PLAYLIST

segunda-feira, 28 de março de 2011

Manual e Léxico

Odete Soares Rangel

O Ministério do Interior do  México em parceria com a Comissão Nacional de Prevenção e Erradicação da Violência Contra as Mulheres (CONAVIM) lançou o "Manual para o Uso Não-Sexista da Linguagem"  que visa combater o uso de linguagem machista contra a mulher. O documento será distribuído para os empregados governamentais de todos os níveis. Entre outras orientações, o manual recomenda que não se use frases, termos ou ditados populares que enfatizem estereótipos sexistas, como por exemplo,  "caladinha ficas mais bonitinha". E, também, palavras depreciativas contra as mulheres pois são consideradas excludentes e discriminatórias. Está implícito o pedido para que não se anule a identidade da mulher se referindo a ela como a mulher de fulano, tampouco se dirigir a uma idosa chamando-a de velha. Esta iniciativa respeita a premissa de que as mulheres são pessoas e únicas e não propriedades de outrem.

Na comemoração do Dia Internacional da Mulher, o governo do México admitiu que as mulheres continuam sendo vítimas de insultos e assédios. E ao que se lê na mídia, há um aumento dos homicídios contra as mulheres no país.

Sugiro a leitura do site a seguir indicado, o qual contém uma coletânea de textos sobre o assunto. http://www.centrodandara.org.br/Subsidios/Linguagem%20inclusiva.htm

Parabéns México por essa bela ação educativa e de cidadania! Governantes, adotem-na!

Nenhum comentário: