PLAYLIST

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

10 fontes malucas ao redor do mundo


Odete Soares Rangel

10 fontes malucas ao redor do mundo é o título da matéria da Natasha que vem nos trazer cultura e conhecimentos. Todas são maravilhosas, diria algumas até ousadas , já que nem todas trazem sua data de fundação.


Obrigada Natasha por mais esse presente!

"Fontes… não é exatamente a coisa com a qual você mais se importa quando viaja para um lugar diferente. Apesar disso, é um exemplo de arquitetura comumente encontrado em qualquer cidade, com certos exemplos sendo particularmente engraçados ou bizarros. Confira:
1 – Fonte de Netuno
A fonte de Netuno é uma fonte monumental cívica localizada na praça Piazza Nettuno, próxima à Piazza Maggiore, em Bolonha, na Itália. A fonte tem uma estátua de Netuno em cima, com quatro mulheres abaixo, uma em cada canto da fonte, enfaticamente espremendo seus seios nus e lançando um esguicho profano de líquido de seus mamilos.
2 – Swarovski
O fabricante de cristais Swarovski tem um museu com jardim em Wattens, na Áustria. Esta enorme fonte incrível fica na frente do museu.
3 – Jeanneke Pis
Jeanneke Pis é uma fonte e estátua modernas que ficam em Bruxelas. Seu objetivo é fazer um contraponto em termos de gênero à marca da cidade, uma antiga fonte chamada Manneken Pis. Ela foi criada por Denis-Adrien Debouvrie em 1985 e erguida em 1987. Esta estátua de meio metro de altura de calcário azul-cinza mostra uma menina com tranças de cócoras urinando, aparentemente muito contente. Sem surpresa, é muito menos conhecida do que sua contraparte masculina, sendo um monumento novo ao invés de um símbolo secular da cidade. A escultura está protegida contra vandalismo por barras de ferro.
4 – The Big Giving
O autoproclamado “artista de fontes”, Klaus Weber, zomba o lado menos atraente da raça humana com essas fontes intituladas “The Big Giving”. A série de esculturas fica em Londres e parece vir para a vida a partir de um monte de lama ou barro. As estátuas espirram água por todos os orifícios que se possa imaginar, incluindo boca, orelhas, olhos e até axilas. As fontes também são “amigas do meio ambiente”, já que toda a água que sai delas é reciclada.
5 – Crown Fountain
Essa obra de arte pública interativa, de escultura e vídeo, é apresentada no Millennium Park em Chicago (EUA). Projetado pelo artista catalão Jaume Plensa e executado por Krueck and Sexton Architects, o monumento Crown Fountain existe desde julho de 2004.
6 – PianoWorks
Um funcionário da PianoWorks, negociante de piano em Atlanta (EUA), encontrou um novo uso criativo para um piano quebrado. Agora, ele serve de vaso e fonte, que bombeia mais de 7.000 litros de água por hora.
7 – Canberra Times Fountain
A fonte Canberra Times Fountain, criada por Robert Woodward, está localizada em Canberra, na Austrália. A fonte foi encomendada pela Federal Capital Press (Imprensa Capital Federal) como um presente para o povo de Canberra, por ocasião do 50º aniversário do jornal Canberra Times. Instalada em 1979 e com quase 5 metros de altura, a fonte é feita de tubo e haste fabricada em aço inoxidável.
8 – Banpo Bridge
Banpo Bridge, em Seul, Coréia do Sul, é uma fonte que utiliza 9.380 esguichos para espirrar água colorida em forma de asa de cada lado de uma ponte. Todo mundo deve conhecer a bíblica história de Moisés dividindo o Mar Vermelho; talvez essa seja a sensação de dirigir através dessa ponte.
9 – Seaham Hall
Esta fonte de água hipnotizante foi projetada pelo escultor britânico William Pye e senta-se na frente de Seaham Hall, em Sunderland (Inglaterra). Um cilindro detém água filtrada que corre ao redor para criar esse vórtice incrível, que parece uma ilusão de ótica. Graças aos degraus de ambos os lados do cilindro, os telespectadores são capazes de subir e olhar para dentro do olho do vórtice.
10 – Torneira mágica
Photoshop? Não. Esta fonte mágica na verdade tem um tubo escondido no meio do fluxo da água, que sustenta a “torneira” no ar. A escultura fica em Cádis, na Espanha, no Aqualand, um parque aquático gigante.[Oddee]"

Nenhum comentário: