PLAYLIST

sábado, 26 de março de 2011

Porto Alegre

Odete Soares Rangel

Por-do-Sol em Porto Alegre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_Madre_de_Deus_de_Porto_Alegre
A cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul foi fundada em 26 de março de 1772 e comemora seus 239 anos nesta data. Na sua constituição étnica estão presentes açorianos, alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libanses. Dessa mistura nasceu um povo hospitaleiro, humilde, lutador, valoroso, vencedor. A cidade possuiu muitos nomes, o primeiro foi Porto de Viamão. Não se sabe ao certo a origem do nome Porto Alegre, A Wikipédia menciona que pode ter sido por uma inspiração religiosa ou patriótica portuguesa ou por sua bela localização à margem do Guaíba e beleza dos morros que a circundam.

Com uma área de aproximadamente 500km² e uma população de mais de 1,4 milhão de habitantes, a cidade enfrenta muitos desafios. Entre eles, erradicar a pobreza das classes mais pobres e a violência, diminuir a poluição, criar políticas de preservação do meio-ambiente, baixar o custo de vida, melhorar o sistema de segurança, de saúde e o da educação. Mas existem coisas boas para enaltecer a imagem da cidade, ela é uma das mais arborizadas. Também possui um elevado número de alfabetizações e um diversificado mundo cultural. Sediou as primeiras edições do Fórum Social Mundial e foi escolhida como uma das sedes para a copa do Mundo de 2014. E seu por-do-sol encanta a todos, é um dos mais belos que conheço.

Porto Alegre não é somente a capital do estado do RS, mas a capital mais amada pelos gaúchos como eu que saiu para morar fora por circunstâncias do destino, mas que vive suspirando pela ausência da cidade e do que há nela. Porto Alegre é demais, tenho uma história de amor por ela, lá me sinto em casa, feliz. Estranho não? Dizem que a felicidade acompanha a gente onde quer que se vá já que o bem estar está dentro de cada um. Assim sendo, deve haver algo errado comigo, até o final da minha vida descubro, tenham paciência. Não me cego para os problemas existentes na cidade, mas a amo mesmo assim. Lembro do vento gelado quando eu cruzava as ruas Caldas Junior com a Sete de Setembro para ir ao trabalho, outra das minhas grandes paixões. Se eu tivesse de vivenciar tudo outra vez faria com o mesmo prazer.

Enfim, Porto Alegre é minha válvula de escape, meu porto seguro. Porto Alegre a festa é tua, a alegria é nossa. Parabéns!

Você pode conhecer mais sobre essa cidade maravilhosa lendo no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Nossa_Senhora_Madre_de_Deus_de_Porto_Alegre

Nenhum comentário: