PLAYLIST

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Inaugurada primeira torre do novo World Trade Center em Nova York

Odete Soares Rangel

Odete Soares Rangel 
Estive em Nova York muito tempo após a destruição das torres gêmeas. Posso dizer-lhes que não foi uma sensação agradável ver os fragmentos do prédio expostos no local, a bandeira com o nome das vítimas e o memorial criado em homenagem a elas, com seus nomes grafados.

É muito difícil olharmos a destruição gerada pela violência, pelo ódio e pela falta de civilidade. São guerras intermináveis, nações e povos são destruídos, e a vida humana? Que valor ela tem para quem mata? É lamentável! Mas os resultados estão aí, diante dos nossos olhos o tempo todo.

Sonho com o dia em que vivamos numa nação onde haja paz, em que o preconceito e as guerras tenham fim!

Leiam a matéria sobre a inauguração da primeira torre do novo World Trade Center publicada na Zero Hora. Desejo que ela tenha vida eterna!

"Doze anos depois13/11/2013 | 20h52

Inaugurada primeira torre do novo World Trade Center em Nova York

O novo WTC inclui cinco torres, o Memorial Nacional e o Museu do 11 de Setembro, um centro de transportes público, cerca de 550 mil metros quadrados de área para lojas e um centro cultural

Inaugurada primeira torre do novo World Trade Center em Nova York  Andrew Burton/AFp
Torre da Liberdade, que deve ser concluída no ano que vem, é vista do 68º andar de prédio inaugurado nesta quarta-feiraFoto: Andrew Burton / AFp
O primeiro novo prédio do World Trade Center (WTC), complexo que incluía as Torres Gêmeas alvo dos atentados do 11 de Setembro, foi inaugurado nesta quarta-feira em Nova York, em uma cerimônia com a presença do prefeito Michael Bloomberg.
A "4 World Trade Center" é "a primeira torre de escritórios aberta no lugar original de 16 acres (64.750 m2)" do complexo do WTC, informou o construtor imobiliário do WTC, Larry Silverstein, em uma nota divulgada à imprensa.
O novo WTC inclui cinco torres, o Memorial Nacional e o Museu do 11 de Setembro, um centro de transportes público, cerca de 550 mil metros quadrados de área para lojas e um centro cultural. A torre mais espetacular do novo complexo do WTC é a One World Trade Center, chamada de Torre da Liberdade (do inglês Freedom Tower). Com 104 andares e sua longa antena, será o prédio mais alto do Ocidente, com 542 metros. A inauguração está prevista para 2014.
O projeto é do arquiteto japonês Fumihiko Maki.
Em 11 de setembro de 2001, dois aviões comerciais sequestrados por islâmicos foram lançados contra as Torres Gêmeas. A colisão e a explosão das aeronaves provocaram a queda dos edifícios, deixando quase três mil mortos. A explosão também afetou vários prédios próximos.
Em 26 de fevereiro de 1983, o WTC já havia sofrido um atentado, quando uma bomba explodiu no estacionamento subterrâneo das torres, matando seis pessoas e deixando mais de mil feridos.
A torre inaugurada nesta quarta tem 72 andares e mede 297,70 metros de altura, segundo o portal de Internet do WTC. Começou a ser construída em 2008 e é completamente coberta de vidro espelhado. O edifício é um paralelogramo de base quadrada até o 56º andar e, a partir daí, sobe um "pódio" na forma trapezoide.
"O design do 4 World Trade Center tem dois elementos fundamentais: uma torre 'minimalista', que tem uma presença apropriada, calma, mas com dignidade; e um 'pódio' que se torna um catalisador para ativar a paisagem urbana que o cerca, como parte da revitalização do sul de Manhattan", disse o arquiteto Maki sobre sua obra.
Um terço dos escritórios será ocupado pela nova sede da Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey, organismo encarregado do transporte na área metropolitana da Big Apple e do estado vizinho."

Nenhum comentário: