PLAYLIST

terça-feira, 18 de junho de 2013

Artista ucraniano esculpe lindas obras em árvores da sua cidade

Odete Soares Rangel

Obrigada Natasha pela matéria sobre essas lindas obras de arte.  Parabéns ao escultor Igor pela criatividade e perfeição das obras. Ganham a cidade ucraniana de Simferopol e a sua população, pois essas obras fazem parte da identidade cultural local e embelezam a cidade.


"Artista ucraniano esculpe lindas obras em árvores da sua cidade

Simferopol-wood-sculptures
Durante os últimos seis anos, a cidade ucraniana de Simferopol tem sido transformada em uma galeria de arte urbana por um artista misterioso que esculpe estátuas de madeira em troncos de árvores mortas. Hoje, existem dezenas destas incríveis obras de arte por todo o município.
Muitos não perceberam quando as primeiras obras-primas de madeira começaram a aparecer em várias áreas de Simferopol, mas, com o tempo, a cidade se encheu delas, e as pessoas começaram a se perguntar quem estava por trás do trabalho. Seriam autoridades locais, um grupo de arte local ou as árvores magicamente se transformavam em esculturas detalhadas?
Havia todos os tipos de rumores, até que a mídia local foi finalmente capaz de rastrear o autor do paisagismo: Igor Dzheknavarov. Notavelmente, ele não é um escultor ou carpinteiro treinado, mas um cozinheiro. “Cozinhar é a maior arte de todas”, brincou, surpreendendo repórteres. “Se você pode fritar batatas, você pode fazer qualquer coisa”.
Dez anos atrás, Igor aprendeu sozinho a esculpir, e em um ponto começou a usar sua habilidade recém-descoberta para melhorar a aparência da sua cidade. Ele se chama de “co-artista”, já que todas as suas obras são inspiradas nas linhas e reviravoltas que as árvores que ele usa já têm.
O artista, que gasta até duas semanas de trabalho em uma única obra, disse que tem a mesma relação com a madeira que Michelangelo tinha com mármore. Assim como ele olhava para um bloco de mármore e sabia que ia se tornar Pieta ou David, Igor sabe o que um tronco de árvore deve se tornar no momento em que o vê.
Ele não sabe exatamente quantas esculturas urbanas já criou até agora – número difícil de manter atualizado, já que ele também trabalha em um número de encomendas particulares ao mesmo tempo.[OddityCentral]"
Simferopol-wood-sculptures7
Simferopol-wood-sculptures6-550x826
Simferopol-wood-sculptures5-550x826
Simferopol-wood-sculptures3-550x826
Simferopol-wood-sculptures2-550x826

2 comentários:

Aurismar Lopes Queiroz disse...

Que mágico! Que magnífico! É realmente surpreendente.

Odete Rangel disse...

Trabalho maravilhoso realmente. A Natasha sempre traz coisas interessantes e culturais.

Grande abraço a todos. E um ótimo final de semana que se aproxima.