PLAYLIST

terça-feira, 24 de novembro de 2015

COP 21 em Paris


COP 21! O que significa?

Embora o assunto não seja novo, pois a Convenção do Clima foi adotada em 1992 (RIO 92), pessoas ainda desconhecem esse importante evento.

A 21ª Conferência do Clima (Conferência das Partes - COP 21) da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC) será realizada de 30.11 à 11 de dezembro de 2015, em Paris. O evento terá como principal objetivo firmar um novo acordo entre os países para diminuir a emissão de gases de efeito estufa (GEEs), e consequentemente o aquecimento global.  A intenção é limitar o aumento da temperatura global em 2ºC até 2100. O evento contará com a presença de chefes de Estado e de governo em sua jornada inaugural.

Se o Acordo de Paris for aprovado, esse documento substituirá o Protocolo de Kyoto (primeiro conjunto de metas de redução de gases responsáveis pelo efeito estufa adotado mundialmente), cuja vigência expira em 2020. Sabe-se que essas metas de redução não foram cumpridas e está ainda mais quente.
 
Ban Ki-moon (secretário-geral da Organização das Nações Unidas - ONU), tem se manifestado sobre a importância da COP 21 para frear o impacto da mudança climática em todo o mundo.

A mídia divulgou que 600 mil pessoas foram mortas em razão das catástrofes climáticas, portanto diminuir o aquecimento global é uma das prioridades da Conferência Internacional sobre o clima, em Paris (COP 21). E a considerar as últimas ocorrências essa estatística já deve ter aumentado seus números.

Causas do aquecimento global
  1.  o aumento no nível de dióxido de carbono (CO2),
  2. gases emitidos por atividades humanas como a queimada e desmatamento de florestas,
  3. uso de combustíveis fósseis (carros movidos à gasolina ou diesel),
  4. produção de energia térmica,
  5. produção de lixo e resíduos industriais.
Consequências 

  1. derretimento de geleiras,
  2. aumento na elevação dos mares,
  3. escassez de água,
  4. morte de corais,
  5. extinção de espécies e fenômenos climáticos abruptos.

É preciso que nos conscientizemos  que enquanto maior for a demora para colocar as metas da diminuição dos efeitos do aquecimento global em prática, maiores serão os riscos para o meio ambiente e para a humanidade. Que cada um faça bem a sua parte para que o planeta ainda possa ser salvo.

Leia ainda:
<http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Meio-Ambiente/COP-21-a-caminho-da-Conferencia-do-Clima-ou-do-colapso-planetario-/3/34917>
<http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/blog-do-clima/tag/cop21/>
<http://www.envolverde.com.br/category/1-1-canais/cop21/>
<http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/crise-do-clima-com-poluicao-recorde-acordo-global-em-2015-sera-decisivo-para-limitar-o-aquecimento-da-terra.htm>



Nenhum comentário: