PLAYLIST

domingo, 11 de dezembro de 2011

As Vacas da CowParade, em Florianópolis, Santa Catarina 2011

Odete Soares Rangel


A CowParade SC 2011 fará uma exposição das esculturas das vaquinhas nas ruas, praças, shopping e no  Mercado Público de Florianópolis. As esculturas das vacas são realizadas em fibra de vidro, decoradas por artistas criativos e talentosos da ilha, porém desconheço a identidade do patrocinador. O evento estará acontecendo na cidade até o dia 27 de janeiro de 2012.

Atualmente, morando no centro, próximo a avenida beira-mar, sempre que passo por ali e vejo uma diferente, aproveito para fotografar, e a incluirei no post futuramente.

O CowParade, exposição de arte pública, surgiu na Suíça em 1998, desde então, vem ganhando força nas suas excursões pelo mundo. Muitas cidades vêm sendo beneficiadas pelo evento. Suas ruas ganham um colorido especial com as esculturas das charmosas vaquinhas, que alegram pessoas de todas as gerações, as quais encantadas param para admirá-las ou fotografá-las.

Entre as cidades brasileiras beneficiadas pelo projeto estão: Belo Horizonte (2006), Curitiba (2006), Rio de Janeiro (2007), São Paulo (2006 e 2010) e minha querida Porto Alegre em (2010). Em 2011, o evento vem acontecendo em Santa Catarina,  na cidade do Rio de Janeiro (segunda participação) e logo será a vez de Goiânia.

No estado de Santa Catarina, a CowParade Santa Catarina 2011 possui 53 obras espalhadas por  diversas cidades do estado, 40 delas encontram-se expostas em diversos locais na ilha de Florianópolis. O Balneário Camboriú conta com cinco, Blumenau (6), Joinville (1) e Rio Negrinho (1).

As imagens deste post são das vacas que vêm sendo expostas na beira-mar norte em Florianópolis.

Ao que se sabe, ao término do evento, as esculturas serão leiloadas, com a destinação de parte dos recursos para instituições de caridade. Gesto nobre e as instituições agradecerão.

Sempre que eu consiga fotografar uma nova amiguinha, postarei a nova imagem. Eu adorei todas as vaquinhas, mas a minha preferida é a Vaca leitora, pela mensagem que trás de incentivo a leitura.

As imagens das vacas que você verá a partir da COWmera Man de Dante e Sânlio Castelani são as que estão em exposição no Beiramar Shopping, no centro de Florianópolis.  Muito interessante  o propósito da arte deles, incentivando a cultura e as profissões. Parabéns aos artistas!

É lamentável que algumas das vaquinhas do CowParade estejam sendo atacadas por vândalos que não só as arranham e quebram, como roubam ornamentos que fazem parte da estrutura.









Praça Celso Ramos 



COWmera Man de Dante e Sânlio Castelani 
Beiramar Shopping







Shopping Beiramar






Felipe Schmidt






VAXI em Estação Rodoviária de Porto Alegre

Nenhum comentário: