PLAYLIST

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Natal, uma humanização desejada

Odete Soares Rangel

        "Nada é bastante para quem considera pouco
o que é suficiente." Confúcio Kung-Fu-Tse

O Natal se aproxima!


Nessa data comemoramos o nascimento de Jesus Cristo,  data de fraternidade, de ajudarmos quem necessita, de agradecermos, de renovarmos as esperanças. 


Estou lendo "Um Conto de Natal" escrito por Charles Dickens. Você já ouviu falar dele, não? 


É o famoso escritor inglês Charles John Huffam Dickens! (07.02.1812 - 09.06.1870). Ele viveu à época do reinado da rainha Vitória, período complicado para a Inglaterra, com muitas mudanças e crescimento em riqueza e poder. Esse crescimento originou miséria, marginalidade, violência e desigualdade social. É esse mundo que ele retrata em suas obras como na história  "Um Conto de Natal"


Até onde o li, o personagem Scrooge, homem solitário, ranzinza, focado nos negócios demonstra aversão pelo Natal. Ele estranhava e criticou o sobrinho por estar tão feliz desejando Feliz Natal para as pessoas, mesmo sendo, miseravelmente, pobre. Recusou-se a contribuir com algum dinheiro em prol do Natal, reclamou do prejuízo de dar folga ao secretário sem descontá-la. Um dia, ele recebeu a figura fantasmagórica de Marley, seu ex-sócio, que tendo vivido apenas atrás do dinheiro se arrependeu e levou Scrooge para uma viagem tentando salvá-lo da avareza. Não sei como terminará a história, mas desejo que Scrooge se humanize, que olhe para seu irmão necessitado e lhe estenda a mão. Que ele deixe Deus tocar seu coração e poderá desejar Feliz Natal para todas as pessoas, irradiando amor, distribuindo um pouco do muito que tem aos desvalidos. 


Parafraseando uma mensagem que recebi, não vá ao supermercado esperando encontrar felicidade, você vai voltar com o carro cheio, mas com a alma vazia. E assim sucederá com todos os outros bens materiais visíveis, eles ativarão seu lado consumista e encherão seus armários, esvaziarão seus bolsos; mas  não preencherão o vazio do seu coração, da sua vida. Semeie amor e tenha Deus no coração, somente assim, essa lacuna poderá ser preenchida! Que seu lado humano desperte e preencha o vazio de muitas outras. Que o mesmo tenha acontecido com Scrooge, então FELIZ NATAL para ele!
 
                   Desejo a todos um Natal de muito amor e um
             2012 pleno de êxitos e esperanças renovadas!



Nenhum comentário: