PLAYLIST

terça-feira, 29 de maio de 2012

A moça que queria comer no Leste e dormir no Oeste

Odete Soares Rangel

A moça que queria comer no Leste e dormir no Oeste é uma fábula chinesa de Ying Shao.  Ela mostra bem a indecisão da moça entre a escolha dos dois pretendentes e o desejo dela de ter de cada um deles o que lhe convinha. Entretanto, a vida a obriga a fazer escolhas, assim pede mais tempo para pensar. Não é isso que a fábula faz, levar a uma reflexão É duro fazer escolhas, mas é assim na vida real. 


Leia a fábula.

"No estado de Qi* , havia uma moça em idade de casar. Era muito bonita e tinha muitos pretendentes, mas não sabia que noivo escolher. Um dia, dois moços diferentes foram à sua casa pedi-la em casamento. Um morava no Leste e o outro no Oeste.

O moço que morava Leste era feio, mas vinha de uma família muito  rica. O moço que morava no Oeste era bonito, mas vinha de uma família muito pobre. Os pais da moça não sabiam qual marido apresentar para sua filha. Então eles permitiram que ela desse a sua opinião sobre a pessoa com quem queria se casar** .

A moça ficou encabulada. Passou o tempo, e nada de uma resposta. Seu pai chamou sua mulher para um canto e perguntou:

– Nossa filha não tem coragem de falar?

A mãe foi até onde estava sua filha e disse:

– Você não tem coragem de falar? Se está com vergonha, apenas aponte para o rapaz de sua preferência. Quer dizer, nem precisa apontar. Toque em seu próprio braço. Se tocar no braço esquerdo, é que gosta do rapaz do Oeste, que está na sua esquerda. Se tocar no braço direito, é que gosta do rapaz do Leste, que está na sua direita.

Depois de algum tempo, a moça voltou, mas ainda não tinha tomado a decisão. De repente, ela tocou em seu braço esquerdo. Queria então se casar com o moço do Oeste. Porém, em seguida, tocou também em seu braço direito.

– O quê? Você pretende se casar com os dois? – perguntou o pai, surpreso.

– Não – ela respondeu, falando pela primeira vez, com uma voz sussurrante. – Eu quero comer na casa do moço do Leste e dormir na casa do moço do Oeste.

Seus pais disseram:

– Não é possível ter sempre tudo o que se quer. Às vezes é preciso fazer opções!

A moça pediu mais algum tempo para pensar."

NOTAS:
* Qi era um dos feudos da dinastia Zhou (1122-265 a.C) e estava localizado na atual província de Shandong,
no leste da China.
** O casamento na China antiga era arranjado pelos pais. Normalmente, os filhos não eram consultados.


Fonte: Fábulas Chinesas. Organização e tradução SchmaltzMárcia & CapparelliSergio. Porto Alegre, RS: Editora: L&pm. 2012.

Nenhum comentário: