PLAYLIST

sexta-feira, 8 de junho de 2012

A força e a sabedoria - Fábula Chinesa

Odete Soares Rangel


Quomodo fabula, sic vita; nom quam diu, sed quam bene acta sit, refert.
(A vida é como uma fábula; não importa quanto seja longa, 
mas que seja bem narrada. Sêneca)

A fábula chinesa A força e a Sabedoria foi escrita por Liu Ji. Achei interessante as dicotomias força X inteligência e isolado X grupo. O uso da força sendo superado pelo da inteligência, e o agir em grupo reforçando a importância do viver em sociedade, da força das classes organizadas. Na frase "Um homem só será alimento de tigre se for impedido de usar a sua inteligência ou de usar as suas armas",  as armas podem ser metáforas representativas do uso da inteligência, como também das armas como instrumento de ataque e de defesa. 


"Yulizi diz que a força do tigre é, sem dúvida alguma, superior à do homem. O tigre possui garras e dentes afiados e fortes, e o homem não. Logo, é natural que o homem seja devorado pelo tigre. Contudo, é raro se ter notícia de homem devorado por tigre, mas é frequente encontrar tapete de tigre nas casas. 

O que acontece?
O tigre usa a força, enquanto o homem usa a inteligência. O tigre possui apenas garras e dentes afiados, enquanto o homem maneja armas. A força é equivalente a um, mas a inteligência é equivalente a cem. O tigre atua sozinho, enquanto o homem atua em grupo. Um tigre sempre perderá, caso lute contra cem homens, mesmo sendo feroz. Um homem só será alimento de tigre se for impedido de usar a sua inteligência ou de usar as suas armas.
Por isso é que se diz, que um homem que usa apenas a sua força e não a sua inteligência, ou atua sozinho e não em grupo, é considerado um tigre. Então, por que estranhar que a pele dessas pessoas sejam usadas nas casas, como tapetes?"

Fonte: Fábulas Chinesas. Organização e tradução SchmaltzMárcia & CapparelliSergioPorto Alegre, RS: Editora: L&pm. 2012.



Nenhum comentário: