PLAYLIST

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desligue o celular e CURTA OS AMIGOS

Odete Soares Rangel

Você sabia que...

"Nos Estados Unidos, o mau hábito de quem não consegue se desvencilhar de tablets e celulares virou um desafio entre amigos. No phone stacking, os aparelhos são empilhados sobre a mesa do bar ou do restaurante. Quem não resiste e pega o seu primeiro paga a conta. Conheça a seguir, algumas normas de etiqueta que possibilitam uma convivência saudável entre amigos e seus eletrônicos.

1. Na hora do almoço e do jantar, desligue seu celular ou deixe-o no bolso, no modo silencioso. Tão deselegante quanto papear ao celular é deixar de dar atenção a quem está a seu lado para checar mensagens, explica a consultora em etiqueta e marketing pessoal Ligia Marques.

2. Se precisar atender o celular ou enviar um e-mail durante uma reunião, avise antes de ela começar. Quando o aparelho vibrar, saia da sala para falar e seja o mais breve possível.

3. Ainda durante uma reunião, só utuilize celulares e tablets se eles forem necessários para o trabalho naquele momento. Dar uma espiadela nas redes sociais, mesmo que discretamente, nem pensar.

4. Por fim, não fotografe tudo e todos, nem compartilhe fotos sem a autorização de quem nelas aparece."

(Guia Veja, p. 120 - 30 DE MAIO, 2012)  

Seria ótimo se essas práticas fossem implantadas no Brasil, mas não só em bares e restaurantes,  mas também em consultórios médicos, academias, motoristas,  comércio em geral, etc.

Vivemos na era da tecnologia e reconhecemos a sua importância, o que está errado é a forma como vem sendo usada. É um total desrespeito com a outra pessoa, que além de não receber a atenção conforme explicita Ligia, é obrigada a ficar ouvindo conversinhas de todo o tipo de banalidade.

Hoje vi uma senhora dirigindo e falando ao celular, avançou a faixa de pedrestes e quase atropelou uma pessoa. Um taxista outro dia, atendeu seu celular dizendo que precisava e ficou falando com sua namorada swobre um jantar que deveriam ir à noite, com cervejada como ele dizia. E o diálogo então!

Nos lugares mais diversos é comum você ficar esperando ser atendido e a pessoa falando ao celular na sua frente. E você ouvindo que aquele assunto é totalmente desnecessário naquele momento. 

Obviamente que esse não é o único mal e falta de respeito com o consumidor, em muitos estabelecimentos comerciais é comum você ficar esperando para ser atendido enquanto os colaboradores conversam e riem em alto tom, a forma como muitos se dirigem ao cliente é da pior qualidade possível. Esse pessoal anda precisando de treinamento, entender um pouco mais de ética, de relações humanas e profissionais. Assim como, conhecer e internalizar os valores e a missão da empresa. 

É claro que não estou aqui generalizando, existem muitas pessoas e profissionais éticos e de bom senso que não deixam isso acontecer, como por exemplo, médicos e dentistas que  deixam seus celulares com a secretária.

Pense nisso!  Ponha-se no lugar do outro! 

Nenhum comentário: