PLAYLIST

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Não caia no golpe do falso empréstimo


Os golpes no mercado, quando muito visados, se renovam. Um deles, potencialmente perigoso é o golpe do empréstimo via internet e anúncios de jornais. Ele faz muitas vítimas para desespero de quem opta por ele e mais tarde descobre que foi vítima de um golpe. Aí é tarde, se sente lesado, arrasado e mais endividado.

O consumidor ou devedor, especialmente o que está com restrições cadastrais, na urgência de conseguir dinheiro emprestado, é seduzido por anúncios de jornais e da internet que oferecem empréstimos de valores consideráveis, independente de a pessoa ter restrições de crédito.

Em geral, ao contatar com o suposto credor do empréstimo, seus atendentes humanitários e sensíveis, orientam o consumidor a depositar valores em uma conta corrente indicada,  normalmente em nome de pessoa física. A promessa é de que tão logo o depósito seja realizado, o valor pretendido será liberado.

A liberação não acontece, então o consumidor realiza novos contatos, novos depósitos são solicitados sob a alegação de que o valor já depositado, a título de caução ou garantia,  não foi o suficiente para garantir o empréstimo pretendido.

O consumidor morde a isca e acaba depositando o novo valor solicitado. Quando se dá conta de que fora enganado,  o saque do valor já foi efetuado e dificilmente conseguirá recuperá-lo.

Os golpistas agem a luz do dia e nada lhes acontece, pois precisam ser pegos em flagrante para serem enquadrados na lei. Eles usam iscas, o consumidor desesperado ou mal intencionado quer solucionar seu problema ou levar vantagem e morde a isca. É tarde demais quando se sente a mais nova vítima das dezenas que ocorrem diariamente.

Não é por acaso que são exigidas tantas garantias ao solicitar um empréstimo, a instituição precisa minimizar os riscos. Mas ao contrário dos golpistas, elas solicitam documentos não dinheiro depositado.  Se a pessoa cai na arapuca o prejuízo será significativo e irrecuperável, e a pessoa aumenta seus problemas e dívidas.

Precauções ao adquirir empréstimos:
  1. Fique atento, quando a esmola é demais desconfie,
  2. nunca efetue depósitos para obter empréstimos sob a alegação de caução ou qualquer outra finalidade,
  3. Anúncios na internet e jornais qualquer um pode fazer e você não sabe com quem está lidando, portanto não pode confiar,
  4. Ao tomar empréstimo, faça com alguma instituição financeira credenciada pelo Banco Central do Brasil, essa está autorizada a operar legalmente,
  5. Empréstimos exigem garantias (documentos de bens, fiadores, nunca dinheiro),
  6. há muitos anúncios na internet oferecendo limpar nome com restrições sob a promessa de empréstimo garantido, é mais um golpe não confie nessa promessa,
  7. não entre em negociatas com agiotas, você só vai se endividar mais,
  8. Em promessas não se confia, não morda a isca da solução fácil ou da obtenção de vantagens, isso só existe no mundo dos golpistas.

Nenhum comentário: