PLAYLIST

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Tomba a árvore símbolo de Anne Frank

Odete Soares Rangel

Foto:Peter Dejong, AP
Em Amsterdã, capital da Holanda, uma castanheira com 150 anos tem sua vida ceifada pela violência do vento e da chuva; fenômenos que vem assombrando as populações pelo mundo. Ela tombou sobre um jardim, danificando outras espécies. 


A majestosa árvore era parte da história de Anne Frank e dava um tom colorido à vida dela, enquanto se refugiava dos nazistas, durante a II Guerra Mundial.

Em 2007, a castanheira de 27 toneladas foi objeto de conflito, haja vista que as autoridades de Amsterdã determinavam que fosse cortada, pois era portadora de fungos e estaria apodrecendo, portanto um risco para as pessoas que transitavam nas proximidades. A idéia foi rejeitada, pois para muitos a castanheira era um símbolo da liberdade, assim não foi derrubada. A alternativa encontrada foi cercá-la com um sistema de apoio de aço.

A judia Anne Frank, símbolo do Holocausto, nasceu em 1929, na cidade alemã de Frankfurt. Em 1933, ela emigrou com sua família para a Holanda. Sete anos após, a Alemanha liderada por Adolf Hitler invadiu o país. O esconderijo de Anne em Amsterdã foi descoberto pelos alemães e ela foi levada a um campo de concentração, onde morreu. O Diário de Anne Frank foi publicado em 1947.

Nenhum comentário: