PLAYLIST

terça-feira, 8 de maio de 2012

Enfermagem, um serviço essencial

Odete Soares Rangel

Carolina Rangel
Enfermagem? Sabemos o que significa o termo, serviços de enfermaria, tratamento dos enfermos, funções de enfermeiro ou conjunto dos enfermeiros.  Mas o que nem todo mundo sabe é que esse é um serviço essencial, não só pelo que é feito para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como pela função afetiva que gera uma confiança entre os seres cuidador e cuidado, aumentando ou restabelecendo a auto-estima deste último.

Anualmente comemora-se a semana da Enfermagem entre os dias 12 e 20 de maio. Essas datas tem por objetivo homenagear duas grandes personalidades e vitoriosas dessa área. São elas Florence Nightingale e Ana Justina Ferreira Neri, esta segunda bem mais conhecida pelos brasileiros, pois foi a pioneira brasileira da enfermagem.

Foi no dia 12 de maio que Florence nasceu. Já o dia 20 marca a data do falecimento de Ana Justina Ferreira Neri.

Florence Nightingale (12.05.1820 - 13.08.1910) é mais do uma enfermeira italiana, ela é considerada a mãe da Enfermagem Mundial. Sua família era abastada, ela dominava vários idiomas e cálculos. Contrariando os pais, ela partiu para ajudar pessoas. Destacou-se na guerra da Crimeia em 1854 e ficou conhecida como a precursora da Enfermagem. Ela dedicou-se a formação de um grupo de voluntários, desenvolvendo medidas eficientes de saneamento e higiene para tratar os doentes feridos na guerra.  Suas ações contribuíram para diminuir a morbidade e mortalidade dessas vítimas.  Seus estudos são frequentemente citados por pensadores e teoristas da enfermagem, também pela administração e engenharia. 

Ana Justina Ferreira Neri (13.12.1814 - 20.05.1880), foi uma baiana brasileira que abandonou sua vida de dona de casa para salvar vidas na guerra do Paraguai, passando a ser chamada de Mãe dos Brasileiros. Ela uniu-se ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira. Prestou serviços ininterruptos em vários hospitais. Ela viu um dos seus filhos morrer na luta. Ao retornar para a casa, foi agraciada com as Medalhas Geral de Campanha e a Humanitária de primeira classe.

É bom lembrar que seu trabalho não foi em vão, Anna Nery - a primeira escola oficial brasileira de enfermagem de alto padrão (1923) - recebeu esse nome em sua homenagem.

"Em 1938, Getúlio Vargas, assinou o Decreto n.º 2.956, que instituía o "Dia do Enfermeiro", a ser celebrado a 12 de maio, devendo nesta data ser prestadas homenagens especiais à memória de Anna Nery, em todos os hospitais e escolas de enfermagem do País. Em 2009, por intermédio da Lei n.º 12.105, de 2 de dezembro de 2009, Anna Justina Ferreira Nery entra para o livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília - Distrito Federal." (Wikipédia)

A Enfermagem brasileira deve muito a essas duas guerreiras. Através da enfermeira Carolina Rangel, minha cunhada, parabenizo a todos os profissionais de Enfermagem (Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e Auxiliares de Enfermagem) pelo seu dia. Que a Carolina possa se inspirar nos legados de Florence e de Ana Neri, e receba essa mesma admiração que todos  sentem por elas.

É com o trabalho árduo desses profissionais em prol da prevenção e da recuperação da saúde das pessoas,  construindo um reaprender e amenizando as dores dos que sofrem, que eles podem ser considerados gente que cuida de gente. Eu desejo que nesse cuidar, a afetividade esteja sempre presente, pois é nesse momento em que as pessoas estão fragilizadas que mais precisam de carinho, de alguém em quem possam confiar.

Parabéns as minhas cunhadas Carolina Rangel e Marilanda Batista por terem feito essa escolha de cuidar de gente, e a todos os profissionais de Enfermagem.

Para saber mais sobre Florence e Ana Neri acesse os links:


Nenhum comentário: