PLAYLIST

quarta-feira, 11 de junho de 2014

"CÉLIA RIBEIRO: JEITOS DIFERENTES DE EXIBIR O CARDÁPIO NA MESA

Odete Soares Rangel


Etiqueta nunca é demais. E Célia Ribeiro é expertise no assunto. Veja a matéria publicada no Diário Catarinense <http://revistadonna.clicrbs.com.br/2014/06/10/celia-ribeiro-jeitos-diferentes-de-exibir-o-cardapio-na-mesa/>.

CELIA RIBEIRO: JEITOS DIFERENTES DE EXIBIR O CARDÁPIO NA MESA



A melhor forma de valorizar o cardápio de um jantar especial é especificá-lo por escrito num cartão colocado na mesa, pouco acima do prato. Recentemente compareci a um jantar típico italiano em que o cardápio foi escrito manualmente num saquinho de papel pardo de pão, dentro do qual estava o pãozinho do couvert. Em vez de flor um galhinho de sálvia alecrim, combinando com os outros verdes em potinhos para não interferir na visão entre os convidados sentados frente a frente.
Além de poder ser guardado como lembrança – há pessoas com vida social intensa que fazem coleção –, o cardápio antecipa ao convidado o que ele vai comer. Quando se trata de uma data de inauguração de década, usa-se colocar acima, em destaque, o nome da pessoa e os anos que comemora. Segue-se em tipo de letra menor a data e o ano. Quando há bufê, depois de ler o cardápio, o convidado já se serve da quantidade desejada de cada um dos pratos de acordo com o paladar.
:: Menu italiano homenageia origem da anfitriã 
Fiel às suas origens de boa mesa e ao período de oito anos que residiu em Toronto, onde formou a família com Sergio e os quatro filhos, a médica Carla Vanin desenvolveu o gosto pela gastronomia e a decoração de mesa. O cardápio italiano descrito foi preparado por Cristiano Santiago Saint Pièrre, aluno da Faculdade de Gastronomia da Unisinos, merece tradução.
pratos
Insalata Caprese e Parmegiana di Melanzana
“Primo piatto” era salada caprese, enquanto o secondo piatto foi berinjela assada puxada na flor de sal e gratinada com queijo pecorino. No terzo piatto escolhido, filé com molho de nata e mini rúcula coberto por alho poró picadinho assado. Já o quarto piatto era marreca da Patagônia com cogumelos.
pratos2Fileto com Salsa di Limoncello e Necca Popozaca Brustolada
Sobremesa? Ananas com canelle al gelato di Vaniglia com salsa di cioccolatto, ou seja, abacaxi com canela e sorvete de baunilha com molho de chocolate.
7Maçãs verdes e vasinhos com musgos destacados na toalha de linho cru

Nenhum comentário: