PLAYLIST

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O difícil, emocionante e notável resgate dos mineiros

Odete Soares Rangel


Você já se imaginou numa situação de explosão de uma mina, desmoronamento de terra e soterramento? Difícil não? Foi o que aconteceu com os mineiros soterrados na mina San José no Norte no Chile, em 05.08.2010, na qual permaneceram cerca de 700 metros de profundidade, por mais de dois meses.  

Só de imaginar a situação me colocando no lugar deles, tive uma sensação de desmaio, um início de pânico, um pavor infinito. Esse pensamento me levou a agradecer pela minha vida e fruição dela de acordo com minha vontade. 

O resgate estava previsto para acontecer somente no Natal, mas felizmente as autoridades conseguiram antecipá-lo. Hoje,  eles começaram a ser resgatados através da cápsula de salvamento Fênix 2, criada pela Marinha chilena, especialmente, para essa missão.

Florêncio Avalos foi o primeiro a ser resgatado com sucesso, após 16 minutos de subida da cápsula, o que ocorreu nos primeiros minutos do dia 13.10.2010, horário do Brasil. A emoção e o abraço no reencontro com sua família foi comovente.

O segundo resgatado foi Mario Sepulveda. Ele presenteou a família com pedaços de rocha trazidos da mina, e mostrou porque sobreviveu. Ele era só alegria, um exemplo de superação, o bom hunor e a alegria estampados em seu rosto não deixam dúvidas de que para ele não existem barreiras.

As dificuldades de sobrevivência nessa situação atípica deve ser desesperadora. Esses 33 trabalhadores foram muito corajosos, conheceram nessa situação adversa e inesperada, todo o tipo de privação, são os heróis sobreviventes por excelência.

O início da operação está exequivel dentro do planejado, a expectativa é de que todos sejam resgatados com vida, em até dois dias. Que Deus proteja a operação e seus executores para que tenham sucesso. Assim, os mineiros terão restituidos o direito à vida e ao convívio com a família e os amigos.

Um comentário:

Odete Rangel disse...

Felizmente a operação foi bem sucedida, e muito desse sucesso se deve a contribuição da NASA. Hoje, o deserto de Atacama despertou sem angústias, os 33 mineiros foram resgatados com vida. Pode-se dizer que eles renasceram após a trágica experiência por que passaram. Eles não serão mais os mesmos, a superação pelas adversidades vivenciadas será sua marca da vitória, foram verdadeiros heróis.