PLAYLIST

domingo, 1 de abril de 2012

Monumento a Hercílio Luz

Odete Soares Rangel



O monumento a Hercílio Luz, cujos dados históricos você vê na placa abaixo, não possui outras informações registradas ou não as encontrei.

Mas presumo que trata-se de um anjo, que deveria estar segurando algo que fora depredado, ficando apenas uma haste de ferro em sua mão. O referido objeto devia estar apontando para Hercílio Luz, como se fosse uma tocha iluminando-o.  Continuarei pesquisando, tão logo encontre algo complementarei o post.

Odete Soares Rangel em 01.04.2012
Odete Soares Rangel em 01.04.2012
Odete Soares Rangel em 01.04.2012

Odete Soares Rangel em 01.04.2012

Odete Soares Rangel em 01.04.2012
Da Praça Hercílio Luz, lugar alto, tem-se uma vista fantástica da Ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis. O início da sua construção data de 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada aos 13 de maio de 1926. Ela cumpriu seu objetivo de ser a 1º integração entre a Ilha e o continente, libertando os ilhéus da dependência de balsas para chegar ao continente. Seria chamada de Ponte da Independência, mas após a morte do seu idealizador, o governador Hercílio Luz, em 1924, o nome foi mudado. 

A Ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo. Os engenheiros norte-americanos Robinson e Steinmann foram os responsáveis pelo projeto. O material utilizado na sua construção foi trazido dos Estados Unidos.


Hercílio Luz está de costas para o mar, mas com o rosto levemente inclinado para o lado onde está a ponte. O anjo (minha interpretação) está voltado para o lado da ponte. Não seria proposital a posição de ambos para simbolizar que a ponte, seu projeto, foi iluminado, se concretizou e cumpriu sua função: Uniu Florianópolis ao continente. 


Entretanto, em 1982 a ponte foi fechada por medidas de segurança. Desde então assumiu uma nova função, a de ser o cartão postal da cidade. E a história dela hoje todos a conhecem, pois está na mídia todo dia. Avariada, custará uma fábula sua recuperação. Fica a pergunta, construir uma nova não seria a melhor solução?

Um comentário:

telma disse...

como moradora de Florianópolis, agradeço suas informações sobre a a Praça e a escultura de Hercílio Luz. Estou encaminhando para o escultor que poderá recuperá-la.

Telma Piacentini