PLAYLIST

domingo, 8 de abril de 2012

Amor


Odete Soares Rangel


Não te quero a não ser porque te quero,
e de te querer a não te querer chego,
e de te esperar quando não te espero,
passa  meu coração do frio ao fogo.

Só te quero porque é a ti quem quero,
sem fim te odeio, e com ódio te peço,
e a medida do amor meu, viageiro,
é não te ver e amar-te como um cego.

Talvez consuma a luz de janeiro,
seu raio cruel, meu coração inteiro,
de mim roubando a chave do sossego.
Nesta história só eu morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor, a sangue e fogo.
Neruda, Pablo.Tradução de Thiago Mello. In: Presente de um Poeta. 3 ed. São Paulo: 2003. p.47
Pablo Neruda (Neftalí Ricardo Reyes Basoalto) foi um dos mais importantes poetas chileno do século XX. Ele nasceu em Parral (Chile) na data de 12 de Julho de 1904.  Ele  perdeu sua mãe quando tinha um mês de vida, é bem provável que a carência materna tenha influenciado sua poesia. A da primeira fase é marcada por uma angústia altamente romântica. Nosso poeta do amor e do mar encerrou sua trajetória de vida no dia 23 de Setembro de 1973, deixando uma lacuna na literatura, na vida dos seus admiradores.

Nenhum comentário: