PLAYLIST

sábado, 10 de dezembro de 2011

Normas para inspeção de passageiros nos aeroportos

Odete  Soares Rangel

portalrcr.com.br
Acabam de ser divulgadas novas normas de procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos. Leia a notícia na íntegra. Você pode clicar no link e ver a resolução 207 da ANAC com a lista dos itens proibidos, e nos demais links do post para outras informações.

"A Agência Nacional de Aviação Civil(Anac) divulgou hoje uma atualização dos procedimentos de inspeção de passageiros nos aeroportos e uma nova lista de itens proibidos nas cabines dos aviões aeronaves.

As informações estão na Resolução 207 da Anac, disponível na edição de hoje do Diário Oficial da União.  O objetivo, segundo a agência, é prevenir que armas, explosivos e outros produtos perigosos sejam introduzidos em áreas restritas de segurança dos aeroportos ou a bordo de aeronave. Os itens proibidos vão desde tacos de sinuca e golfe a isqueiros com mais de 8 centímetros.

A novidade em relação à última publicação, de agosto de 2010, é que a agência deixa expresso que agentes de segurança poderão solicitar ao passageiro que retire algum tipo de vestimenta que possa ocultar item proibido, como peças que cubram a cabeça, casacos e sapatos.

De acordo com a resolução, o passageiro pode pedir um local reservado durante a inspeção, para garantir privacidade. A lista de itens proibidos detalha objetos que trazem risco à segurança de voo e, por este motivo, só devem ser transportados por pessoas autorizadas.

Estão na lista armas de fogo e de ar comprimido, spray de pimenta, facas e objetos pontiagudos, tacos de golfe, explosivos e produtos químicos. Tesouras, facas e canivetes podem ser transportados desde que suas lâminas tenham comprimento inferior a 6 centímetros.

A lista também aponta objetos liberados, mas que podem ser proibidos em situações de elevado nível de ameaça, como saca-rolhas, bengalas, raquetes de tênis, isqueiros, fósforos e aerossóis.

A lista completa pode ser consultada no site da Anac ou no Diário Oficial.

Com informações da Anac, Diário Oficial e  Folha de S. Paulo."


2 comentários:

Arione Torres disse...

Oi querida Odete, muito lindo o post, tenha um excelente final de semana, que Deus te ilumine sempre, bjus...

Odete Rangel disse...

Oi minha amiga querida,

Desculpe não ter respondido um outro comentário seu, fiquei fora algum tempo e um pouco afastada do mundo on-line.

Mas você é uma presença muito querida aqui no blog, que estejamos sempre próximas, ainda que no mundo virtual. Você é uma pessoa iluminada.

Obrigada pelo comentário, vou fazer uma visitinha no seu cantinho encantado.

Tenha um ótimo final de semana,

Grande beijo