PLAYLIST

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Nova obra de Umberto Eco sairá ainda em 2016; funeral será na terça-feira"

Umberto Eco nasceu na Alexandria, em 5 de janeiro de 1932 e morreu em Milão, aos 19 de fevereiro de 2016. Como escritor, filósofo e linguista deixou uma enorme contribuição para a literatura e para a educação. Desde os tempos colegiais ouvíamos falar dele, do sucesso dos seus romances, entre eles: O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Este último foi o primeiro que li.  

Quer saber mais sobre o autor, acesse:
<http://www.umbertoeco.com/en/welcome-to-umberto-eco.html>
<http://www.umbertoeco.com/en/umberto-eco-biography.html>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco>

"Nova obra de Umberto Eco sairá ainda em 2016; funeral será na terça-feira

O escritor italiano Umberto Eco na apresentação de seu livro "O Cemitério de Praga" em Madri, em dezembro de 2010. (foto: reprodução)


O escritor italiano Umberto Eco na apresentação de seu livro "O Cemitério de Praga" em Madri, em dezembro de 2010. (foto: reprodução)
O escritor e semiólogo italiano Umberto Eco, morto aos 84 anos nessa sexta-feira (19), deverá ter uma nova obra publicada ainda em 2016. O anúncio foi feito na manhã deste sábado (20) pelo editor Mario Andreose, que também anunciou data e hora do funeral de Eco, segundo a agência italiana de notícias Rai News.
A cerimônia ocorrerá no Castelo Sforzesco, em Milão, na terça-feira (23). A escolha não foi à toa. O local, que abriga um museu que expõe obras de Da Vinci e Michelangelo, podia ser observado por Eco da janela de sua casa. Ele dividia seu tempo entre o apartamento de Milão, onde tinha uma biblioteca de 30 mil volumes, e uma casa de veraneio perto de Rimini, em que ficavam 20 mil exemplares. Segundo Andreose, o velório será laico a pedido do escritor, que era ateu.
O editor marcou para março o lançamento do novo livro de Eco, “Pape Satan Aleppe”. Nome com uma frase retirado da “Divina Comédia”, de Dante Alighieri (1265-1321), a publicação reunirá artigos publicados pelos italiano desde 2000.
O livro sairá pela editora nova editora do Eco, La Nave di Teseo. De acordo com familiares do intelectual, ele morreu em sua casa na Itália, por volta das 22h30min do horário local (19h30min pelo horário de Brasília). A causa da morte não foi informada, mas, segundo a agência de notícias France Presse, o escritor, nascido na cidade de Alexandria, no dia 5 de janeiro de 1932, lutava contra um câncer.
O autor de “O Nome da Rosa” havia lançado em 2015 o último de seus livros, “Número Zero”, romance sobre o jornalistas inescrupulosos. Eco já tinha quase 50 anos quando começou a escrever romances, após uma bem sucedida carreira acadêmica. Já era autor de vários livros de não ficção e de ensaios quando decidiu buscar novos desafios.
Ele foi professor na Universidade Harvard, nos Estados Unidos, em 1992 e 1993. Lecionou ainda nas universidades de Oxford, Columbia e Indiana, na Universidade de San Marino e na Universidade de Bologna, onde era presidente da Faculdade de Ciências Humanas. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o autor uma vez disse que escrever era apenas uma ocupação parcial. “Sou um filósofo, escrevo romances nos fins de semana”, afirmou."
Fonte: <http://www.osul.com.br/nova-obra-de-umberto-eco-saira-ainda-em-2016-funeral-sera-na-terca-feira/>

Nenhum comentário: