PLAYLIST

domingo, 15 de maio de 2011

As aventuras de Tom Sawyer - Mark Twain

Odete Soares Rangel




A história se passa no interior dos Estados Unidos, em meados do século XIX. A narrativa é sobre um menino traquino e cheio de ideias chamado Tom que vivia com sua tia Polly, seu meio-irmão Sid e a prima Mary na cidade de St. Petersburg. A tia lutava para que fosse um exemplo de bom menino, obediente, limpo, organizado mas era uma missão quase impossível. Ele só queria nadar, pescar e brincar com os amigos. Ele era um arquiteto de manobras, ao pintar uma cerca para cumprir um castigo, fez os amigos Bem e Billy Fischer verem a tarefa como algo atrativo, então fizeram o serviço por ele e até pagaram-no com frutas e objetos para isso.

Um dia entediado com a tia na igreja, tirou seu besouro do bolso, atacado por esse jogou-o no chão. O bicho grudou-se num cachorro que entrou na igreja, e todos riram muito, exceto o ministro.

Tom foi a casa do professor Jeff , lá encontrou uma garota por quem se apaixonou. Certo dia ao chegar a escola, se deparou com a linda moça, descobriu que se chamava Becky Thatcher. Deu-lhe uma maçaneta como sinal da sua afeição. Ela adorou os desenhos que ele fez para ela e quer que a ensine a desenhar. Nos encontros juram amor um ao outro, mas ao final ela sofre ao saber que ele estava com Ammy Lawrence.

Tom tinha dois amigos especiais Joe Harper e Huckleberry Finn ou Huck como o chamavam. Este só tinha um pai que era um homem mau, dormia ao relento, não estudava, não ia a igreja, não tomava banho, enfim; era um péssimo exemplo para os meninos, as mães odiavam-no. Tom e Huck estavam com verrugas em seus dedos, Huck bolou um plano. Eles iriam ao cemitério da cidade à meia-noite, para realizarem um ritual que curaria suas verrugas.

Eles acreditavam em superstições e folclore, assim esperavam que lá houvesse muitos fantasmas. Ouviram vozes e ficaram assustados, elas eram de Injun Joe, Muff Potter e do Dr. Robinson, todos ladrões de túmulos. Durante uma briga entre o Dr. Robinson e os outros dois homens, o bêbado Muff Potter é golpeado e desmaia. Injun Joe aproveita que não haverá testemunha, pega a faca de Muff e mata o doutor. Os meninos fogem do cemitério sem desconfiar que Injun Joe pretendia incriminar Muff pelo assassinato. Huck e Tom apavorados com as cenas que haviam assistido e com medo de Joe, escreveram seu juramento com sangue de não revelar os fatos.

Na manhã seguinte, tia Polly grita com ele e, Becky devolve-lhe a maçaneta que este lhe dera, ele fica infeliz. Magoado e zangado, une-se a Joe Harper e Huck e decidem ser piratas, ser pirata e descobrir tesouros era o sonho de Tom. Os três fogem para a Ilha Jackson, no meio do Mississipi. O desaparecimento resultou na crença de que haviam se afogado, eles mantiveram a farsa. Ele vai a casa e ouve Tia Polly e a sra. Harper planejando o funeral dos três. Eles vão e assistem aos funerais escondidos, ficam felizes com os elogios que lhe são tecidos, somente depois se revelam vivos.

Becky assustou-se com Tom enquanto lia o livro do professor e o rasgou. Tom assumiu a culpa para reconquistar o amor de Becky.

Apesar do julgamento de Muff Potter estar previsto durante as férias escolares de verão, já o haviam condenado culpado. Tom e Huck sentiram remorsos por deixarem um inocente ser preso. Assim, quando Tom Sawyer foi chamado pelo advogado de defesa, revelou tudo sobre o crime que presenciara e apontou Injun Joe como o assassino do Dr. Robinson. O réu fogiu do tribunal, foi declarado desaparecido e Muff Potter foi libertado com um pedido de desculpas da população.

Um dia, Huck e Tom, ao brincar ao Robin Hood, foram a velha casa abandonada de Cardiff Hill, em busca de um tesouro. Foram surpreendidos pela chegada de dois homens, Injun Joe e seu cúmplice que discutiam planos de vingança. Os bandidos pretendiam esconder dinheiro na casa abandonada, mas ao procurar um esconderijo encontraram um tesouro enterrado no mesmo lugar por um antigo bando de ladrões. Tom e Huck ouviram os planos dos vilões e os seguiram em busca de obter o tesouro.

Becky, retorna a St. Petersburg e dá um piquenique para todos os seus amigos. Eles começam a explorar a caverna MacDougal, mas Tom e Becky se perdem. Tom tentou confortar Becky, dizendo que logo encontrariam uma saída. Por uma fresta, Tom viu um homem e descobriu que era Injun Joe. Nada revelou a Becky, mas logo descobriu uma saída da caverna.

O Juiz Thatcher ordenou que lacrassem a entrada da caverna MacDougal. Quando Tom soube, revelou que Injun Joe estava dentro da caverna. Para lá se dirigiram, mas encontraram-no morto. Tom e Huck receberam o tesouro que estava com Joe como recompensa, ficaram ricos e independentes. Tom e Becky estavam felizes e Huck foi viver com a senhora Douglas, embora não desejasse viver em St Petersburg para sempre.


Edição lida:
CORNISH, F.H. The Adventures of Tom Sawyer. 1 Ed. MacMillan Readers, 2005.

2 comentários:

Arione Torres disse...

OI Odeter adorei a postagem,passando para te desejar uma linda semana,que sua semana seja de muitas alegria e feliçidades junto com sua família.um abraço que DEUS CONTINUI TE ABENÇOANDO.

Odete Rangel disse...

Obrigada minha linda, também adoro me deliciar pelo seu blog, tem sempre mensagens otimistas e lindas. Uma semana de muita luz, alegrias e esperanças renovadas para você também.
Grande beijo