para cama e vá dormir.
Enquanto você estiver dormindo, o gás mágico irá até você, e você vai respirar enquanto estiver dormindo.
De manhã, quando despertar, diga ‘Obrigado, Alfey, eu me tornei uma fada.’ E você vai se tornar uma fada do fogo de verdade.”

resultado:crianças queimadas e varias outras pegas no meio do caminho quase incendiando a casa... e o mais alarmante...isso já chegou ao Brasil..." (Whats app)

2 comentários:

Odete Rangel disse...

Esta notícia é do jornal O sul de 05/05/2017 Capa – Caderno 1, Geral, Mundo, Notícias

"Um dos assuntos que mais tem gerado preocupação no Brasil e no mundo é o jogo virtual conhecido como “Baleia Azul”. O passatempo, disputado pelas redes sociais, propõe ao jogador uma série de 50 desafios macabros que vão desde a automultilação até o suicídio.

O game funciona como uma espécie de “siga o mestre”. Quem dita as regras e propõe os desafios é um mentor, que envia aos participantes mensagens com instruções sobre o que fazer e solicita fotos como prova do cumprimento das tarefas. Os jogadores geralmente são crianças e adolescentes, segmento que, além de ser mais suscetível à influência de terceiros, passa mais tempo em redes sociais.

Tudo começa tarefas simples, como assistir a filmes de terror, ouvir músicas psicodélicas e desenhar uma baleia em um papel. Com o passar dos dias, vêm desafios como se pendurar em lugares altos, causar ferimentos em si próprio ou mesmo tirar a própria vida.

Ao que tudo indica, o Baleia Azul teve início na Rússia em 2015, quando uma adolescente pulou do alto de um edifício e outra se atirou na frente de um trem. A preocupação com o jogo aumentou no ano passado, quando fontes divulgaram 130 suicídios supostamente vinculados a comunidades virtuais. Países como Inglaterra e França têm enviado alertas aos pais depois que adolescentes apareceram com cortes nos braços e outros sinais de mutilação.

No Brasil, uma menina de 16 anos morreu após se afogar em uma lagoa em Vila Rica (MT). A principal suspeita é de que ela participava do jogo da Baleia Azul. Também é investigada a participação de alunos de João Pessoa (PB) em grupos de automutilação e morte, nos quais os mentores estariam ameaçando quem tentasse desistir dos desafios."

Odete Rangel disse...

Vejam a notícia do Jornal o SUL na íntegra!

"A polícia chinesa ampliou a vigilância nas redes de comunicações utilizadas pelos jovens após a chegada ao país do jogo Baleia Azul, que induz ao suicídio. O jornal local Xangai Daily publicou uma informação na qual relata alguns casos que foram detectados nas últimas semanas, como o desmantelamento de um grupo na província oriental de Zhejiang depois da denúncia de uma mãe.

“Se desenhar uma baleia azul no meu braço, isso deixará uma cicatriz? Posso continuar sendo um policial com essa cicatriz?”, perguntou um jovem à sua mãe, que entrou em contato com as autoridades.

Foi descoberto então que o grupo do qual fazia parte convidava os jovens a participar deste perigoso jogo que consiste na realização de 50 desafios de diferentes graus de periculosidade em 50 dias, com uma prova final que é o suicídio.

Neste grupo foram encontradas mensagens de uma pessoa fundadora que enumerou as tarefas, entre elas cortar o braço com um canivete, furar-se com uma agulha repetidas vezes, não falar com ninguém durante um dia todo e aceitar a data da sua morte.

Na cidade de Ningbo, em Zhejiang, foi descoberto outro grupo fundado por uma menina de 12 anos que postou várias fotos das suas automutilações.

Zhu Wei, da Universidade da China de Ciências Políticas e Direito explicou que realizou tarefas de consultor jurídico para as autoridades e assegurou que estão sendo tomadas medidas para evitar o sucesso entre os jovens.

A polícia está monitorando qualquer menção do jogo em lugares de transmissão ao vivo e fóruns e, uma vez detectadas as mensagens ou as discussões sobre o jogo, são eliminadas imediatamente.

Em Hangzhou, capital de Zhejiang, as autoridades educativas emitiram um aviso a todas as escolas primárias e secundárias pedindo que informem os pais sobre o jogo."