PLAYLIST

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Annabel Lee - Edgar Allan Poe

Odete Soares Rangel

A tradução do poema Annabel Lee de Edgar Allan Poe é de autoria de Fernando Pessoa, um dos grandes gênios da literatura portuguesa. Aquele que criou tantos heterônimos, como  tantas vidas desejasse viver para tornar sua existência menos monótona.


    Foi há muitos e muitos anos já, 
    Num reino de ao pé do mar. 
    Como sabeis todos, vivia lá 
    Aquela que eu soube amar; 
    E vivia sem outro pensamento 
    Que amar-me e eu a adorar.  

    Eu era criança e ela era criança, 
    Neste reino ao pé do mar; 
    Mas o nosso amor era mais que amor -- 
    O meu e o dela a amar; 
    Um amor que os anjos do céu vieram 
    a ambos nós invejar.  

    E foi esta a razão por que, há muitos anos, 
    Neste reino ao pé do mar, 
    Um vento saiu duma nuvem, gelando 
    A linda que eu soube amar; 
    E o seu parente fidalgo veio 
    De longe a me a tirar, 
    Para a fechar num sepulcro 
    Neste reino ao pé do mar.  

    E os anjos, menos felizes no céu, 
    Ainda a nos invejar... 
    Sim, foi essa a razão (como sabem todos, 
    Neste reino ao pé do mar) 
    Que o vento saiu da nuvem de noite
    Gelando e matando a que eu soube amar.  
    Mas o nosso amor era mais que o amor
    De muitos mais velhos a amar, 
    De muitos de mais meditar, 
    E nem os anjos do céu lá em cima, 
    Nem demônios debaixo do mar
    Poderão separar a minha alma da alma 
    Da linda que eu soube amar.  

    Porque os luares tristonhos só me trazem sonhos
    Da linda que eu soube amar; 
    E as estrelas nos ares só me lembram olhares
    Da linda que eu soube amar; 
    E assim 'stou deitado toda a noite ao lado 
    Do meu anjo, meu anjo, meu sonho e meu fado, 
    No sepulcro ao pé do mar, 
    Ao pé do murmúrio do mar.

    Fonte do Poema e da imagem, respectivamente:
    http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000003.pdf
    http://www.google.com.br/imgres?=imagens+edgar+allan+poe&um=1&hl=

Nenhum comentário: