PLAYLIST

domingo, 16 de janeiro de 2011

Fernando Pessoa

Odete Soares Rangel

Estátua de Fernando Pessoa (ferro)
Foto de Júlia Soares
A estátua da foto é uma obra do Século XX, de autoria de Lagoa Henriques. Ela está localizada na Rua Garret (Largo do Chiado), em Lisboa, em frente ao café A Brasileira, local famoso que Fernando Pessoa costumava frequentar.

Mensagem foi sua única obra publicada em vida. O esoterismo está presente na mesma, mas o foco está na história de Portugal, com ênfase na condição humana.

A obra é permeada de metáforas para mostrar os fatos. O poema longo se divide em três partes: 1a : Brasão (19 poemas); 2a : Mar Português (12 poemas) e 3a : O Encoberto (13 poemas).

O poema "Mar Português" espelha o sofrimento do poeta e a dor das famílias com a perda de seus entes, eis que muitos marinheiros morreram em naufrágios ou em ataques por índios. Tudo vale a pena! Essa afirmação parece um conformismo do poeta no sentido de que a dor valeria a pena se dela adviesse a glória.

MAR PORTUGUÊS (X)

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Você pode ler mais sobre Fernando Pessoa e seus heterônimos Alberto Caieiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis no site http://www.fpessoa.com.ar/

Boa leitura!

Nenhum comentário: