PLAYLIST

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Um cão fora da lei

Odete Soares Rangel

Você sabe aquele dia que você acorda e quer dar uma relaxada.  Foi  o que me aconteceu hoje. E decidi fazer isso caminhando pela beira-mar norte em Florianópolis.

Estava indo tudo bem, até que um casal passeava com seu cão de pequeno porte preso pela guia, quando perceberam os latidos e um cachorro enorme solto e sozinho vindo em sua direção. O dono que vinha atrás falava com o cachorro, ignorando a situação de risco que o animal poderia ocasionar aos transeuntes. O casal pegou seu cão no colo para protegê-lo e começaram a tentar educar o dono do outro animal, exigindo que cumprisse a lei, prendendo seu cão na guia e enfatizando que ele estava tendo uma conduta errada.

Pensei que o referido senhor fosse desculpar-se, mas não, queria saber qual era o problema como se o desconhecesse, e ignorou seguindo com o cão solto pela avenida.

Os donos de cães ao passearem com seus animais devem ater-se ao que determina a lei. Nesta, reza que o animal deve estar preso por coleira e guia durante os passeios. Somente essas garantem o controle sobre o cão, evitando riscos com acidentes provocados por agressões do animal. Mesmo que o dono conheça o seu cão e julgue poder controlá-lo, é uma inferência insegura que pode levar a acidentes e a machucar outros animais e até mesmo pessoas indefesas.

Se o dono quiser tê-lo solto, leve-o até uma das praças com locais cercados específicos para essa finalidade. Informe-se sobre a existência de uma área dessa natureza em seu bairro.

Não faça do seu cão um animal fora da lei. O responsabilizado pode ser você. Respeite o direito de ir e vir do outro.

Leia mais sobre o assunto no endereço: http://www.arcabrasil.org.br/acoes/adocao/primeiros_dias.htm.

Nenhum comentário: