PLAYLIST

quarta-feira, 24 de junho de 2015

CRECI/MS alerta sobre possível golpe de venda de carteira de corretor online



Lendo as notícias diárias, decidi escrever este post para alertar a população. Entendam sobre o caso e o contato.
   
Um anúncio postado nos classificados em um site de notícias de Campo Grande, chamou a atenção dos leitores.

A oferta era a venda de Carteira de Corretor de Imóveis, a qual seria entregue em até 8 dias. Havia um contato telefônico com prefixo do estado da Bahia. O Conselho Regional de Corretores de Imóveis 14ª. Região as saber da ocorrência, informou o CRECI da Bahia.

O caso foi registrado na Delegacia Especializada na Repressão de Crimes e de Defraudações e Falsificações, como tentativa de estelionato, uma vez que vítimas do golpe ainda não foram identificadas.

O CRECI alerta que é um golpe, e que nenhuma carteira de Creci, de nenhum estado do País, é adquirido em prazo tão exíguo. 

O profissional interessado terá que se qualificar para adquirir uma carteira de corretor de imoveis através do Creci/MS. Terá de submeter-se a um curso de Gestão em negócios imobiliários que tem duração de 2 anos,  ou um curso Técnico em Transações Imobiliárias que dura em média 1 ano. Somente com o diploma ou certificado de conclusão do curso com histórico escolar, os formados podem ingressar com o pedido de inscrição no CRECI/MS junto ao Conselho Regional de Imóveis em cumprimento à lei que regulamenta a profissão.

Para ter validade legal, o curso de Gestão em negócios imobiliários deve estar autorizado pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). E também junto ao Ministério de Educação e Cultura. Já os de TTI são autorizados pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis e Secretaria de educação dos Estados.

Para que os Conselhos Regionais acatem os pedidos de inscrições, a escola deve ainda possuir a portaria expedida pelo Conselho Federal. Os diplomas de TTI das escolas aprovadas e fiscalizadas pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis são válidos para inscrição nos Conselhos Regionais em todo o território nacional. Mas a legalidade do documento será consultada junto a Secretaria de Educação do Estado. Uma vez constatada a falsidade, o portador e a escola serão denunciados à Policia Federal.

"Para confirmar o golpe um corretor do Creci/MS ligou para o anunciante sem se identificar e saber mais informações:

Leia o conteúdo da Ligação:

Corretor: Olá queria saber sobre o anúncio de Carteira do Creci?

Suspeito: O custo é de R$1.350,00. Você me envia as cópias dos seus documentos por e-mail e me paga o valor de 750 reais, para que eu possa dar entrada na documentação. Em oito dias envio o diploma e apos 30 dias do recebimento do diploma, vc me paga o restante.

Corretor: Mas isso é legal né? É seguro?

Suspeito: Sim está tudo dentro da lei."


Fonte: <http://www.acritica.net/noticias/crecimsalertasobrepossivelgolpedevendadecarteiradecorretor/150456/>

Nenhum comentário: