PLAYLIST

terça-feira, 6 de março de 2012

10 tecnologias que podem mudar sua vida

Odete Soares Rangel

O título e a reportagem foram mantidos na íntegra. Natasha sempre tem trazido matérias interessantes, como esta. Vamos prestigiar o trabalho dela.  Essa tecnologia em nossas mãos, facilitaria sobremaneira nossa vida.  Os itens 4,5 e 8 são os mais desejados por mim, pois hoje tenho uma Internet 3 G que está longe de funcionar com qualidade, sem contar que vive caindo o sinal.
Muitas pesquisas apontam avanços tecnológicos que tem a capacidade de melhorar muito nosso estilo de vida hoje – que, vamos combinar, já é bem confortável, pelo menos para quem pode pagar. Confira:
1 – Economia do hidrogênio
Em vez de petróleo importado (e ficar à mercê dos fornecedores de petróleo), podemos transformar água em hidrogênio e queimá-lo (ou usá-lo para carregar células de combustível). Lado bom: o único subproduto da combustão do hidrogênio é… Mais água! No entanto, o armazenamento do hidrogênio continua a ser uma questão complicada para torná-lo generalizado, devido à sua baixa densidade, e o hidrogênio pode acabar sendo apenas um dos muitos substitutos da economia atual do petróleo que não vão pra frente.
2 – Clonagem terapêutica
Esqueça as histórias sobre como gerar cópias idênticas de uma ovelha ou pessoa. A ideia terapêutica por trás da clonagem sempre foi apenas crescer órgãos que poderiam substituir tecidos danificados, e cujo corpo não teria nenhuma razão para rejeitar. Órgãos cancerosos ou danificados poderiam ser substituídos por um novo, livre de problemas.
3 – Lei de Moore
A lei, declarada pelo cofundador da Intel Gordon Moore em 1965, implica que o poder disponível dos computadores deve dobrar a cada dois anos (essa é a expectativa). Por pelo menos duas décadas, especialistas têm apontado barreiras para o cumprimento dessa lei, mas a indústria de chips foi as quebrando. Atualmente, cientistas da área não conseguem concordar se a lei tem um par de décadas de vida restantes, ou 600 anos. De qualquer maneira, em termos de poder computacional disponível, é claro que ainda temos muito que evoluir, de forma que a lei pode ser mantida.
4 – Impressão 3D
Em vez de ir até a loja para comprar um dispositivo, você pode baixar um projeto de sua escolha e gerá-lo em seu desktop impressor 3D. O próximo passo será projetar suas próprias engenhocas, de brinquedos a utensílios domésticos, publicar os desenhos, e vendê-los. Indústria caseira, aqui vamos nós!
5 – Computação baseada em localização
Em vez de clicar em um ícone na tela do navegador, você pode sair da sua casa, apontar o seu telefone celular a uma coisa tridimensional real (presumivelmente, um edifício que abriga uma empresa), clicar no telefone e obter informações sobre (ou ir para o site do) o que você estava apontando. Bem como os servidores com endereço na internet, haverá servidores com coordenadas geográficas.
6 – Células solares melhores e mais baratas
O custo de células fotovoltaicas (que transformam luz solar em eletricidade) está caindo. Em menos de dez anos, o custo da energia solar pode ser o mesmo da eletricidade em rede, e as células solares poderiam ser padrão em construções residenciais novas.
7 – Robôs Móveis
O desafio recente da DARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA), no qual carros robôs navegaram através do tráfego suburbano, já aponta o futuro. Porque ir até o mercado quando você pode apenas enviar o seu robô? Já podemos ver comboios de caminhões robôs nas estradas.
8 – Internet sem fio absoluta
WiMAX, 3G, 4G: tudo aponta para uma internet sem fio onipresente, onde podemos ficar online em todos os lugares, o tempo todo. Isso implica a possibilidade de total conectividade entre quaisquer dois dispositivos aleatórios.
9 – Terapia genética ou células-tronco
Um monte de doenças envolvem condições hereditárias que estão em seus genes. Mas os cientistas estão trabalhando para melhorar isso, como truques para que células defeituosas possam crescer corretamente. Talvez, algum dia, defeitos de nascimento serão tão tratáveis quanto pneumonia.
10 – Bibliotecas Digitais
Ter conectividade total é inútil se tudo que você puder acessar for a última fofoca sobre Paris Hilton. Mas a digitalização da humanidade acumula obras em ritmo acelerado. Todos os cursos do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), por exemplo, estão agora online. Chegará a época em que qualquer pergunta poderá ser respondida imediatamente, online. [LiveScience]
Fonte: http://revoada.net/10-tecnologias-que-podem-mudar-sua-vida/?utm_source=feedburner&utm_medium

Nenhum comentário: