PLAYLIST

domingo, 25 de março de 2012

Literatura, paixão além da teoria

Odete Soares Rangel


Você sabia que o filósofo e linguista Tzvetan Todorov, nascido em 1939, em Sófia, na Bulgária, é um dos mais importantes pensadores do séc. XX?

É isso mesmo! Ele publicou a obra A Literatura em Perigo no Brasil. Certa vez ele disse numa entrevista a Revista Bravo que estudos literários como os seus, cheios de ismos, afastaram os jovens da leitura de obras originais.

Ele diz ainda que os livros acumulam a sabedoria que os povos adquirem ao longo dos séculos. E acrescenta que quando lemos, nos tornamos  especialista em vida.  Essa riqueza está no âmbito das ideias, mas também no conhecimento do ser humano em toda a sua diversidade.

Segundo ele, a escola deve ensinar o aluno a amar a literatura, a ler as obras em detrimento de ficar só na teoria literária. 

Despertar o interesse dos alunos pela literatura é o caminho. Através dos livros eles terão uma melhor compreensão do mundo em que vivem.

Ele critica o abuso de autoridade, no qual o professor define o que é importante para o aluno. Oh decisão arbitrária! 

Ele defende que o professor deve usar ferramentas para desvendar o sentido da obra literária, de maneira ampla, cujo estudo deve permear os conhecimentos históricos e linguísticos, as análises formal e do contexto social  e a teoria psicológica.

Já atuei em escola e pude sentir como os alunos estão afastados da literatura.  Como se voltam para INTERNET lendo resumos para fazer seus trabalhos.

Mas por outro lado, existem escolas que trabalham muito bem a leitura e a produção textual. Tive o prazer de realizar um trabalho com alunos das 6a e 7a séries de outra escola, pedindo que construíssem histórias a partir de imagens, o resultado textual foi surpreendente e maravilhoso.

Este fato ratifica os dizeres do linguísta Tzvetan. Despertar no aluno o gosto pela literatura, mas permitir que ele exerça sua criatividade, traz um resultado fantástico.

Inspire-se em Tzvetan, faça seus alunos amarem a literatura. Eles se tornarão leitores ávidos e críticos.

Nenhum comentário: