PLAYLIST

segunda-feira, 17 de junho de 2013

"Morre escritor francês Maurice Nadeau"

Odete Soares Rangel

O texto foi publicado na fonte indicada ao final deste post.  Sempre é bom lembrar as pessoas que deixaram sua contribuição para a literatura.

"Morre escritor francês Maurice Nadeau


Editor e crítico literário faleceu nesse domingo aos 102 anos

Maurice Nadeau  tinha 102 anos<br /><b>Crédito: </b> Pierre Verdy / AFP / CP
Maurice Nadeau tinha 102 anos
Crédito: Pierre Verdy / AFP / CP
O editor, crítico e escritor francês Maurice Nadeau morreu nesse domingo aos 102 anos, anunciou o filho Gilles Nadeau nesta segunda-feira. “Meu pai faleceu às 18h em casa, ao lado dos familiares. A redação da “Quinzaine Littéraire” está comovida”, completou Gilles.

Nadeau é o autor da reconhecida “História do Surrealismo” (1948) e de um livro de memórias, intitulado “Uma Vida na Literatura” (2002). Ele também contribuiu para a descoberta de escritores como Samuel Beckett, Henry Miller, Witold Gombrowicz, Alexander Solzhenitsin e Michel Houellebeck, fundador em 1966 da revista “La Quinzaine Littéraire”.

Nascido em 21 de maio de 1911 em Paris, Nadeau editou obras de escritores como Beckett, Miller, Gombrowicz, Solzhenitsyn e Georges Perec. Órfão após a morte do pai na I Guerra Mundial, Nadeau concluiu os estudos universitários en la Escola Normal Superior, berço da elite intelectual francesa.

Em 1945, ao fim da II Guerra Mundial, militou em um grupo trotskista e trabalhou na primeira versão do jornal Libération, fundado por dirigentes da resistência. Mais tarde, trabalhou como editor para diferentes editoras até criar a sua própria, a Les Lettres Nouvelles, que publicou, entre outros, René Char, Henri Michaux, Raymond Queneau, Nathalie Sarraute, Claude Simon, Roland Barthes e Yves Bonnefoy."

Nenhum comentário: