PLAYLIST

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Depressão, um sinal de alerta!

Odete Soares Rangel

Depressão! Você já foi acometido por esse abatimento físico ou moral? Confesso a você que o excesso de atividades está me exaurindo. Também contribuem para isso os processos dolorosos com fisioterapia, cirurgias para implantes dentários, etc. Estarei deprimida?

Numa aula de Pilates conversando sobre o desconforto mental adquirido desses estresses, a fisioterapeuta emprestou-me um livro de Yoga para eu ler e tentar entender melhor o processo de respirar e relaxar. O título dele é O livro de Yoga e Saúde para a Mulher de Linda Sparrowe com sequência de yoga de Patrícia Walden, uma tradução de Carlos Augusto Leuba Salum e Ana Lucia Franco.

O livro tem uma linguagem acessível e de fácil entendimento, nem por isso menos interessante. Lendo-o, aprende-se muito mais do que respirar. A sua parte quatro, intitulada A Hora da Verdade, nos traz bons ensinamentos. O capítulo 10 que aborda o Tratamento para a Depressão, mal que acomete milhões de pessoas, nos remete a boas reflexões.

Os autores dizem que a depressão faz com que as pessoas não liguem a mínima para si mesma e nem para mais ninguém. Que quando começam a cuidar de si mesma de maneira profunda e suave, seus problemas de saúde começam a desaparecer e a névoa finalmente se dissipa. E que se a tristeza deixa a pessoa paralisada, necessariamente, não tem que estar deprimida, mas seria uma forma de prestar atenção nos fatos e provocar as mudanças necessárias.

Achei interessante e concordo com alguns terapeutas quando mencionam algumas causas da depressão:

1. raiva não expressa, voltada para dentro;
2. sentimentos não resolvidos, enterrados dentro de nós, de anos de emoções reprimidas;
3. perda do contato com os sonhos e com a alma;
4. desequilíbrio na atitude diante da vida atingindo o sistema nervoso central;
5. ansiedade.

Segundo a autora do livro “Para muitas mulheres, a depressão é incapacitante: o mundo as esmaga, sentem um peso no peito, a respiração parece rasa demais, elas perdem o desejo e a capacidade de fazer qualquer coisa. Esse tipo de depressão (depressão crônica) domina todo o seu ser e a deixa vazia como uma bexiga sem ar.” Ela diz, ainda, que outras tantas sofrem da depressão motivada pela ansiedade. E que o estilo de vida cheio de stress as impedem de viver os sentimentos que se escondem sob a tensão e o medo; impedem que percebam o que se passa dentro de si mesmas.


A autora sugere algumas providências:

Dar atenção ao corpo;
Avaliar a tireóide;
Monitorar o nível de açúcar no sangue;
Rever a dieta;
Considerar os suplementos;
Experimentar antidepressivos alternativos;
Dormir o suficiente;
Fazer exercícios vigorosos.

Todos os assuntos não solucionados são pendências que atrapalham o viver bem. Não deixe que a depressão bata a sua porta e se aposse de você. Se exercite, respire muito, passeie, leia, faça cruzadas e sudoku, vá ao cinema, viaje, dirija, estude. Enfim; faça coisas que lhe dêem prazer. Assim a depressão não encontrará acolhida em seu corpo e viajará de volta na cauda de um cometa.

Depressão! Antidepressivos! Eu não, to fora! Faça o mesmo!

Nenhum comentário: