PLAYLIST

sábado, 19 de julho de 2014

Golpe usa falsa mensagem sobre ENEM para enganar pessoas pela INTERNET

Odete Soares Rangel


Golpe usa falsa mensagem sobre ENEM para enganar pessoas pela INTERNET. Esse é o título da matéria do Jornal O Sul, cuja fonte está no final do post.

Segundo o texto, o provável objetivo é roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores. Os golpistas direcionam seu foco para enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Alegam que identificaram um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br, o qual poderá ocasionar o cancelamento da inscrição, em até 48 horas.
Esqueçeram, porém, que a Radiobrás é uma empresa extinta. O INEP nega  ter emitido a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e informam que não solicitam o recadastramento dos participantes. Portanto, confirmada está a fraude praticada no falso e-mail.
Esse é apenas um dos tipos de golpes paticados frequentemente na Internet. Apesar da vasta divulgação pelos sites de fraudes e blogueiros, ainda há quem caia em alguns golpes, especialmente, naqueles que oferecem ofertas aparentemente muito vantajosas.
Está tudo certo com sua inscrição. A mensagem é falsa, não click no link sugerido, procue instalar ou atualizar seu antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos ou de pessoas e endereços desconhecidos, especialmente se tiverem ofertas que fogem a normalidade.
A imagem abaixo é uma reprodução fiel da matéria do Jornal o Sul. 
http://online.osul.com.br/fpdf/completa.php

Nenhum comentário: